A Sortuda e o Saltitão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Gerbo Da Mongólia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Gerbo
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta abr 12, 2007 6:59 pm

quinta abr 12, 2007 7:55 pm

Bem apresento os meus Gerbos a mais escura cinzenta/preta e a Sortuda escolhida pela minha namorada a historia da sortuda eu não sei pois eu fui buscar a uma loja onde a estavam a oferecer já a tenho desde de Fevereiro ela não tem a cauda toda, perguntei na loja e disseram-me que quando nasceu ou era pequena alguém lhe poderia ter roído a cauda. Por isso eu trouxe para casa e tem o nome de sortuda. No dia 9 comprei um macho o castanho e tem o nome de saltitão, eu não sei se tive sorte mas eles os dois já andam a tentar fazer filhotes será normal? Já que li aqui no fórum que só passado 1 ano e que tiver filhos.
Ficam fotos deles os dois na gaiola.
Esta gaiola e pequena porque a ideia era para eles se conhecerem logo de inicio e parece que resultou, mas tenho outra gaiola guardada com um caixote de acrílico por baixo e por cima dois 2 pisos em rede metálica aqueles que se vendem nas lojas de animais, mas estou a pensar em fazer uma gaiola em acrílico toda em acrílico pois e fácil de furar e fácil de manter e limpar.


Imagem
Imagem
Gerbo
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta abr 12, 2007 6:59 pm

quinta abr 12, 2007 8:45 pm

Tenho e 2 duvidas antes da construção da futura casa dos gerbos.

1 - Quanto tempo demora a uma mãe gerba dar a luz?
2 - Após o nascimento dos filhos eles podem viver na mesma casa para sempre com pais e filhos todos juntos?
<p>www.marciolopes.net</p>
<p>www.transportesemmovimento.com</p>
Gerbo
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta abr 12, 2007 6:59 pm

quinta abr 12, 2007 8:58 pm

Se poderem ficar na mesma gaiola esta gaiola que estou a pensar fazer irá ter bastante espaço para todos. Se não der tenho outro projecto que ira ser de caixotes moldurares para fomar varias familias de gerbos mas em varias gaiolas diferentes.

Fica a ideia para a gaiola.
Imagem

Zona 1 - Camas aquele algodão para eles poderem dormir
Zona 2 - zona com com uma roda
Zona 3 - zona que irá receber tubos e casas para eles brincarem
Zona 4 - zona da restauração ou seja agua e comida
<p>www.marciolopes.net</p>
<p>www.transportesemmovimento.com</p>
TMSurfer
Membro Veterano
Mensagens: 1205
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

sexta abr 13, 2007 10:41 am

Quanto a casa para os gerbos, se tiveres a possibilidade de usar um aquario e melhor, pois eles têm a mania de cavar entao atiram tudo para fora, quanto ao puder deixar juntos... podes, eles nao sao como os Hamsters que comem as crias, ate pelo contrario, ajudam-se mutuamente o macho e a femea a cria-los.

Quanto a criação, Os Gerbos ficam sexualmente maduros a partir das 7-8 semanas, O período de gestação é de cerca de 25 dias mas pode ser mais longo se a mãe estiver a criar outras crias, Após o parto, se não quiser que a fêmea possa ficar logo novamente prenhe, separe o macho por alguns dias, de preferencia com duas gaiolas juntas ou uma separacao no aquario tipo rede, para eles nunca deixarem de sentir os seus cheiros e nao ser tao dificil volta-los a juntar, se adoptar por terrario

As ninhadas podem ir de 1-2 até 11 crias. normalmente têm de 4-6 crias por ninhada.


Eu nunca recomendo algodao para as camas, eu uso sempre feno, e para substrato da gaiola/terrario uso Corn Cobs, atencao as casas, passados uns dias elas ja nao sao as mesmas, o que eram janelas ficam portas, os pés das casas desaparecem, usem de madeira, ainda duram uns bons meses. Existem umas casinhas proprias de madeira para Roedores.

