Nova habitante

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Gerbo Da Mongólia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quinta mai 10, 2007 10:52 am

Boas!
Fui ontem buscar uma gerbilita :wink:
Tenciono fazer ninhadas esporádicas com os meus machos, mas antes disso há algumas dúvidas que gostava que me esclarecessem...
Os meus dois machos estão juntos, já viviam em comunidade um com o outro na loja onde os adquiri, pelo que nunca tive de os habituar um ao outro. Nunca lutaram, nunca vi nenhum magoado. Ao retirar um da gaiola para acasalar com a femea, acham que vai haver problema para os juntar novamente? O que faço caso isso aconteça?
As minhas dúvidas podem parecer um bocado parvas, mas prefiro que corra tudo bem, e como a femea ainda é muito jovem, ainda vou esperar algum tempo para a apresentar aos machos e enquanto isso, vou reunindo informação... :wink:

Obrigado!
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quinta mai 10, 2007 12:50 pm

Elsy_Drummer,

Uma vez que os gerbos sao animais bastante territoriais, um dos machos vai acabar por matar o outro na luta por causa da femea, nao e 1hora que os vais juntar que eles vao acasalar, mas podes tentar. Tenta separá-los 1dia e meter um dos machos com a femea e ver a reação ao junta-los de novo.

Não te esqueças que a femea nao acasala logo, primeiro tem de aceitar o macho e ai sim, talvez acasalem.

Se fores da zona de lisboa, eu tenho 2gerbos para dar agouti, fazem amanhã 3semanas, mas só dou o par, se nao nao tenho possibilidade de dar o outro sozinho. A nao ser que conheceças alguem que queira mais 1gerbo
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Gerbo
Membro
Registado: quinta abr 12, 2007 6:59 pm

quinta mai 10, 2007 7:42 pm

Eu até os aceitava se não tiveres a quem dar.
<p>www.marciolopes.net</p>
<p>www.transportesemmovimento.com</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quinta mai 10, 2007 9:31 pm

TMSurfer Escreveu:Elsy_Drummer,

Uma vez que os gerbos sao animais bastante territoriais, um dos machos vai acabar por matar o outro na luta por causa da femea, nao e 1hora que os vais juntar que eles vao acasalar, mas podes tentar. Tenta separá-los 1dia e meter um dos machos com a femea e ver a reação ao junta-los de novo.

Não te esqueças que a femea nao acasala logo, primeiro tem de aceitar o macho e ai sim, talvez acasalem.

Se fores da zona de lisboa, eu tenho 2gerbos para dar agouti, fazem amanhã 3semanas, mas só dou o par, se nao nao tenho possibilidade de dar o outro sozinho. A nao ser que conheceças alguem que queira mais 1gerbo
Bolas, eu não queria nada ter problemas com os dois tipos, eles dão-se tão bem... :roll:
Já agora, obrigado pela oferta, mas não posso aceitar, tenho lotação esgotada... Só fui buscar a Brody (gerba) porque infelizmente fiquei com uma gaiola vazia após a morte de um dos meus hamsters, mas obrigado!
Se eu souber de alguém de confiança envio PM :wink:
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

sexta mai 11, 2007 12:44 pm

É dificil juntar gerbos que tenham mais de 3 meses de idade ou que não tenham crescido juntos, sem que hajam grandes complicações, a apresentação tem de ser com calma, trocando os animais de territorio para irem conhecendo os cheiros do outro, depois dali a uns tempos, apresenta-los e mesmo assim nunca há garantia que se aceitem, neste caso, é provavel que depois de afastares os machos um do outro para o processo de apresentação á femea que já não voltem a aceitar-se.
Elsy_Drummer
Membro Veterano

sexta mai 11, 2007 2:12 pm

Ora bolas :o
Lá tenho eu de arranjar outra gaiola, tá visto...
Também me ocorreu, devido ao facto de apenas um ir para junto da fêmea, pôr o macho que não vai acasalar junto dela durante um bocado para que um não ficasse ciumento por causa do cheiro a fêmea.
Bom, como mais vale prevenir que remediar, nem vou tentar junta-los depois do acasalamento, não vão eles começar à bulha numa altura em que eu não esteja em casa! Como ainda vou deixar passar algum tempo, até lá compro outra gaiola... Assim de certa forma até é melhor, passo os machos para gaiola e deixo a fêmea no terrário onde eles estão para ter mais espaço para os bebes.
Outra coisa, elas acasalam em qualquer altura, ou existem alturas mais "propicias"?

Obrigado a todos pela ajuda
Ophi
Membro Veterano
Registado: domingo mar 04, 2007 4:38 pm

sexta mai 11, 2007 4:28 pm

O cio é muito frequente, nos hamsters é de 4 em 4 dias, nos gebos tb deve ser á volta disso, se queres realmente fazer a experiencia, deves arranjar uma gaiola dquelas que têm uma divisão ao meio e colocas um de cada lado, ás vezes mesmo pelas grandes conseguem lutar, depois de dois em dois dias trocas a posição deles a femea para a metade do macho e a femea no do macho, vão começar a habituar-se ao cheiro um do outro, isto pode demorar semanas, depois durante algumas horas e sob vigilancia tiras a divisão, até que um dia se tiveres sorte pode deixalos juntos, mas depois deverias deixar o macho a ajudar a criar os filhotes, e o mais certo é a partir daí, todos os meses teres uma ninhada nova :( quanto ao rapaz que ficar sozinho vai sentir a falta da companhia do outro pois são animais sociais dentro da mesma colonia, eu no teu lugar, mas é apenas a minha opinião, tentava arranjar um outro novo macho para apresentar á femea e deixava os outros dois juntos que são felizes assim é há sempre a possibilidade, de já não os poderes juntar mais acabando com 3 gerbos solitarios e menos felizes, que a femea depois de lhe tirares o macho, pode ter outra vez problemas em recebe-lo de volta.
Gerbo
Membro

sexta mai 11, 2007 6:30 pm

Já agora só uma pergunta a quanto é que anda o preço dos gerbos pelas lojas?
sportinguista
Membro Veterano
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm

sexta mai 11, 2007 7:04 pm

Gerbo Escreveu:Já agora só uma pergunta a quanto é que anda o preço dos gerbos pelas lojas?
eu comprei o Sparky por 7€, os outros foram dados porque estavam há imenso tempo na loja e a senhora não gosta de "ratos" 8)
Gerbo
Membro

sexta mai 11, 2007 8:09 pm

Ainda abocado fui a uma loja e a senhora disse-me mas tem cauda as pessoas pensam logo que e um rato vulgar. Antes pelo contrario bem melhor que os hamnsters que ela tinha por la.
Elsy_Drummer
Membro Veterano

sexta mai 11, 2007 9:35 pm

Sinceramente... Começo a perder a coragem :?
Adiante... Eu comprei a Brody por nove aéreos, ainda tive "vai, não vai" mas lá veio... lol
Responder

Voltar para “Gerbo Da Mongólia”