A hora do parto..!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Chihuahua! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Condessa

Responder
saramendes
Membro Júnior
Registado: terça out 30, 2007 10:43 am

sexta jun 06, 2008 1:15 am

Olá a todos!
Um tio meu ofereceu um casal de Chihuahuas à minha avó, quando o que ela tinha morreu.
Acontece que a cadelinha ficou prenhe, e pelo que li aqui a taxa de mortalidade à nascença é elevada.
Que os bebés correm um certo risco já sabia, o que não sabia é que pode haver complicações para a cadelinha parideira :o
Queria levar a Lupita (a grávida de quem se fala) ao vet para ser observada nestes últimos dias de gestação, mas a minha avó é uma senhora com os seus 88 anos que estima muito os seus animais, mas que ainda é do tempo em que as mulheres davam à luz em casa, quanto mais uma cadela!
Fiquei alarmada quando li que por vezes é necessário recorrer a uma cesariana, e que por vezes a própria cadelinha pode morrer!!
Penso que os bebés estão para nascer por estes dias, e gostaria de saber quais os cuidados essenciais a ter na hora do parto e com os bebés... que tipo de problemas podem surgir? Como reconhecer que as coisas estão a correr mal?
Sei que se surgirem complicações ninguém se vai recusar a levar a bichinha a correr para o vet, mas tenho medo que não dê tempo...
Se me pudessem dar umas dicas básicas agradecia!
Beijinhos*
Arakinha
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 11:56 pm

terça jun 10, 2008 2:35 pm

Boas,

Se houver a possibilidade de fazer uma ecografia...faça! Se houver apenas um cachorrinho ele irá ocupar o espaço todo e ficará demasiado grande para nascer de parto normal e terá de recorrer a uma cesariana assim que ela começar com as contrações.

Como a gestação é de 2 meses não pode marcar a data de uma cesariana pois um dia é muito importante no desenvolvimento do bébé.

Tive há pouco tempo ninhada de Chis mas antes fiz a eco para me precaver e havia 2, fiquei mais descansada mas mesmo assim sempre alerta e em contacto permanente com o vet não fosse algum estar atravessado.

Nasceram 3 de parto normal. Ela está bem, o mais pequeno também parecia optimo, começou logo a mamar e...ao fim de 3 dias morreu sem explicação aparente. Vet disse que é muito raro nascerem mais de 2 e como tal o mais fraquinho geralmente morre.

Atitude a tomar? Dar em simultaneo leite de substituição a ver se ajuda a mantê-lo.

Sim são animais extremamente frageís e quando bébés precisam dos maiores cuidados pois basta uma mudança de temperatura para se ressentirem.

Devido ao seu metabolismo ser muito rapido por serem de raça miniatura convém dar iogurte com muito açucar ou mel para não entrarem em Hipoglicemia (quando começa o desmame claro)

Não me lembro de mais nada que a possa ajudar :)

Espero que corra tudo bem com o nascimento e os bébés.

Vera
saramendes
Membro Júnior

terça jun 10, 2008 6:24 pm

Obrigada pelas dicas, Vera!
Espero que a Lupita tenha então mais do que um cachorrinho, aliás, toda a família, entendidos que somos no assunto, achamos que deve ter uns 3 cachorrinhos!
Vou ver se consigo levá-la a fazer uma eco, isto se entretando os bebés não nascerem!!
Mais uma vez obrigada :wink: :!:
saramendes
Membro Júnior

quinta jun 12, 2008 11:11 am

Olá!
Os bebés da Lupita nasceram ontem à noite! Soube agora da notícia, por telefone, ainda não os vi.
Nasceram 4 bebés!!! Sei que pode ser difícil sobreviverem todos, mas tudo o que eu puder fazer para que isso aconteça, farei!
Beijinhos*
anjakida
Membro Júnior
Registado: sexta jul 06, 2007 8:17 pm

quinta jun 12, 2008 6:42 pm

Parabéns pelos cachorrinhos espero que tenha muita sorte e que sobrevivam todos eu sei como é gira essa raça porque também tenha um apesar de que agora tenho duvidas que seja puro mas mesmo assim adoro-o e não me desfazia dele por nada :D
Arakinha
Membro

quinta jun 12, 2008 6:45 pm

Lupita parabénsssssssssssssss!!!! :D

Comprar já leite de substituição e dar aos mais pequenos (mesmo que mamem) porque as melhores maminhas da mãe vão ser dos mais fortes e nesse aspecto a mãe nada pode fazer. Eles ficarão com as que teem menos leite e vão enfraquecer!

