Fazer as necessidades no lugar certo

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Chihuahua! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Condessa

Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

segunda jan 21, 2008 6:35 pm

O Chihuahua é, regra geral, um cão difícil de treinar no sentido de fazer as necessidades num lugar próprio.

A minha chihuahua de 9 anos, apesar de treinada e de fazer as necessidades no jornalzinho a maior parte das vezes, até hoje não perdoa os meus tapetes!!! :evil:

Deixo aqui dicas (que eu usei com a minha pincher e a minha chihuahua mestiça) e que deram um resultado satisfatório, apesar das mijinhas eventuais nos tapetes!.... :roll:

URINA E FEZES no lugar certo:

Para ensinar o cão a fazer o xixi e cocô no lugar certo, temos que usar uma linguagem que ele entenda. De nada adiantará broncas longas, 'sermões' e muito menos violência, porque o cão não entenderá nada e ficará mais confuso.

No começo, deixe o filhote numa área restrita (uma lavanderia**, por exemplo) toda forrada com jornal. O espaço não precisa ser muito grande e vai variar com o tamanho do filhote. Deixe o cãozinho a maior parte do tempo nessa área e tire-o somente para brincar. Obrigatoriamente, ele fará suas necessidades sobre o jornal e ficará condicionado.

Depois dessa etapa, proceda assim: quando o cão fizer as necessidades fora do jornal, diga "não" com voz mais séria, leve-o até o jornal e diga "aqui", com voz amiga, acariciando-o. Ele deve associar: xixi fora do jornal = bronca; xixi no jornal = carinho. Sempre que ele acertar, faça festa. Esse método vale também para cães adultos, mas lembre-se que os machos urinam em vários pontos da casa para marcar território. Nesse caso, apenas a castração resolverá.

Assim que o filhote começar a freqüentar as ruas, em pouco tempo se acostumará a fazer as necessidades fisiológicas fora de casa. E você, como um cidadão consciente, levará um jornal ou saquinho plástico para recolher das ruas as fezes de seu cão, não é mesmo?

** Lavanderia: no Brasil a maioria das casas tem uma área chamada 'área de serviço' ou 'lavanderia', que é onde fica a máquina de lavar roupa e o estendal, pendurado no tecto, para secar a roupa. Esta área costuma não ser muito grande, e portanto, a autora faz a sugestão de utilização desta área para treinar o cão. Eu utilizei a minha 'área de serviço' para treinar as minhas duas cadelas: Misha e Sasha. :wink:

Texto completo em:
http://www.vidadecao.com.br/cao/index2. ... destra.htm
borboletavti
Membro Veterano
Mensagens: 328
Registado: domingo nov 26, 2006 5:47 pm
Localização: 5cães,2chinchilas,1coelhinho,1hamster

terça jan 22, 2008 1:25 am

boa :wink: eu bem digo a natachinha,"nina ai não ,faz no jornal" mas é em vão :oops: faz um dia ou dois mas dp :roll:
  se abandonas um animal nao és digno de viver   "Haverá sempre, em algum lugar, um cão abandonado, que me impedirá de ser feliz..." Jean Anouilh
crism25
Membro
Mensagens: 62
Registado: sexta dez 14, 2007 6:19 pm

terça jan 22, 2008 10:31 am

condessa o problema é que eu vou trazer o chi pro escritorio, isso torna td mais dificil, pela diversidade de espaços.
eu ja tinha colocado esta questao aqui no forum...mas fiquei na mesma. o que eu pensei fazer foi comprar camas ou tapetes absorventes e colocar gotas de atractivo na esperança que seja ali que faça as necessidades.
Acho que ele vai ficar todo baralhado!
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

terça jan 22, 2008 10:40 am

Olá, Crism25!!

Eu também trouxe o Beethoven para o escritório, e consegui que ele fizesse os xixis naqueles tapetes absorventes. :wink:
Quando são pequeninos, eles dormem muito. Acordam, fazem xixi (às vezes cocó), comem, bebem água e voltam a dormir.
Eu ficava 'de olho' nele, quando ele acordava, e não descansava enquanto ele não fizesse o xixi no tapete.
Ele habituou-se ao tapete, e embora ainda faça algumas asneiras actualmente, tenho notado que continua a fazer o xixizinho lá, e também cocós.
Lembre-se: quando ele acordar, não o deixe sair de cima do tapate até que ele faça lá o xixi. Depois fica lá o 'cheiro' e ele vai se habituando.
É preciso muita paciência e persistência, e eles vez por outra aprontam, mas vai ver que consegue. :wink:

Boa sorte!
Pandorabox
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: sexta abr 13, 2007 12:30 pm

terça jan 22, 2008 10:45 am

Olá...
A Luna no inicio não podia ter a porta do meu quarto e da casa de banho aberta que lá ía ela :? ... mas dps de algumas palmadinhas, ralhetes e castigos fechada na cozinha na cama dela... aprendeu a lição!!! Vai sempre ao jornal, mas se o jornal por acaso já tá sujo faz no chão ao lado!!! é muito fina!!!
Mas felizmente eu vou a casa à hora de almoço e ela já está a entrar numa fase que já se vai aguentando até que eu chegue a casa e já faz a quase tudo na rua... e também ela dá 4 passeios diários e eu acho que isso ajuda muito...

