Qundo podemos por microchip num chihuahua ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Chihuahua! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Condessa

CHIHUA
Membro
Registado: sábado ago 04, 2007 12:22 am

terça set 04, 2007 5:15 pm

olá pessoal...
quando fui pela segunda vez ao veterinário, perguntei se era possível por um microchip no chihuahua..
ao que ela respondeu me que seria muito deloroso para um cão cuja raça é muito pequenita....mas que possível era, so que teria que esperar por mais uns tempos pra quando ela estiver mais composta, nao ser assim tão deloroso...

Algum dos vossos chihuahuas têm microchip ?
é que eu vi a agulha por onde metem esses micro, e digo vos que é deveras assustador e que de certo deixa ferida no cão...

A Milú tem 4 meses, é pequenita ainda..por isso nao tem micro..mas será que vale a pena meter ?

é a questão que vos deixo aqui....
já agora, irei por as tais fotos novos..só que tenho que pedir maquina emprestada, só têm que esperar mais um dia..
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano
Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm

terça set 04, 2007 7:30 pm

O Jules é o único que tem microchip e acho k já tinha por volta de 1 ano qd o pode fazer, mas não tenho a certeza! Penso k ele não ganiu mt ... foi como uma vacina!
Nunca se pôs em nenhum dos outros, pois tanto quanto percebi, acaba por só ser útil, por exemplo no caso do animal ser roubado e nós sabermos quem o levou ou perder-se e ser encontrado por alguém k veja se ele tem chip... :o Mas, tendo em conta k, no caso dos meus, eles estão por casa e no terraço e as voltas k dão na grd maioria dos casos é no quintal, acho k não se justificava! Pois mt mt dificilmente tem hipotese de se perderem ( e perdendo-se, a hipotese de verificarem se tem chip, pelo menos no sitio onde vivo, ainda me parece menor) e se forem roubados não tou a ver saber-se quem roubou nem onde tariam (e sabendo, com ou sem chip, eles haviam de ser devolvidos ;)), por isso optei por não pôr! Acho k depende do tipo de rotina e dos sitios onde os animais vão! :D
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça set 04, 2007 9:24 pm

Por acaso é uma coisa que não me tinha ocorrido ainda é se haverá algum tipo de problema em colocar microchip num chihuahua. Os meus cães maiores, por força da Lei, têm microchip, mas sempre me fez alguma confusão mandar colocar nas pequeninas. Agora no Beethoven ainda mais confusão me faz :?
Quando for com ele ao veterinário vou perguntar.

Cumps
Paulo C.

P.S. - Desculpem lá mas tive de mudar de user porque fui bloqueado pela moderação por ter protestado contra algumas atitudes da parte desta
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

terça set 04, 2007 10:58 pm

CHIHUA Escreveu:...é que eu vi a agulha por onde metem esses micro, e digo vos que é deveras assustador e que de certo deixa ferida no cão...
De facto a agulha mete algum respeito, no entanto, o meu vet sempre me disse que a aplicação não causa sofrimento ao animal. Disse-me até que era quase indolor. Uma coisa é certa, quando o vet colocou o chip nos meus cães, eles nem "piaram" (eu estive atento a isso)! Os meus cães são Labs. Outro porte, é certo. Nada melhor que seguir a opinião dele :wink:

Um abraço
CHIHUA
Membro

quarta set 05, 2007 10:44 am

por micro em cães grandes é aceitável e pelo que disseram é obrigado pela lei...

de certo que para um chihuahua será muito deloroso e vai deixar ferida no início, pois a agulha é larga...

a veterinária disse me que podia por na MILÚ, mas quando tivesse mais " idade " e que tivesse mais desenvolvida...
mas tal como a PRINCESAEMULES disse, acho que em muitos casos nem será mesmo necessário..

vendo bem, a Milú so sairá para dar os seus passeios do dia-a-dia, e eventualmente poderá acompanhar me em passeios meus...de resto, vivo num apartamento, será dificil alguem vir roubá la...

e também como disseram, os micros sao úteis pra quando os caes dessaparecerem...mas se alguém os vê na rua, e se nao for de bom senso, aposto que nao devolvam os caes, ficam com eles...

por isso, acho que vou pensar bem se valerá a pena por micro na minha chihuahua...

