Dicas para quem quer ter um chihuahua

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Chihuahua! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Condessa

Responder
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

segunda jan 21, 2008 4:09 pm

Nunca se deve ter um animal de estimação por 'impulso', todos nós sabemos disso. Os cães, especialmente os de raça pequena, como o Chihuahua, podem viver muitos e muitos anos. Por isso, antes de adquirir um animal de estimação, e aqui vamos destacar o Chihuahua, pense bem, pesquise, informe-se, e então decida-se. :wink:

Se quer ter um chihuahua como animal de estimação, é bom ter em conta vários aspectos, dentre os quais destacamos:

1) Procure informar-se sobre a raça, ao pormenor. Faça pesquisas na Net, fale com donos, veterinários, e criadores. Leia bastante sobre a raça, as suas características, os cuidados, a saúde, enfim: informe-se!! Se tiver oportunidade, visite exposições e veja os exemplares e os criadores que concorrem. Procure 'fixar' a morfologia e a aparência do cão.

2) Depois de se informar, pense se o chihuahua é um cão que se adapta ao seu estilo de vida e ao ambiente onde vive. Se tem outros cães (especialmente cães grandes) ou crianças, será seguro para o chihuahua, o ambiente da sua casa???

3) Prepare o 'bolso'. Os chihuahuas são cães 'caros'. E atenção: nem sempre o mais caro é o melhor!!

4) Se decidir ter MESMO um chihuahua, arme-se com muita paciência. Bons exemplares não são fáceis de encontrar.
Comece por pedir a lista de criadores registados no CPC (www.cpc.pt). Com a lista em mãos, você poderá ver os nomes e contactos dos criadores portugueses, e também saberá aqueles que têm ninhadas disponíveis. Visite os criadores, e conheça os seus cães. Compare-os com o padrão da raça. Não se deixe enganar!!! Há quem venda 'gato por lebre'!!!

Depois de todo o esforço dispendido, é natural que encontre um bom animalzinho para seu amigo. :D

Lembre-se de que tem de cuidar dele durante toda a sua vida, e que ele pode viver muitos, muitos anos.

O dinheiro gasto na compra pode ser o menor valor que irá dar pelo seu chihuahua. Despesas com veterinário, uma boa alimentação (se bem que no caso do chihuahua este ponto não pese quase nada), e com 'apetrechos' para mantê-lo confortável e quentinho (uma caminha, brinquedos, mantas, roupas para aquecê-lo quando estiver muito frio) também contam. :wink:

Uma última dica: não 'vista' o seu cãozinho de forma ridícula!! Uma roupinha quentinha basta-lhe. Mas esta é uma opinião minha, muito pessoal. 8)
LadyMeggie
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quinta nov 08, 2007 7:14 am
Localização: Uma chihuahua linda

segunda jan 21, 2008 9:06 pm

Condessa Escreveu:Uma última dica: não 'vista' o seu cãozinho de forma ridícula!! Uma roupinha quentinha basta-lhe. Mas esta é uma opinião minha, muito pessoal. 8)

Eu falo por mim, as vezes quando visto a Meggie não é pelo frio(sem ser no inverno) mas tambem para ela ficar ainda mais linda! Acho que cada dono é que sabe o que faz ou não com o seu bichinho :lol: mas claro, sem exageros... :P
Aproveito pra dizer que o Beth (digo Beth pq nunca me lembro como se escreve tudo :oops: ) que é um "gato"! Um bom namoradinho pra Meggie ahah :P
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

segunda jan 21, 2008 9:12 pm

LadyMeggie Escreveu:
Condessa Escreveu:Uma última dica: não 'vista' o seu cãozinho de forma ridícula!! Uma roupinha quentinha basta-lhe. Mas esta é uma opinião minha, muito pessoal. 8)

Eu falo por mim, as vezes quando visto a Meggie não é pelo frio(sem ser no inverno) mas tambem para ela ficar ainda mais linda! Acho que cada dono é que sabe o que faz ou não com o seu bichinho :lol: mas claro, sem exageros... :P
Aproveito pra dizer que o Beth (digo Beth pq nunca me lembro como se escreve tudo :oops: ) que é um "gato"! Um bom namoradinho pra Meggie ahah :P
O Beebee já está de 'casamento arranjado' com a Natacha, hehehe!!! :lol:
LadyMeggie
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quinta nov 08, 2007 7:14 am
Localização: Uma chihuahua linda

segunda jan 21, 2008 9:16 pm

Ahh pronto :lol: está muito bem então, a Natacha tambem é uma chihuhua muito linda :D
Depois quero ver os meninoooos :P
crism25
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta dez 14, 2007 6:19 pm

terça jan 22, 2008 11:03 am

nem toda a gente infelizmente faz esta busca incessante à procura de 1 cao seja que raça for!
como é obvio acabam por ser enganadas... é ridiculo que haja anuncios no jornal a dizer que vendem chihuahuas por 100 euros ,mas por ignorancia ha quem acredite.
dp ha quem tivesse o descaramento de me mandar fotos de chis c focinho de bulldog e pedir 750 euros :lol:
sesta
Membro Veterano
Mensagens: 467
Registado: sexta fev 23, 2007 2:50 pm

terça jan 22, 2008 11:51 am

Quando foi da compra do Tico fiz várias pesquisas e falei com alguns criadores, e com algumas pessoas que tinham chihuahuas, mesmo sem saber vim abrir a arca de noe, isto em Maio de 2006, e também aqui li vários tópicos sobre a raça.
Só comprei o Tico em Novembro de 2006, depois muito pesquisar sobre a raça, o seu comportamento, os cuidados a ter com eles, pois muitas pessoas me alertavam para o facto do chihuahua ter problemas de visão, dentição entre outros.
mas foi o animal de elição da minha filha e depois meu.
Hoje não estou nada arrependida de o ter comprado e digo mais, não sei se ficarei apenas com um.
xena2011
Membro
Mensagens: 65
Registado: domingo fev 26, 2012 4:33 pm

quarta jun 06, 2012 8:47 pm

sesta Escreveu: Hoje não estou nada arrependida de o ter comprado e digo mais, não sei se ficarei apenas com um.
Chihuahuas sao tao adictivos.... tambem nao ficarei so com um, quero mais 2 talvez,
:)
Responder

Voltar para “Chihuahua”