Beijokas
Pandora :wink:
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

terça jan 22, 2008 11:05 am

Pandorabox Escreveu:Olá...
A Luna no inicio não podia ter a porta do meu quarto e da casa de banho aberta que lá ía ela :? ... mas dps de algumas palmadinhas, ralhetes e castigos fechada na cozinha na cama dela... aprendeu a lição!!! Vai sempre ao jornal, mas se o jornal por acaso já tá sujo faz no chão ao lado!!! é muito fina!!!Mas felizmente eu vou a casa à hora de almoço e ela já está a entrar numa fase que já se vai aguentando até que eu chegue a casa e já faz a quase tudo na rua... e também ela dá 4 passeios diários e eu acho que isso ajuda muito...

Beijokas
Pandora :wink:
Mas por que é que os chihuahuas são todos iguais???? :lol:
sesta
Membro Veterano
Mensagens: 467
Registado: sexta fev 23, 2007 2:50 pm

terça jan 22, 2008 12:08 pm

Este é um dos meus maiores problemas, pois o Tico escolheu dois locais para fazer o seu xixi, a porta para o quintal, e a que dá para o pátio.
Ele passa os dias em casa com a minha mãe, e quando eu chegava ensinava-o a ir ao tapete, mas no dia seguinte era sempre o mesmo.
Porquê? Porque para a minha mãe ele é o seu bébe e não se pode ralhar com o menino e ele pode fazer o que quer.
Com o tempo e muita paciência consegui ensiná-lo a ir só a um sitio.
Hoje vai aqueles dois locais o que ainda é um problema para mim, mas se até agora consegui demovê-lo dos outros com um pouco mais de paciência conseguirei demovê lo destes dois.

Um maior problema será no dia em que acontecer alguma coisa à minha mãe, pois o Tico desde o dia em que foi para casa até agora nunca esteve sozinho, sempre acompanhado por ela.
Não sei o que devo começar a fazer para o caso de surgir esse problema.
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

terça jan 22, 2008 12:35 pm

sesta Escreveu:Este é um dos meus maiores problemas, pois o Tico escolheu dois locais para fazer o seu xixi, a porta para o quintal, e a que dá para o pátio.
Ele passa os dias em casa com a minha mãe, e quando eu chegava ensinava-o a ir ao tapete, mas no dia seguinte era sempre o mesmo.
Porquê? Porque para a minha mãe ele é o seu bébe e não se pode ralhar com o menino e ele pode fazer o que quer.
Com o tempo e muita paciência consegui ensiná-lo a ir só a um sitio.
Hoje vai aqueles dois locais o que ainda é um problema para mim, mas se até agora consegui demovê-lo dos outros com um pouco mais de paciência conseguirei demovê lo destes dois.

Um maior problema será no dia em que acontecer alguma coisa à minha mãe, pois o Tico desde o dia em que foi para casa até agora nunca esteve sozinho, sempre acompanhado por ela.
Não sei o que devo começar a fazer para o caso de surgir esse problema.
Eu sempre procurei ter duas cadelas, para fazerem companhia uma à outra, pois sempre trabalhei fora e os bichinhos sempre estiveram longas horas sozinhos. Agora tenho duas cadelas e um cãozinho. :wink:
capuxinhu
Membro
Mensagens: 64
Registado: terça out 23, 2007 10:25 am

terça jan 22, 2008 12:50 pm

Ola pessoal,

Sesta tb me sinto como tu...poix o meu bebe veio para a minha casa desde os 2,5meses mas como tinha pena do deixar sozinho todos os dias de manhã levava-o a casa da minha sogra poix a avo do meu marido é velhota e sempre era uma companhia, agora com 7 meses continuo todos os dias a leva-lo e apesar de dizerem "ai ké um cão perigoso" eles adoram-se e se xegar akela h e ele ainda tiver em nossa casa fica sentado a porta a espera...o meu problema é se um dia fica sem a velhota o que faço...ele nunca ficou em casa sozinho e temo que se va sentir muito sozinho!!
sesta
Membro Veterano
Mensagens: 467
Registado: sexta fev 23, 2007 2:50 pm

terça jan 22, 2008 1:43 pm

Condessa, eu já tenho dois Bracos de pêlo curto e o Niki que tem o petsite, e por último o Tico.
Mas o erro de nunca os juntar foi meu, pois ele era tão pequenino e os outros tão grandes que nunca os juntei, sei que foi um erro meu, do qual me arrependo, mas agora é muito dificil, pois o Niki é muito ciumento, e o Tico não os pode ver que é o que a gente sabe, parece o maior lá de casa :) :)
sesta
Membro Veterano
Mensagens: 467
Registado: sexta fev 23, 2007 2:50 pm

terça jan 22, 2008 1:49 pm

Capuxinhu, esse vai ser um problema que temos de resolver.
sempre temos a hipótese de comprar outro da mesma raça.
borboletavti
Membro Veterano
Mensagens: 328
Registado: domingo nov 26, 2006 5:47 pm
Localização: 5cães,2chinchilas,1coelhinho,1hamster

quarta jan 23, 2008 2:48 am

onde se vende esse tapete absorvente?em lojas de animais?
  se abandonas um animal nao és digno de viver   "Haverá sempre, em algum lugar, um cão abandonado, que me impedirá de ser feliz..." Jean Anouilh
sesta
Membro Veterano
Mensagens: 467
Registado: sexta fev 23, 2007 2:50 pm

quarta jan 23, 2008 8:53 am

Sim, eu costumo comprar o tapete absorvente em lojas de animais, em Évora é o único local onde encontro.
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

quarta jan 23, 2008 11:03 am

Há em lojas de animais, e eu comprei no Jumbo, um pacote com 30, por um preço mesmo muitooooooooo bom. :wink:
LadyMeggie
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: quinta nov 08, 2007 7:14 am
Localização: Uma chihuahua linda

quarta jan 23, 2008 11:09 am

E eu compro no Modelo :lol:
Responder

Voltar para “Chihuahua”