Espirro de gerbo

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Gerbo Da Mongólia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
BLaK
Mensagens: 4
Registado: terça out 10, 2006 9:56 am

sexta out 13, 2006 11:39 am

Boas a tds!
Tenho um gerbo há 3 dias e ele tem-se dado mt bem, não tem medo das pessoas, está sempre a roer os cartões que lhe dou, come por 2, está sempre com a mania de escavar os cantos, trepa, salta e até implora as sementes de girassol ;)! Mas infelizmente aconteceu uma coisa desagradável... Na loja ele possuía um chão coberto com uns grânulos castanhos e esverdeados (não sei o nome desculpem...) e cá em casa eu optei por aparas de madeira para o chão e feno próprio para roedores para lhe fazer a casa (diferença de preços é brutal :/). No primeiro dia correu td bem, mas agr ele tem começado a espirrar (sonoramente) e não sei o que hei-de fazer. Já tirei as aparas de madeira e substitui o chão só por feno e foi um desastre, mal o pus dentro da jaula começou a espirrar como nunca; depois como vi que até a mim o feno irritava o nariz decidi substituir o chão por uma fina camada de aparas de madeira e finas tiras de papel higiénico (eu já dei uma fungadela bem puxada dentro do saco das aparas e não notei pó nenhum, não é bem serrim, são mm pedacitos de madeira que parece que não libertam nada de pós...) e contrui-lhe a casa só com tiras de papel higiénico (como me recomendava um site inglês). Isto aconteceu tudo ontem à noite, hoje de manhã reparei que ele continuava a espirrar, mas como passou pouco tempo deve ser normal... ou então estou mm metido em sarilhos :(! Se alguém nesse mundo tiver alguma ideia ou já lhe tenha acontecido o mm pf ajudem-me! Obg!

p.s: Viva os gerbos! São uma alegria!!!
p.s.2: Tb não me parece que ele tenha apanhado frio, a temperatura cá de casa ronda os 22 ºC, acho que é razoável.

Abraços gerbilenses! (se quiserem adicionem-me no msn para talvez ser mais rápida a resposta! -> [email protected])
Moya
Membro Veterano
Mensagens: 1426
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Localização: Muitos :)
Contacto:

sábado out 14, 2006 5:00 am

Olá,
Os gerbos não se dão bem com as aparas de madeira... Dai que o mais indicado para eles até seja o Corn Cobs (Carolo de Milho) que não tem pó.
Para já, seria aconselhavel que até usasse apenas papel para ver se a alergia pára.
Mas se o notar letárgico, com dificuldade em respirar ou com pouco apetite deverá contactar imediatamente o veterinário.
As melhoras!
BLaK
Mensagens: 4
Registado: terça out 10, 2006 9:56 am

sábado out 14, 2006 7:00 pm

A única coisa que encontrei de diferente nas lojas para o chão foi o tal litter. Ele tem-se dado melhor e nunca perdeu o apetite, continua com a casa cheia de tiras de papel, para prevenir :|. Só espero que corra tudo pelo melhor, é um membro novo cá em casa, mas já ganhou o seu lugar, sem dúvida ;)!
di_santos
Mensagens: 8
Registado: quarta set 28, 2005 2:19 pm

segunda out 16, 2006 10:47 pm

Não percebo qual o melhor material para a cama dos gerbos...
Neste site http://www.petermaas.nl/gerbils/english.htm recomendam as aparas de madeira mas já vi várias pessoas a dizerem que não é bom.
Quais as hipóteses de "bedding material" viáveis para encher um aquário de gerbos?
Moya
Membro Veterano
Mensagens: 1426
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Localização: Muitos :)
Contacto:

quarta out 18, 2006 3:52 am

di_santos Escreveu: Não percebo qual o melhor material para a cama dos gerbos...
Neste site http//www.petermaas.nl/gerbils/english.htm recomendam as aparas de madeira mas já vi várias pessoas a dizerem que não é bom.
Quais as hipóteses de "bedding material" viáveis para encher um aquário de gerbos?
As aparas podem provocar alergias e no caso das crias até pode chegar à asfixiaco
Na minha opinião a melhor escolha é o corn cobs.
verinha82
Mensagens: 1
Registado: quarta mai 23, 2012 8:36 am

quarta mai 23, 2012 8:45 am

Bom dia...

Venho por este meio pedir ajuda, porque tenho um gerbo da mongolia bebe de 4 semanas...e esta com dificuldade em respirar, parece estar com uma infecção respiratória,e ao respirar da tipo estalinhos...

Se podem dizer algum antibiótico que possa dar ao esquilo bebe, agradecia imenso ou algo que ajude a melhorar

Agradeço a vossa resposta

Obrigada

Vera Almeida
Responder

Voltar para “Gerbo Da Mongólia”