Cruzar Chi's

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Chihuahua! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Condessa

Responder
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça ago 12, 2008 7:46 pm

Oias,

Não... não fiquei maluquinho de todo e me resolvi dedicar á criação de chihuahuas, mas assalta-e uma dúvida:
- podem ser efectuados cruzamentos entre chis de pêlo curto e de pêlo longo?

- quais são as consequências, positivas ou negativas, no resultado desse cruzamento?

Essa dúvida surgiu-me ao ver alguns criadores e alguns petsites... mas descansem que ainda não tenho chis e animal que entre lá em casa vai logo "à faca" :lol:
Bambimiau
Membro
Registado: sexta jul 25, 2008 1:52 am
Localização: Piki-Lucky-Leonardo-Daisy-Patricia-Oscar-Nanny e Pompom.

quarta ago 13, 2008 1:31 am

Oi,

Podes sim cruzar um chihuahua de pêlo curto com um de pêlo comprido e podes ver isso no forum dos chihuahuas francês :roll:
amus
Membro Veterano

quarta ago 13, 2008 5:27 pm

Bambimiau Escreveu:Oi,

Podes sim cruzar um chihuahua de pêlo curto com um de pêlo comprido e podes ver isso no forum dos chihuahuas francês :roll:
Xiu cala-se que eu perdi as pws 8)
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano
Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm

quarta ago 13, 2008 9:04 pm

Olá, poder pode-se a consequência é k depois não se podem registar, pelo menos em Portugal. Já li em alguns sites k de 5 em 5 gerações deve-se cruzar os de pêlo longo com um de pêlo curto de forma a melhorar algumas caracteristicas do pêlo, mas não sei até k ponto isto é verdade ou necessário.
Como já deve ter visto os meus chi são de pêlo curto e só o macho é de pêlo longo, pelo que me apercebi os genes k dão origem ao pêlo longo são recesivos e o k acontece é k ao cruzar um pêlo curto com um pêlo longo nascem cachorros aparentemente de pêlo curto, mas cujos genes referentes ao comprimento do pêlo são heterozigoticos. Não sei se esta explicação está cientificamente correcta :oops: !
Na mh opinião não ha grd problema em cruzar os 2, pelo menos para kem não ta a pensar registá-los ou participar em concursos, pois de resto não notei nada de diferente nos meus chi! :wink:
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
Bambimiau
Membro
Registado: sexta jul 25, 2008 1:52 am
Localização: Piki-Lucky-Leonardo-Daisy-Patricia-Oscar-Nanny e Pompom.

quinta ago 14, 2008 2:20 am

Princesa,

E fotos dos seus chihuahuas? :D
Preciso de ver algo que me anime :(
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano
Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm

quinta ago 14, 2008 1:08 pm

Bambimiau pode ver fotos dos meus chi indo pelos petsites deles, aliás o k lá não falta são fotos :lol: Tb já colokei algumas no forum! :wink:
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
amus
Membro Veterano

segunda ago 18, 2008 6:22 pm

Olá

Mas se não se podem registar são rafeiros, certo?
Nesse caso qual é o interesse do cruzamento? Os descendentes nunca irão ter lop, certo?

Eu uso o exemplo dos persas e dos exóticos, em que os exóticos devem ser cruzados com persas para melhorar caracteristicas, mas depois os exemplares nascidos c pelo comprido nao sao aceites em expos da CFA... embora o sejam na FiFe e noutras associações, mas têm Lop.

Neste caso, cruza-se o pêlo curto com o pêlo comprido com que propósito?
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

terça ago 26, 2008 11:15 am

amus Escreveu:Olá

Mas se não se podem registar são rafeiros, certo?
Nesse caso qual é o interesse do cruzamento? Os descendentes nunca irão ter lop, certo?

Eu uso o exemplo dos persas e dos exóticos, em que os exóticos devem ser cruzados com persas para melhorar caracteristicas, mas depois os exemplares nascidos c pelo comprido nao sao aceites em expos da CFA... embora o sejam na FiFe e noutras associações, mas têm Lop.

Neste caso, cruza-se o pêlo curto com o pêlo comprido com que propósito?
Sim, são rafeiros, e penso que não é proveitoso nem ajuda a raça a criação de chihuahuas rafeiros. :wink:
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
Arakinha
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 11:56 pm

segunda set 01, 2008 5:54 pm

Boas,

Noutros países fazem cruzas com ambos os comprimentos de pêlos para melhorar e fortalecer os de pêlo do comprido e é permitido pelos Clubes de Canicultura

Em Portugal não é permitido como tal não podem ser registados e ter LOP. São rafeiros.....qual o interesse? Não vai melhorar a raça...vai apenas criar rafeiros

Vera
Vera
amus
Membro Veterano

sexta set 05, 2008 2:40 pm

Arakinha Escreveu:Boas,

Noutros países fazem cruzas com ambos os comprimentos de pêlos para melhorar e fortalecer os de pêlo do comprido e é permitido pelos Clubes de Canicultura

Em Portugal não é permitido como tal não podem ser registados e ter LOP. São rafeiros.....qual o interesse? Não vai melhorar a raça...vai apenas criar rafeiros

Vera
Exactamente a minha questão.

Como não tenho conhecimentos suficientes sobre esta raça, resolvi aprender mais. E nas minhas pesquisas percebi que lá fora se cruzava pêlo curto e comprido e cá só algumas pessoas faziam isso.

Na dúvida perguntei... agora se a cruza até fortalece os de pêlo comprido e apura caracteristicas, porque não se permite a cruza?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 10, 2008 7:14 pm

Será porque a primeira geração desse cruzamento não é nem carne nem peixe, quer dizer, nem pêlos longos nem pêlos curtos?
Quero eu dizer, será que esse tipo de cruzamento não é somente autorizado a certos criadores dentro dos clubes de raça, a exemplo dos cruzamentos dogue azul / dogue dourado que se fazem no estrangeiro feitos no sentido de dar mais estrutura aos azuis?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Chihuahua”