crism25 Escreveu:lancei este topico pq tenho uma duvida em relaçao aos chis irem á rua principalmente no 1º ano de vida.
a criadora do meu chi alertou-me que mm estando vacinados, ha possibilidade de apanharem o parvovirus, atraves de outros caes, ou mesmo atraves de pessoas, que transportam o virus nos pes e nas maos.
ate perguntou se a minha casa era frequentada por muita gente. fiquei preocupada!
eu vejo que voces levam o cao ha rua etc...eu tenho uma ideia que é perigoso leva-lo a rua ainda por cima po-lo no chao.

Bem, eu tenho 5 cães, e já tive outros três, que infelizmente morreram.
Com relação aos cães apanharem doenças, mesmo estando vacinados, pode acontecer, embora não seja assim algo que aconteça 'todos os dias'. Mas pode acontecer, sem dúvida.
Com relação aos meus animais, sempre respeitei o período inicial de vacinação, ou seja, antes de completar todas as vacinas, até à da raiva, ninguém ia à rua. Depois disso, sempre andei com eles normalmente, sem grandes restrições.
O Beethoven, por exemplo, 'viajou' comigo numa malinha para chihuahuas

no comboio por algumas semanas, e como já disse, esteve aqui no escritório comigo. Mas nunca foi ao chão, na rua, nem nunca teve contacto com nenhum cão a não ser os lá de casa, que têm todos a vacinação e desparasitação em dia.
Eu me preocupo mais, quando vou à rua, que algum cão ataque os meus pequeninos, do que com doenças. As vacinas têm-se provado eficazes, pelo menos na minha experiência, e eu sinceramente não me preocupo que eles apanhem doenças para as quais estão imunizados. Acho muito pouco provável.