Boa sorte com os pequeninos e envie fotos :D

Vera
saramendes
Membro Júnior

terça jun 17, 2008 7:27 pm

Vera, tinha razão! O cãozinho mais pequeno ficava nas maminhas com menos leite e acabou por morrer, no domingo... :(
O meu tio tinha falado com a vet, no dia seguinte ao nascimento, e esta aconselhou uma ração para a Lupita ter mais leite. Ele ainda perguntou o que ela achava de comprar o tal leite para ir alternando com o leite materno, mas ela não se manifestou... apenas disse que levasse os cãezinhos e a mãe se houvesse qualquer problema, senão bastava lá levá-los quando tivessem à volta de 8 semanas... :?
A verdade é que o cãozito mais fraco acabou por morrer e agora restam 3. Tenho medo que aconteça o mesmo ao mais fraquito destes que restaram...
O que acha da opinião da vet? Não acha que ela devia ter concordado em alimentá-los também com o outro leite? Acho que vou consultar outro vet...
Fiquei triste... :(
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta jun 18, 2008 4:09 pm

A Mãe do Beethoven teve 3 o ano passado (o Beebee incluído) e criaram-se todos. O Beebee era o menorzinho. Contudo, a Mãe do Beebee é uma cadela aí para os 2 kg e tal, e portanto, não é muito pequenina.

Não sei dizer se deve ou não dar outro leite...... isso só um vet poderá dizer. Fique atenta aos animaizinhos, e a qualquer sinal menos bom, corra para o Vet.

Felicidades para os pequenos e a Mãe. :wink:
Arakinha
Membro

domingo jul 13, 2008 2:48 pm

Sara como vão as coisas?

Não tenho aparecido pelo forum e só agora li as notícias. Quanto ao vet não comento, muda-se quando não está à altura. Em relação ao leite de substituição, sim pode dar, os pequenitos podem beber os 2 leites em simultaneo. O de substituição serve para recuperar pois não mamam a quantidade devida e o da mãe dá os anticorpos. Mais tarde o pequenito já não necessitará do leite de substituição e mamará normalmente.

Quando são recem-nascidos não há idas de urgência ao vet, pois a situação em si já é uma urgência. De qualquer forma estas situações acontecem, agora é tomar atenção aos pequenitos e não esquecer de os desparasitar.

Vai tudo correr bem :D

Boa Sorte

Vera
Última edição por Arakinha em quarta jul 16, 2008 12:58 am, editado 1 vez no total.
saramendes
Membro Júnior

segunda jul 14, 2008 12:53 pm

Olá Vera!
Infelizmente morreram 3 bebés, mas ficou uma fêmea muito bonitinha que já fez um mês e que se vai chamar Juanita! Não sabemos o que aconteceu, aparentemente estava tudo bem à noite e no outro dia de manhã estavam dois cachorrinhos mortos (um deles já tinha morrido aos 3 dias de vida).
A própria Lupita não é muito boa mãe... quando se deita não ampara o bebé, não facilita para que ele possa mamar, não o lava logo que ele faz chichi e cócó.... temos de estar sempre de olho nela! Nós é que o pomos a mamar, nós é que o pomos ao pé da mãe quando está com frio, etc...
Enfim...
A Juanita está gordinha, já tem os olhos abertos, já está a ficar com carinha de Chihuahua e já dá a sua voltinha à cama!
Escusado será dizer que vou ficar com ela, se até lá tudo correr bem! :D
Beijinho!
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

segunda jul 28, 2008 10:59 am

saramendes Escreveu:Olá Vera!
Infelizmente morreram 3 bebés, mas ficou uma fêmea muito bonitinha que já fez um mês e que se vai chamar Juanita! Não sabemos o que aconteceu, aparentemente estava tudo bem à noite e no outro dia de manhã estavam dois cachorrinhos mortos (um deles já tinha morrido aos 3 dias de vida).
A própria Lupita não é muito boa mãe... quando se deita não ampara o bebé, não facilita para que ele possa mamar, não o lava logo que ele faz chichi e cócó.... temos de estar sempre de olho nela! Nós é que o pomos a mamar, nós é que o pomos ao pé da mãe quando está com frio, etc...
Enfim...
A Juanita está gordinha, já tem os olhos abertos, já está a ficar com carinha de Chihuahua e já dá a sua voltinha à cama!
Escusado será dizer que vou ficar com ela, se até lá tudo correr bem! :D
Beijinho!
Sinto muito. A cadela possivelmente é muito jovem para ser mãe.
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Chihuahua”