Sociabilidade/Temperamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Chihuahua! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Condessa

Responder
mafapt
Membro
Mensagens: 91
Registado: quarta fev 28, 2007 11:31 am
Localização: Gatos: Mia & Lucky; Cães: Pétala & Pucca

sábado jul 11, 2009 9:40 pm

Olá a todos os fãs de Chihuahuas. :D

Resolvi adoptar,para companhia,uma destas criaturinhas tão engraçadas mas, embora já tenha lido bastante acerca da raça em questão, não há nada como partilhar e tirar dúvidas com quem já tenha convivência com eles.

A minha dúvida é a seguinte, é q me disseram q eles são do género de se apegarem a uma só pessoa, podendo chegar a ser agressivos com as restantes, além de muito ciúmentos.

Bem sei que cada raça tem as suas próprias caracteristicas, quer a nível de comportamento como de temperamento, mas também acho que a educação que é dada, embora não determinante, é muito importante na moldagem do carácter.

Se algum de vós se dispuser a partilhar as vossas experiências neste aspecto, agradecia.

Ah, (desculpem o off topic), é que ainda não a tenho comigo, a criadora só me deixa trazê-la com as vacinas todas, mais ou menos com 3 meses, lá para o final do mês, mas já está escolhida e já lá fui fazer muitas visitas. :( :)

O pior é esta espera angustiante, :D , mas é que foi amor à primeira vista. É que até já haviam umas crias disponiveis que já podia trazer mas depois de ter posto os olhos na Pétala (é assim que ela se irá chamar), já não houve nenhuma que gostasse mais.
catiaf1
Membro
Mensagens: 61
Registado: quarta jun 03, 2009 3:48 pm
Localização: Chihuahua "Ema".

domingo jul 12, 2009 10:31 pm

Olá :D

Gostava de ajudar, mas tenho a minha Ema à pouco tempo e por isso ainda não há muito para contar nesse aspecto :roll:

Concordo que as raças têm certas caracteristicas que podem ser comuns (já tinha lido acerca dos ciumes e de se pegarem a uma só pessoa!), mas a educação dada, talvez seja o mais importante 8)

No meu caso, a Ema vai fazer 3 meses e ainda não notei nenhum tipo de ciumes nem de preferência por algum de nós! Acho que gosta de todos :lol: Desde que lhe dêem mimos, atenção e brincadeira, ela fica super feliz e dá montes de beijinhos (e dentadinhas tambem :wink: )

Vamos esperar que apareça alguém com mais experiência e partilhe esse aspecto da raça!!!

Bjs.
mafapt
Membro
Mensagens: 91
Registado: quarta fev 28, 2007 11:31 am
Localização: Gatos: Mia & Lucky; Cães: Pétala & Pucca

segunda jul 13, 2009 10:40 am

Ok, catiaf1. Mas muito obrigada na mesma. :wink:
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

segunda jul 13, 2009 10:46 am

Bem, o temperamento do chihuahua é peculiar. Muito apegado ao dono e não costuma gostar de estranhos.
O meu Beethoven não apresenta sinais de ciúmes nem de gostar mais de um do que de outro. Ele melga-nos a todos, deita-se ao pé de quem estiver disponível, e é simpático para todos lá em casa, inclusivamente para os outros 3 cães que temos. É o nosso cão mais simpático, neste aspecto de relacionamento com os demais cães.

Ele é bastante 'low profile' e submisso aos outros cães, com quem gosta de brincar. Tenho uma filha de 4 anos e são grandes amigos. Nunca foi agressivo para nenhum de nós, mas não gosta de estranhos e muito menos que lhe toquem. Uma vez quase mordeu uma prima nossa, que insistia em chateá-lo...... :roll: mas lá está: ela irritou-o de tal forma que o bicho não teve hipótese. Até eu já estava quase a dar-lhe uma dentada, hehehe!!