obrigado pelos comments
CHIHUA
Membro

quarta set 05, 2007 10:46 am

desculpa pelo erro do seu nome, enganei-me, PrincesaEMMAjules
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano
Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm

quarta set 05, 2007 11:43 am

:D
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
tiagoliveira
Membro
Registado: sábado ago 07, 2004 1:51 pm

quarta set 05, 2007 7:48 pm

ola, a minha lollita também ainda na tem microship, mas paar aserem reprdutores e terem filhos registados CPC têm que ospais ter microship!
four
Membro Veterano
Registado: segunda set 05, 2005 12:13 pm
Localização: X tartarugas, 5 Cães (3 SRD, 1 Chihuahua, 1 Fila de S. Miguel), 2 Porquinhas da Índia e 3 peixes.

quarta set 05, 2007 10:14 pm

OI
a uaca tem chip, ganiu k nem uma tresloucada... :P ms axo k foi mais de mimo do k de dores!!!! :P a ferida n é nada de especial... se bem me lembro so tive de ficar a premir uns minutos pa estancar o sangue k sai sp, claro e mais nada...sarou por si... n é mm nada de especial!!!!
axo k vale sp a pena pôr... mais vale, nunca se sabe... imaginem k o cão até é roubado, se avisam as clinicas pa tarem atentos a cães c caracteristicas "x", eles fazem a leitura e... "tcharan"!! :P isto sou eu a kerer acreditar k as coisas funcionam axim... seja cm for, nunca é doloroso demais, qd há uma hipótese k seja de facilitar as coisas, caso algo corra mal!!!!

eu voto a favor!!! :D N sei k idade tinha a uaca, ms era bé, talvez plos 6 m..?
Pandorabox
Membro Júnior
Registado: sexta abr 13, 2007 12:30 pm

segunda set 24, 2007 9:15 am

Olá.
Eu também quero por o micro chip à Luna e pus a mesma questão ao vet, e a resposta foi de esperarmos até o peso estabilize até porque a Luna também é muito pequenina e na altura em que falei disto à Vet ela disse-me que teríamos que esperar até à idade de um ano... Por isso eu vou aguardar até que a Luna faça um ano.
A Vet disse-me que à alguma dor porque o micro chip vai ser colocado debaixo da pele, e é colocado lá tipo como uma vacina.
Já agora a Milú têm LOP? Se ainda é provisório tens que ter atenção se o criador pôs a data no registo porque se sim, só tens 30 dias a contar dessa data para tratar do registo definitivo, se o criador que te a vendeu não pôs data, quando fores ao vet pôr o micro chip na Milú leva o registo provisório para que o vet assine, carimbe e ponha o nº. do micro chip da Milú, para que quando tratares do registo definitivo dela conste o n. do micro chip.

Cláudia
:wink:
sesta
Membro Veterano
Registado: sexta fev 23, 2007 2:50 pm

segunda set 24, 2007 10:16 am

O meu Tico, também nãp tem micro chip, pois tal como a PrincesaEmmaJules disse, o Tico está sempre em cas, anda pelo pátio e quintal e quando vai á rua é sempre de trela, não tem muita probablidades de ser roubado, e mesmo com o micro chip, seria muito dificil de saber quem o tinha.

Quanto ao Tico o vet, não pos a hipotese de se pôr por ser um cão que nunca sai de casa.

Já os outros de grande porte, todos têm o micro chip e o único que ganiu foi o Niki, mas acho que é por ser muito mimado e mariquinhas.
cisal
Membro
Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
Contacto:

terça set 25, 2007 8:31 am

Olá
pois é estamos um bocadinho baralhados aqui pelo forum ora vamos lá a explicar:
_ Embora só seja obrigatória a colocação do chip a animais não de grande porte, como aqui é referido, mas sim a raças potencialmente perigosas e a animais que concorram em exposições, todos os nossos animais todos e sem exepção o deveriam ter, para proteção destes e dos donos, podem estar sempre em casa ou não, é sempre uma mais valia e assim saberia-mos a quantidade exacta que é abandonada por essa estrada fora. Está aí de novo a época da caça lá vão aparecer mais uns animais deichados esquécidos para trás.
Quanto à questão da idade devo informar-vos que mesmo antes dos 6 meses se deve colocar o mcrochip no animal, pois é e nada de esperar por peso ou tamanho nada tem a ver, tem a ver quem coloca se está devidamente credênciado para o fazer, eu tenho uma linda Epagneul Pekinês que é uma sleeve, para quem não sabe não tem agora com 2 anos sequer 3 quilos, quando colocou o seu microchip nem chorou.
Por isso vos digo procurem um veterinário competente e da vossa total confiança.
Caso necessitem de alguma informação extra estarei ao vosso inteiro dispor.
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
cisal
Membro
Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
Contacto:

