Filhotes!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Gerbo Da Mongólia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quarta ago 08, 2007 12:07 pm

Hoje a minha Brody e o Joe surpreenderam-me! Estava à espera que, caso ela tivesse engravidado e segundo as minhas contas, os bebes nascessem só daqui a duas semanas, mas já nasceram.
Não lhes mexi, pelo que vi são 7 pequenos! :D
Agora, a minha duvida é, e isto já deve ter sido falado mas estou um pouco sem tempo para procurar, posso mexer nos bebes? Devo separar o pai da mae e dos filhos, não há perigo de ele fazer mal aos filhos?
Para além da questão de eu temer que ele magoe os filhos, também não quero que a Brody seja mãe tão brevemente... Eles vão acasalar já?


Desculpem lá a nabice... Obrigado desde já pelas ajudas, estou meeesmo a contar com elas, quero que corra tudo bem :wink:
TMSurfer
Membro Veterano
Mensagens: 1205
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta ago 08, 2007 1:02 pm

Se nasceram esta noite, fica preparada para daqui a 5 a 6semanas ter mais crias, pois ela fica logo com o cio e acasalam novamente, quanto a separar, só é bom caso nao queiras mais, e terás de ficar pelo menos com um macho para juntar ao macho, e uma femea para juntar a femea para nao ficarem sozinhos, pois dificilmente apos separares eles, se vao aceitar novamente de volta.

Se tiveres uma gaiola com separaçao, usa-a para os separar e ficam sempre em contacto um com o outro, isso pode facilitar e facilmente voltar a junta-los, mas se nao queres ter mais crias... ja disse o que podes fazer, ficar com casal de igual sexo em cada gaiola. Quanto ao fazer mal... descansa, o pai trata tanto das crias como a mae, e nao vai haver canibalismo, o macho só não dá de mamar, mas faz o ninho, leva-os de volta para o ninho etc...
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quarta ago 08, 2007 1:07 pm

Obrigado!
Já que fui tarde demais vou deixa-los juntos entao...
E quando estes filhos estiverem mais autonomos, separo o pai para nao engravidar novamente a brody depois da proxima ninhada que ela ja deve esperar... Eu tenho outro macho, vou tentar junta-los novamente e vou entao seguir o conselho e deixar uma femea para fazer companhia à mãe.

Mais uma vez, obrigado :wink:
TMSurfer
Membro Veterano
Mensagens: 1205
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta ago 08, 2007 1:18 pm

Podes já separar, a mae nao vai sentir falta do macho :p
Quanto aos filhotes, deixas crescer, as 3semanas (quando os vires a irem buscar comida ao comedouro) separas os filhos da mae e deixas apenas uma femea, facilmente sexas as femeas as 3semanas, mas tens de ter muito cuidado, ou entao deixas até as 4semanas e mais facil ainda fica de sexar, quanto ao mexer nas crias... podes, eles por norma nao rejeitam, mas melhor mesmo para ter certezas espera uns dias antes de pegares, para ai uns 2dias.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

sexta ago 17, 2007 10:13 pm

Venho dar noticias dos meus meninos!
Estão optimos! super gorduchinhos, já têm pelinho mas acho que ainda não têm os olhos abertos, mas ja se vão arrastando pelo aquário fora eheheh
São 7! um branquinho, um preto, dois cremes, dois castanhitos e um que me parece ser cinzentinho, mas depois confirmo.

Malta, há problema em limpar a gaiola com os bebes? ou seja, tinha de os tirar para outra gaiola, juntamente com os pais e depois voltar a po-los la.
É que a Brody pregou-me uma partida e pariu antes de eu ter limpo o aquário.. estava a contar que ela so parisse esta semana :o

Quando vier de férias ponho aqui umas fotos :wink:
TMSurfer
Membro Veterano
Mensagens: 1205
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

sexta ago 17, 2007 11:29 pm

Podes retirar, eles nao os vao comer descansa :p
Os gerbos apos 2 3 dias de nascerem podem ser retirados da gaiola juntamente com a mae que ela ja nao fara mal, assim que os tem e que pode ser um pouco mau.

Quanto ao abrir os olhos, apos 2semanas e 3dias +- eles começam a abrir os olhos, antes de os abrirem ja andam todos espevitados a andar pela gaiola/terrario, quando fazem 3semanas ja podem ser separados da mae para uma outra gaiola mas se queres deixar o pai com um macho e a mae com outra femea, aguarda ate as 4semanas para puderes sexar facilmente as crias e separares por sexo. Para sexar os gerbos com 4semanas tens aqui um topico criado pelo mqbravo ao qual respondi como sexar ambos: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=47506
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

domingo ago 26, 2007 9:52 pm

Cá estão as pestinhas que contam hoje 18 dias ;)
Tenho mais fotos, assim que tiver mais um tempinho ponho!
Possivelmente irei ficar só com o amarelo mais escurinho (dark eyed honey, penso eu que seja)

Imagem

Ja agora, uma ajudinha com as cores? tive a pesquisar e apenas consigo reconhecer 1 dove, 1 black, 1 DEH... os outros não sei como se chamam as cores... :oops:
O outro clarinho, talvez não seja perceptivel mas não é mesmo branco, é um creme muito clarinho :wink:
São amorosos, estou apaixonadissima!
TMSurfer
Membro Veterano
Mensagens: 1205
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

domingo ago 26, 2007 9:56 pm

vais dar ou vender ? Se nao ficava-te com o DOVE
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

segunda ago 27, 2007 11:07 am

Enviei-te PM :wink:
Gerbo
Membro
Mensagens: 79
Registado: quinta abr 12, 2007 6:59 pm

quarta ago 29, 2007 1:49 pm

Bela ninhada, eu tenho 3 casais e nunca mais há nada. Pararam a produção.
<p>www.marciolopes.net</p>
<p>www.transportesemmovimento.com</p>
TMSurfer
Membro Veterano
Mensagens: 1205
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta ago 29, 2007 1:52 pm

Gerbo, pode ser do calor :p
Muitos ratos/gerbos/hamsters/ratazanas quando está calor a mais... deixam de procriar :p
Os meus como a minha arrecadaçao está sempre com a mesma temperatura de 24º nesta altura :p
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quinta ago 30, 2007 12:07 pm

Os pequeninos estão super bonitos!
Tenho tentado que se habituem às mãos, não só às minhas mas também peço a amigos meus para lhes pegarem e tocarem :wink:
Até os pais estão mais simpáticos eheh
Responder

Voltar para “Gerbo Da Mongólia”