Porque morreu o meu Gerbo (3 meses) ????

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Gerbo Da Mongólia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
JoseRamos
Membro Júnior
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 15, 2004 1:52 am

domingo mar 20, 2005 8:15 pm

Olá a todos.

No dia 15 de Março a minha namorada ofereceu-me um gerbil, com gaiola de fundo de plástico, grades, roda para correr (que depois vim a saber que é desadequada por causa dos buracos), contentor de comida, depósito de água (daqueles com ponta de aluminio que eles não podem roer), um produto para cobrir o fundo da gaiola (que penso que se chama listér, parece serradura), feno, e comida especifica.

Fiquei muito feliz com a oferta e fui prontamente informar-me sobre gerbis na internet. Descobri então que é essencial o gerbil não viver sozinho pelo que no dia 16 fui à mesma loja e trouxe o irmão do meu gerbil, que tinha lá ficado sozinho. Foi prontamente aceite pelo gerbil inicial.

Entretanto o gerbil inicial, desde há 2 dias andava a mostrar-se mais apático, comia pouco, pouco activo, e eu sem saber porquê fui esperando. Hoje foi mesmo o dia em que estava pior, saí à rua por 3 horas e quando cheguei estava mortono chão da gaiola, com um aspecto como que "escorrido"/desidratado.

Estou desolado com esta perda e estranho-a muito porque li que os gerbis são bastante resistentes às doenças, se é que foi uma doença que o matou. Agora estou preocupado que aconteça algo ao outro, que aparenta estar bem, e estou a pensar em comprar mais um, para constituir novo par.

Ah, são ambos machos e têm 3 meses.


Alguém me poderia esclarecer o que terá acontecido? Já enterrei o gerbil que morreu e já limpei e mudei toda a gaiola.

Obrigado pela atenção
José Ramos

PS: Agora estou com medo que o outro também morra.... Apesar de se manter activo, não anda a saltitar de um lado para o outro da gaiola (nem nunca o fez de qualquer modo, mas penso que o costumam fazer...), por isso tenho medo que vá pelo mesmo caminho...
Moya
Membro Veterano
Mensagens: 1426
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Localização: Muitos :)
Contacto:

sexta mar 25, 2005 1:02 pm

Olá José,
Nunca ha palavras para descrever quando perdemos um animal, nem para nos consolar... desde já só tenho a desejar-te muita força.
Quanto ao outro gerbo... Eu esperaria mais um tempo antes de lhe juntar outro para ter a certeza que está saudavel e não vais correr o risco de contaminar o novo que possas trazer.
Teres desinfectado a gaiola logo após a morte do primeiro foi um passo excelente... Se o gerbo que tens não está muito activo embora te pareça bem, tenta por-lhe umas vitaminas especificas na agua e tambem dar-lhe alguns docinhos (broculos, cenoura, maça, passas...) para o animar... Uns tubos de papel higienico costumam ajudar pois ele sozinho sente-se mais aborrecido e com os tubos vai brincar com certeza.
Um abraço e boa sorte.
Moya
FummI
Membro Júnior
Mensagens: 41
Registado: terça dez 30, 2003 7:45 pm
Localização: 2 cães, 2 piriquitos, 2 canários

domingo mar 27, 2005 2:36 pm

Faz como eu mete-lhe ninhos de pássaros daqueles em platex/madeira para eles roerem! Dão cabo daquilo em semanas! :lol: :lol: E mais neste momento só tenho um... É uma pena de facto quando morre um animal que tanto gostamos, tenho o meu gerbo há muito tempo e gosto muito dele nem quero imaginar no dia em que...
amy22
Mensagens: 1
Registado: domingo dez 09, 2007 6:15 pm

sexta dez 21, 2007 3:05 pm

Olá! Eu tb tenho um gerbil, ele é muito activo.Acerca da roda de aluminio q tem buracos tens de a forrar com uma cena para o bicho não perder o rabo, pk senao ele pode perder o rabo.Eu vou ver com que se forra porque tbm tenho uma roda e ainda nao a pus na gaiola. E era uma pena se o bichinho perde o rabo!
Responder

Voltar para “Gerbo Da Mongólia”