1º ano de vida

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Chihuahua! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Condessa

Responder
crism25
Membro
Registado: sexta dez 14, 2007 6:19 pm

terça jan 22, 2008 11:33 am

lancei este topico pq tenho uma duvida em relaçao aos chis irem á rua principalmente no 1º ano de vida.
a criadora do meu chi alertou-me que mm estando vacinados, ha possibilidade de apanharem o parvovirus, atraves de outros caes, ou mesmo atraves de pessoas, que transportam o virus nos pes e nas maos.
ate perguntou se a minha casa era frequentada por muita gente. fiquei preocupada!
eu vejo que voces levam o cao ha rua etc...eu tenho uma ideia que é perigoso leva-lo a rua ainda por cima po-lo no chao. :?
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

terça jan 22, 2008 11:43 am

crism25 Escreveu:lancei este topico pq tenho uma duvida em relaçao aos chis irem á rua principalmente no 1º ano de vida.
a criadora do meu chi alertou-me que mm estando vacinados, ha possibilidade de apanharem o parvovirus, atraves de outros caes, ou mesmo atraves de pessoas, que transportam o virus nos pes e nas maos.
ate perguntou se a minha casa era frequentada por muita gente. fiquei preocupada!
eu vejo que voces levam o cao ha rua etc...eu tenho uma ideia que é perigoso leva-lo a rua ainda por cima po-lo no chao. :?
Bem, eu tenho 5 cães, e já tive outros três, que infelizmente morreram.

Com relação aos cães apanharem doenças, mesmo estando vacinados, pode acontecer, embora não seja assim algo que aconteça 'todos os dias'. Mas pode acontecer, sem dúvida.

Com relação aos meus animais, sempre respeitei o período inicial de vacinação, ou seja, antes de completar todas as vacinas, até à da raiva, ninguém ia à rua. Depois disso, sempre andei com eles normalmente, sem grandes restrições.

O Beethoven, por exemplo, 'viajou' comigo numa malinha para chihuahuas :mrgreen: no comboio por algumas semanas, e como já disse, esteve aqui no escritório comigo. Mas nunca foi ao chão, na rua, nem nunca teve contacto com nenhum cão a não ser os lá de casa, que têm todos a vacinação e desparasitação em dia.

Eu me preocupo mais, quando vou à rua, que algum cão ataque os meus pequeninos, do que com doenças. As vacinas têm-se provado eficazes, pelo menos na minha experiência, e eu sinceramente não me preocupo que eles apanhem doenças para as quais estão imunizados. Acho muito pouco provável. :wink:
Pandorabox
Membro Júnior
Registado: sexta abr 13, 2007 12:30 pm

terça jan 22, 2008 2:52 pm

Olá...
Eu respeitei o plano de vacinação e quando a vet me disse que ela podia andar no chão na rua foi quando ela começou a ir à rua... A Luna neste momento têm nove meses e vai diariamente à rua (4 passeios diários).
Mas eu não a deixo andar em contacto com cães vadios (ela bem tenta) mas eu não deixo ela lá chegar, e se eu deixo ou me distraio gosta de ir provocar os outros que estão fechados nas moradias e vivendas... vai sempre cheirar os portões e as vezes faz mesmo xixi lá à porta.!!! É demais… não têm noção do tamanho dela… ao mesmo tempo tenho vontade de rir com estas atitudes.

Pandora
:wink:
sesta
Membro Veterano
Registado: sexta fev 23, 2007 2:50 pm

terça jan 22, 2008 10:49 pm

Todos os meus só sairam à rua depois do plano de vacinação completo, depois disso fazem-no livremente sem qualquer restrição, claro que com o Tico tenho algumas precauções, por vezes não por causa dos outros, mas pelo valente que ele é :) :) :) , pois não mede as consequências do seu tamanho, e assim que vê algum é ladrar sem parar, e o meu receio é que algum não goste muito e se atire a ele.
Pois já vivi um experiência muito ruim mesmo à minha porta e ainda hoje me pergunto onde fui arranjar coragem para enfrentar um pit bull, a atacar outro, e ele vive mesmo perto de nós mas salta o quintal e vem para a rua, por isso quando passeamos o Tico é só na nossa rua e não vamos para os lados dele.
Mas o Tico é um vadio, adora andar na rua a passear. Para o mês que vem lá vamos nós para a vacina.
sesta
Membro Veterano

terça jan 22, 2008 11:29 pm

Ao que disse anteriormente, tenho a acrescentar que a culpa não é dos cães, mas sim dos donos que não os ensinam e educam.
Tal como eu e o Niki estávamos no pátio e tínhamos o portão encostado, quando dou de caras com um Rottweiller de boca aberta e pronto a atacar, pois infelizmente foi o que o dono lhe ensinou e o levava para lutas, o meu marido que entretanto chegou, só dizia ao dono que o apanhasse antes que ele nos atacasse, pois eu agarrei-me ao Niki e não o larguei. acontecesse o que acontecesse, e nem mesmo o dono o conseguia levar.
Infelizmente teve um fim triste, pois atacou uma criança e foi abatido.
Tudo isto é que eu lamento, ainda existirem donos piores que muitos animais.