Quanto a roda, têm de arranjar uma roda toda fechada, nao pode ter espaços, pois o rabo deles pode prender nesses espaços e ser arrancado.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Gerbo
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta abr 12, 2007 6:59 pm

sábado abr 14, 2007 1:39 pm

Já agora eles andavam sempre "um em cima do outro a fornicarem" deixaram de *** será que a femea já esta pronta?
<p>www.marciolopes.net</p>
<p>www.transportesemmovimento.com</p>
TMSurfer
Membro Veterano
Mensagens: 1205
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

domingo abr 15, 2007 2:57 pm

Nao consegues saber nos primeiros dias, e atencao, eles nao deixam de tentarem sempre acasalar, a femea e que rejeita pois ja se encontra gravida, agora esperas umas 2semanas e vez como se encontra o crescimento da barriga, atencao, um gerbo gordo nao tem apenas a barriga gorda, tb por baixo da boca, um gravida so mesmo a barriga.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Gerbo
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta abr 12, 2007 6:59 pm

domingo abr 15, 2007 7:06 pm

A nova casa. Hoje os meus gerbos foram a remax e compraram uma casa nova.

Imagem
<p>www.marciolopes.net</p>
<p>www.transportesemmovimento.com</p>
Gerbo
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta abr 12, 2007 6:59 pm

domingo abr 15, 2007 8:43 pm

Já agora o macho consegue subir tudo muito bem soube e desce quando quer. Agora a femea não a vejo a subir ela chega-se ao pe grade para subir mas não soube porque?
<p>www.marciolopes.net</p>
<p>www.transportesemmovimento.com</p>
TMSurfer
Membro Veterano
Mensagens: 1205
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

segunda abr 16, 2007 12:43 am

Falta de confiança, tens de a deixar habituar-se ao novo lar, eu tenho uma femea que teve agora crias, que quando mudou de casa tb nao subia nada, nem por um tubo que facilmente sobem, mas ao fim de uns dias começou a subir tudo e mais alguma coisa, vai deixando-a na parte de cima para ela descer vezes sem conta que acaba por subir.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Gerbo
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta abr 12, 2007 6:59 pm

segunda abr 16, 2007 2:03 pm

Já a apanhei a subir e a descer mas só durante a noite. Mas estou aliviado soube e desce.
<p>www.marciolopes.net</p>
<p>www.transportesemmovimento.com</p>
Gerbo
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta abr 12, 2007 6:59 pm

quinta mai 03, 2007 3:41 pm

Imagem
O saltitão em grande estilo.

Imagem
Sou muito rapido ehehehe. Ele não me consegue apanhar para me fotografar. :wink:
<p>www.marciolopes.net</p>
<p>www.transportesemmovimento.com</p>
Gerbo
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta abr 12, 2007 6:59 pm

terça mai 08, 2007 8:40 pm

Boas noites :lol: Hoje estou muito contente sabem porque? Esta noite nasceram 4 gerbinhos. eheheh
Vejo o Saltitão e a Sortuda sempre a volta deles andam sempre muito preocupados com eles.
Agora que cuidado deverei ter? Não mexer? Dar alguma comida em especial?
<p>www.marciolopes.net</p>
<p>www.transportesemmovimento.com</p>
Gerbo
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta abr 12, 2007 6:59 pm

terça mai 08, 2007 8:48 pm

Imagem
<p>www.marciolopes.net</p>
<p>www.transportesemmovimento.com</p>
TMSurfer
Membro Veterano
Mensagens: 1205
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

terça mai 08, 2007 9:28 pm

Bebés :)
Parabens aos papás.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Gerbo
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta abr 12, 2007 6:59 pm

quarta mai 09, 2007 12:53 pm

Afinal são 6 HEHEHEHEHE

Imagem
<p>www.marciolopes.net</p>
<p>www.transportesemmovimento.com</p>
Responder

Voltar para “Gerbo Da Mongólia”