tem a certeza que o Rex é macho? vê-se facilmente pelos testítculos dos machos adultos, em juvenis é pela distância do ânus, nas fêmeas a distância é menor. Saber o sexo do gerbo é essencial quando lhe arranjar companhia, pois se quiser fazer criação arranja uma fêmea muito jovem, pois as adultas raramente aceitam um macho (eu tive sorte com o meu casal)
ainda é um pouco cedo para ele se dar totalmente ao dono. Fique ao pé da gaiola, confortavelmente sentado, e fale calmamente com ele. Ponha comida em cima da mão e pouse-a calmamente na gaiola para ele ir lá comer (os meus adoram comer sementes de girassol descascadas da minha mão) e habituar-se à presença desta na gaiola. Quando ele já não tiver medo, quando ele estiver em cima da mão vá mexando-a devagarinho, levante-a um pouco, façaõ perceber que "aquilo" move-se :p Não o agarre, eles não gostam disso. Aos meus não os habituei a serem tirados da gaiola, agora tenho de ter muito cuidado para não fugirem...
Não conheço a gaiola que tem, mas tem várias opções: aquário de vidro/acrílico (este último tem de ser liso, pois se eles apanham alguma saliência e começam a roer rapidamente fazem um buraco e fogem) estes têm de ter uma tampa bastante arejada, rede fina de metal é o melhor, pois ventila e eles não a roem. Tem também as gaiolas de grades, mas nestas arrisca-se a ter cartão roído em volta... pode tapar com um pano, mas eles também o roiem :p Uma coisa: nunca use as gaiolas que têm tubos plásticos por fora da gaiola, há vários casos de gerbos que roeram os tubos e fugiram... eles roem mesmo tudo!
Quanto aos cantos, tenho o mesmo problema... o que faço é por mais aparas nos cantos para eles não escavarem em vão e quando já não há junto as que estão espalhadas no canto para eles escavarem de novo :p
Dizem que fazer tuneis ajuda a minimizar esse comportamento... os tuneis que pude por eram de cartão e eles roeram tudo, por isso não posso comprovar... Mesmo assim tenha sempre muito cartão à disposição do gerbos, asism como bocadinhos de madeira não tratada, penso que há em pet shops e é mais seguro. Prepare-se é para ter sempre muito cartão à disposição... eu cheguei ao cúmulo de ter de ir à loja de animais pedir as caixas das encomendas, pois já não tenho cartão para eles, mas eu tenho um casal, dois bebés e um adulto separado que roiem à velocidade da luz
Quanto à companhia, já devem haver alguns tópicos de como apresentar gerbos, mas tenha preferência por jovens, facilita muito a integração
ao deles...
Boa sorte com o seu Rex... já agora, que idade tem ele e de que cor é que é? Eu tenho dois machos com mais de um ano agouttis (castanhos) uma fêmea tb de + de um ano cinza e dois bebés de 4 semanas agouttis (ou é um casal ou são duas fêmeas)