Como temos aqui uma dona de chihuahua que tem uma cadelinha com esta doença, aqui ficam informações:
Epilepsia
Os animais também podem sofrer de epilepsia. Ela é causada por uma descarga elétrica no cérebro que faz com que o animal fique, momentaneamente, sem coordenação ou movimentos voluntários. A epilepsia pode ser de origem genética ou adquirida.
Teoricamente, a epilepsia de origem genética aparece antes do animal completar 6 meses de idade. Mas isto não é regra geral. A epilepsia adquirida pode ocorrer como seqüela de cinomose, traumatismos cranianos (acidentes, pancadas) ou em quadros de intoxicação grave.
Independentemente da sua origem, os ataques (convulsões) podem ter graus variados. Podem ser leves, com o cão apenas salivando (babando) com movimentos desordenados de cabeça, até um ataque com sinais mais evidentes. O cão cai no chão (geralmente de lado), saliva, movimenta as pernas como se estivesse pedalando ou tentando se levantar. O ataque pode levar de segundos a alguns minutos. Podem ocorrer ataques isolados, de causa desconhecida.
O animal deve ficar em observação após um primeiro episódio e só será medicado no caso da convulsão ter sido muito violenta. Mas normalmente ele será observado, e se o ataque se repetir em um curto espaço de tempo, o cão deverá ser medicado com anticonvulsivantes. Isto porque cada ataque irá gerar um outro ainda mais violento, e por um tempo mais prolongado, devido a lesões em áreas cerebrais. Por esse motivo, o cão epilético deverá tomar medicação indefinidamente.
Ter um cão epilético não é um fato raro. Devemos evitar o cruzamento de animais com essa anomalia, para que não haja uma perpetuação da doença. O cão epilético, embora tenha que tomar medicamento por toda a vida, é um cão que pode ter uma existência próxima ao normal. Alguns anticonvulsivantes podem causar um pouco de sonolência ao animal, mas não deve interferir em suas atividades. Os donos apenas devem ter cuidado com residências com piscina, pois não são raros os casos de cães que, ao sofrerem um ataque, caem dentro delas e morrem afogados.
A epilepsia tanto nos humanos como nos animais é uma doença não transmissível ao homem nem a outros cães.
Silvia C. Parisi
médica veterinária - (CRMV SP 5532)
Extraído do Site
www.vidadecao.com.br
Epilepsia
Moderador: Condessa
-
- Membro
- Registado: segunda out 10, 2005 11:37 am
Boa tarde a todos,
Obrigada pelo texto sobre epilepsia.
Obrigada pelo texto sobre epilepsia.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 26, 2006 5:47 pm
sei que não tem a ver mas como o meu menino tb tinha epilepsia,aproveito para vos dizer a dor que sinto pois o meu snoopynho foi embora na sexta
por isso vos peço que todos os dias principalmente os meninos com esta maldita doença olhem pelos vossos meninos
tenham muito cuidado com o coraçãozinho deles,ele pediu para ir há rua pq estava a sentir,deu bjinhos a todos mas eu não tava e não lhe dei o ultimo beijo
dói muito este sentimento de culpa,foi há rua deu a sua voltinha,chegou as escadas e não conseguio subir para morrer na sua casinha foi nas escadas,deu um salto para trás e foi embora
a saudade já aperta e ele não está
teve um ataque de coração por causa desta maldita doença que lhe acabou com o coraçãozinho,estejas tu onde estiveres lembra-te sempre minha estrelinha que o teu lugar está guardado caso queiras regressar

desculpem o desabafo mas.....DÓI DÓI DÓI MUITO....

desculpem o desabafo mas.....DÓI DÓI DÓI MUITO....
se abandonas um animal nao és digno de viver "Haverá sempre, em algum lugar, um cão abandonado, que me impedirá de ser feliz..." Jean Anouilh
-
- Membro
- Registado: segunda out 10, 2005 11:37 am
Borboletavti,
Eu compreendo a sua tristeza e a sua dor por isso, quero aqui deixar-lhe o meu "ombro amigo" e solidariedade com a dor que sente.
Eu sei avaliar o que sente por duas fortes razões :
1ª - A minha menina tem epilepsia.
Eu, sei o que é sentirmo-nos impotentes e inutéis perante o sofrimento do nosso amiguinho.
2ª - Eu sei o que é a dor da perda de um amiguinho de 4 patas.
Há 2 anos, morreu a minha chihuahua, que viveu comigo 9 anos e meio.
Eu que já perdi o meu pai, digo-lhe que a morte desta menina foi uma das grandes perdas e desgosto da minha vida.
Ela era especial e faz-me imensa falta.
Siga em frente, erga a cabeça. O seu amiguinho estará sempre consigo.
Lembre-se dos bons momentos que passaram juntos.
FORÇA E CORAGEM
Eu compreendo a sua tristeza e a sua dor por isso, quero aqui deixar-lhe o meu "ombro amigo" e solidariedade com a dor que sente.
Eu sei avaliar o que sente por duas fortes razões :
1ª - A minha menina tem epilepsia.
Eu, sei o que é sentirmo-nos impotentes e inutéis perante o sofrimento do nosso amiguinho.
2ª - Eu sei o que é a dor da perda de um amiguinho de 4 patas.
Há 2 anos, morreu a minha chihuahua, que viveu comigo 9 anos e meio.
Eu que já perdi o meu pai, digo-lhe que a morte desta menina foi uma das grandes perdas e desgosto da minha vida.
Ela era especial e faz-me imensa falta.
Siga em frente, erga a cabeça. O seu amiguinho estará sempre consigo.
Lembre-se dos bons momentos que passaram juntos.
FORÇA E CORAGEM
-
- Membro Veterano
obrigado pela força 

se abandonas um animal nao és digno de viver "Haverá sempre, em algum lugar, um cão abandonado, que me impedirá de ser feliz..." Jean Anouilh
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Sinto muito pelo Snoopy.
Tendo em conta que ele tinha 11 anos, com epilepsia desde os 2 meses, foi uma grande vitória, que ele vivesse tanto. Tenho a certeza que foi amado, foi feliz, e que tiveram bons momentos juntos.
Dói, mesmo, mas depois de um tempo, a dor ameniza.
Um beijinho.

Tendo em conta que ele tinha 11 anos, com epilepsia desde os 2 meses, foi uma grande vitória, que ele vivesse tanto. Tenho a certeza que foi amado, foi feliz, e que tiveram bons momentos juntos.
Dói, mesmo, mas depois de um tempo, a dor ameniza.

Um beijinho.
Borboletavti, sinto muito pelo que aconteceu ao Snoopy, mas pense que ele agora descansa e não sofre mais.
Custa muito vê-los partir e sentirmos que nada mais podemos fazer, mas Como a Condessa disse "o tempo ameniza a dor", nunca esquecemos, mas o tempo tudo cura.
Um beijão.
Custa muito vê-los partir e sentirmos que nada mais podemos fazer, mas Como a Condessa disse "o tempo ameniza a dor", nunca esquecemos, mas o tempo tudo cura.
Um beijão.
-
- Membro Veterano
obrigado pelas palavras
eu sei mas enquanto a lembrança permanecer DÓI muito
jinhos e mais uma vez obrigado

jinhos e mais uma vez obrigado