terça set 25, 2007 8:44 am

Olá de novo
Vou -vos contar o que aconteceu no dia que fomos colocar o microchip à Tootsie lá fomos nós todos contentes à vet+ pois é o nome da clínica por aqui, a Tootsie estava na marqueza e o veterinário antes de colocar o chip já devidamente preparado foi fazer uma leitura com um scanner, nós de imediato perguntamos o porquê, na verdade nessa mesma semana uma srª apareceu no veterinário de cãozinho novo, para fazer as 1ªs vacinas, antes de o fazerem passaram o scanner no bichinho pois é, tinha chip, pediram á sª que aguarda-se uns minutos na salinha pois tinham de preparar o animal e esperar entre vacinas, entretanto contactaram a GNR local e o centro de control, imediatamente acederam aos dados dos donos o animal tinha fugido do carro quando este parou, estavam desesperados. O animal só saiu da clínica com os verdadeiros donos depois de o provarem ser.
E verdade por vezes as coisas correm como devem.
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça set 25, 2007 11:56 am

Há realmente alguma confusão ;)
O nº do Micochip (ou tatuagem) é um dos elementos necessários e obrigatórios a constar no registo de transferência . Ou seja, quando um criador regista uma ninhada no L.O.P. esta fica sempre em seu nome, sendo depois necessário fazermos a transferência deste registo para o nosso nome. Deste registo de transferência, tem de constar necessariamente o nº do Michrochip e tem de ser feita prova da respectiva aplicação (ou de tatuagem). Em suma, para registarmos os animais em nosso nome no LOP, estes têm obrigatoriamente de estar chipados ou tatuados, pois a prova de identificação é obrigatoria.
Vejam o regulamento do LOP no site do CPC, concretamente os artigos 12º a 14º (não liguem a uma troca que existe no indice).
Eu transcrevo:
Artigo 14º
1. Do boletim de Registo Individual deverá constar o número da declaração de nascimento de
ninhada, a raça, variedade, sexo, data de nascimento, resenho, sinais característicos, número
de identificação, antepassados em 1ª geração e nome do animal que se deseja registar, bem
como o nome do criador.
2. O boletim de Registo Individual para cada cachorro nascido deverá ser entregue no
momento da entrega do boletim de Registo de Ninhada.
3. Quando o cão constante desse registo individual se não encontrar identificado, o C.P.C.
emitirá um certificado de registo individual provisório do mesmo.
4. O registo provisório só será tornado efectivo quando for entregue, aos serviços do C.P.C.,
prova da identificação, sendo essa prova obrigatória no acto da primeira transferência de
propriedade do cão
.

Pelo que percebo, esta 'Identificação' pode ser feita de dois modos:

Artigo 12º
Identificação por microchip
A aplicação do microchip deverá ser efectuada por um médico-veterinário e o número de
identificação deverá ser indicado no boletim de Registo de Transferência, assim como deverá ser
apresentada a prova da sua aplicação.

Artigo 13º
Identificação por tatuagem
1. O número da tatuagem a inscrever no cão deverá ser o número do L.O.P. indicado no
certificado de registo individual provisório.
2. Faz prova da aplicação da tatuagem uma declaração do médico-veterinário ou tatuador
oficial indicando tal facto.
Pandorabox
Membro Júnior
Registado: sexta abr 13, 2007 12:30 pm

sexta nov 30, 2007 3:44 pm

A Luna pôs o chip a semana passada
E a vet pôs-lhe uma anestesia local antes de lhe por o chip mas mesmo assim ela ganiu um bocadinho (mas acho que é excesso de mimo)!!!
E eu sinceramente pensava que o chip nela se ía sentir muito, mas não... sente-se um bocadinho mas nada do que eu pensava.
Tive que levar o registo provisório a vet colou um código de barras, assinou e carimbou e neste momento já estou a tratar do registo definitivo.
Eu depois de pensar sobre este assunto resolvi por, até porque se ela algum dia fugir ou me a roubarem esse alguém vai ter de ir um dia com ela ao vet e o vet ao analisa-la vai ver que ela têm chip e a minha esperança é que o vet faça a leitura ao chip…
Responder

Voltar para “Chihuahua”