No entanto já estive perto de um Rottweiller com o Tico, fiz-lhe festas e não houve qualquer tipo de problemas, porque esse sim foi educado e não ensinado para atacar.

Melhor do que eu só a condessa para falar do seu. E podemos ver pelas fotos o Beebee com a Mara.

Sei que não é o local certo para falar disto mas veio a propósito de se ter dito que o problema muitas vezes não são as doenças, mas sim a probabilidade de eles serem atacados por outros.
crism25
Membro
Registado: sexta dez 14, 2007 6:19 pm

quarta jan 23, 2008 12:47 pm

A minha maior preocupaçao, nem sao as doenças...
eu tenho um dalmata na casa dos meus pais, ele fica na lavandaria apesar de estar constanrtemente a entrar dentro de casa, é 1 cao mto nervoso e possessivo eu n sei como ele vai reagir qd vir o chihuahua. tenho receio pq ele vai ficar cheio de ciumes!
Condessa
Membro Veterano

quarta jan 23, 2008 1:21 pm

Lá em casa temos o Fred, amstaff (cerca de 30 kg de estabanagem e maluquices), castrado, e a Mara, rottie (cerca de 50 kg de pachorrice canina no seu melhor).

As 'apresentações' aos cães grandes, especialmente ao Fred, foram feitas com muito cuidado, não por acharmos que ele seria agressivo, mas porque ele é um estabanado total. Se virem no petsite do Beethoven, há lá um filme em que eles se vêem entre as grades de um portão, e a reação de todos eles é positiva.

Só deixamos que o Fred estivesse junto do Beethoven quando o Fred 'matou a curiosidade' e viu que não era um 'rato', e quando percebemos que ele não iria lhe fazer mal (no sentido de ser agressivo, porque como são cães de tamanhos muito diferentes, é lógico que vez ou outra ouve-se o Beethoven a ganir).
sesta
Membro Veterano

quarta jan 23, 2008 1:51 pm

Como já disse anteriormente, pequei por nunca apróximar os meus outros cães grandes do Tico.
O Niki é muito ciumento e os donos são só dele, doidinho de todo e nunca aceitou o Tico,
Os Bracos São outros doidos, mas esses ainda se chegam perto do Tico , cheiram, ladram e voltam-lhe as costas, tudo isto através das grades.

Condessa tem toda a razão quando chama a Mara de pachorrenta, pois as fotos dos dois, indica mesmo isso.
Condessa
Membro Veterano

quarta jan 23, 2008 2:52 pm

Olha que às vezes os cães nos surpreendem. As minhas duas cadelas pequeninas eram a minha maior preocupação, quanto ao Beethoven. São umas chatas do piorio, e não o aceitavam nem por nada.

O tempo foi passando, e agora é tudo uma festa!!! Dão-se todos bem, felizmente. :wink:

Se houver condiçôes para tentar uma 'apresentação' com segurança, penso que poderá valer a pena. :wink:
sesta
Membro Veterano

quarta jan 23, 2008 4:57 pm

Eu tenho tido alguns problemas com o Niki, pois como já disse ele é muito ciumento e territorial, ele é o dono do sítio, não deixa que nenhum cão se apróxime dele, parte logo para a briga, toda a vez que passeio com ele até tremo que apareça algum cão.
Também com pessoas não deixa apróximar ninguém que ele não conheça, não que lhes faça mal, só o que faz é ladrar.
Infelizmente não há em Évora nenhuma escola, e penso que a mais próxima é em Setubal, mas a minha vida profissional não dá para me deslocar.
No entanto com cães e pessoas que ele conheça, é o cão mais dócil e meigo que possa existir.
Ele foi o primeiro a chegar a casa e toda a atenção era dirigada para ele, não que o não seja agora, tentamos dar a todos a mesma atenção e mimos, todos têm o seu espaço.
A única apróximação que já tente foi da janela do quintal eu com o Tico ao colo, ele cheira-o e arreganha os dentes e o Tico ladra de tal forma que se não o seguro bem quase que me salta do colo.
Vou tentando com muita paciência pode ser que tenha alguns resultados.
Responder

Voltar para “Chihuahua”