Cada cão é um cão, muito embora o temperamento, digamos 'padrão' se mantenha nos animais de determinada raça. O importante é dar-lhes carinho, mantê-los 'na linha' (o que é muito difícil, com o chihuahua) e pronto. Se o cão se mostrar agressivo, é pô-lo no seu lugar. :wink:
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
mafapt
Membro
Mensagens: 91
Registado: quarta fev 28, 2007 11:31 am
Localização: Gatos: Mia & Lucky; Cães: Pétala & Pucca

segunda jul 13, 2009 8:02 pm

Condessa Escreveu:Uma vez quase mordeu uma prima nossa, que insistia em chateá-lo...... :roll: mas lá está: ela irritou-o de tal forma que o bicho não teve hipótese. Até eu já estava quase a dar-lhe uma dentada, hehehe!!

:D :D Normal não?

Cada cão é um cão, muito embora o temperamento, digamos 'padrão' se mantenha nos animais de determinada raça. O importante é dar-lhes carinho, mantê-los 'na linha' (o que é muito difícil, com o chihuahua) e pronto. Se o cão se mostrar agressivo, é pô-lo no seu lugar. :wink:
Concordo plenamente, vai de encontro ao que eu também penso. Só estranhei quando me falaram em agressividade porque, quando fui lá vê-los, todos os bébés estavam com as respectivas mães na "maternidade", e nenhuma delas mostrou quaquer sinal sinal de agressividade para comigo, pelo contrário, estavam ávidas por uma festa, uns amores. Mesmo os que andavam soltos eram todos muito meigos, Que eu me lembre, só duas se mostraram mais arredias e fugiam ao meu contacto. :D

Se bem que a situação também é outra. Como são muitos podem estar carentes, com falta de atenção, digo eu. :)
Pandorabox
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: sexta abr 13, 2007 12:30 pm

quarta jul 22, 2009 3:40 pm

Olá...

A minha Luna é tipo melga... muito melosa
Ciumenta? MUIIITO... Quando está ao meu colo (ou vice versa) se o dono se aproxima leva logo com uma rosnadela e com o dentinho arreganhado... já lhe demos castigos, umas palmaditas, mas não adianta ela é teimosa demais!!!
Mas por outro lado não é uma cadela de dar sinal, praticamente não ladra, se tentarem assaltar a casa ela é a primeira a dar as boas vindas aos ladrões e a pedir colo e festas!!!
mafapt
Membro
Mensagens: 91
Registado: quarta fev 28, 2007 11:31 am
Localização: Gatos: Mia & Lucky; Cães: Pétala & Pucca

sexta jul 24, 2009 8:44 pm

Pandorabox Escreveu:Olá...

A minha Luna é tipo melga... muito melosa
Ciumenta? MUIIITO... Quando está ao meu colo (ou vice versa) se o dono se aproxima leva logo com uma rosnadela e com o dentinho arreganhado... já lhe demos castigos, umas palmaditas, mas não adianta ela é teimosa demais!!!
Mas por outro lado não é uma cadela de dar sinal, praticamente não ladra, se tentarem assaltar a casa ela é a primeira a dar as boas vindas aos ladrões e a pedir colo e festas!!!

:lol: :lol: :lol:
CHIHUA
Membro
Mensagens: 120
Registado: sábado ago 04, 2007 12:22 am

sábado jul 25, 2009 11:58 am

olá a todos.
Bem, em relação ao temperamento dos meus chihuahuas: os dois são muito distintos.
A Milú é super calma, é muito mas muito meiguinha adora receber miminhos, só ladra quando alguém entra no prédio ou então na própria casa, mas é muito meiga.
O Benny, esse é mais um pequenito terrorista, ihihihi :P
É super ciumento, faz imensas asneiras, leva tau tau mas continua a fazer as mesmas asneiras. Quando está a dormir e se me aproximar dele o Benny começa logo a rosnar e quando estamos na rua seja qual for o tamanho do cão o Benny ataca log, lol.
Mas apesar de tudo é um cão simpático que também gosta de receber mimos.

Cumprimentos
paols
Mensagens: 4
Registado: sábado jul 24, 2010 1:25 am

domingo jul 25, 2010 2:00 am

CHIHUA Escreveu:..... leva tau tau mas continua a fazer as mesmas asneiras. ....
Gostaria de saber se esse método do "Tau-Tau" é indicado na educação de um chihuahua???

Cumps
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

domingo ago 01, 2010 5:32 pm

Aqui em casa é tautau à vontade. Não que resolva, porque chihuahuas e pinschers são complicados, mas levam.
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Chihuahua”