Ontem fomos visitar os nossos meninos em hotel... e à falta da nossa Shiva que está em FAT... soltámos outra Shiva
A pequena estava na box da nossa Lia, e como sempre, muito carente, muito eléctrica e a precisar de muitos mimos, e de queimar aquelas energias
Assim que a tirei... soltei a trela e foi vê-la correr, correr, correr, brincar, descansar, refrescar-se, correr, correr, correr, ser mimada, e correr, correr, correr. Muito corre esta princesa
Não notei qualquer atitude menos boa por parte da Shiva... antes pelo contrário. De frisar que eu nunca tinha entrado mesmo sozinha na box dela, e ela nada estranhou. Portou-se como se fosse mais um dos meus meninos, e que me conhece à tempos...
Comigo ao hotel, muitos de vós sabem que levo visitas, e por vezes mesmo crianças… inclusivamente adolescentes, muito frequentemente. E nunca a Shiva teve alguma atitude menos própria, ou até “agressiva” para com nenhuma delas, muito pelo contrário. É sempre aquela cadela dócil, sedenta de mimos, atenção e muitas festas.
Não sou madrinha da pequena, e ontem por falta de tempo quando liguei à Rita para pedir autorização para passear a Shiva, esqueci-me de dizer uma coisa que acho extremamente importante…
Não se esqueçam que, a mal ou a bem, qualquer episódio que se tenha passado, foi um acto isolado, uma vez que a Shiva nunca demonstrou essa sua faceta para mais ninguém.
Não podemos “conotar” um animal de determinadas características, sem o mesmo ter sequer sido avaliado um por treinador, pessoalmente. Aliás… uma das coisas que muitos treinadores me dizem é que nunca se pode avaliar um animal apenas por o que explicamos dele… nunca. Tem sempre de ser visto, e avaliado… contanto todo o episódio que se passou, por diferentes pessoas, até se perceber o que pode ter levado a esse episódio.
Não esquecer factores determinantes para o que pode ter acontecido… a Shiva estar num local completamente desconhecido, com pessoas que desculpem a expressão, mas lhe são completamente estranhas, com quem apenas conviveu algumas vezes (e falo da adolescente principalmente), colocada num local com mais animais (e por mais que não tenha havido contacto, eles sentem), tudo isto induziu muito parte do stress à cadelita.
E claro… não nos podemos esquecer do principal… a Shiva tinha acabado de ser esterilizada, estava a fazer um pós-operatório… tinha uma costura a sarar, como é possível a pequena não ter dores nenhumas?
Qualquer animal, sujeito a situações de stress, com dores, num local estranho, com pessoas completamente estranhas, e quando lhe tocam perto do local onde lhe dói, responde da forma que dizem que a Shiva respondeu. Aliás… a pergunta é mais: qual cão não faria exactamente o mesmo que a Shiva fez?
Já para não falar que mesmo a pequena sendo adolescente… eu não colocaria uma cadela que não conheço de lado algum em termos de comportamento, sujeita a todo aquele stress, a dormir com uma adolescente com quem ela não convive…
Compreendo que não houvesse outra solução… mas foi um risco que correram, e que correu mal, na minha modesta opinião, por todos os factores que enumerei anteriormente.
É óbvio que isto que escrevi não quer dizer que a Shiva não seja uma cadela sofrida, que sofreu maus tratos, que por si só é muito carente e sedenta de mimos e atenção… não digo que não tenha de ser avaliada, e quiçá até ter aulas de treino.
Mas sejamos honestos… o que aconteceu, poderia ter acontecido com qualquer cão, nas mesmas condições que isso aconteceu.
Não podia ficar ser dizer isto… desculpem.
Vamos lá às fotos lindonas desta “borrega” linda, e a vídeos bem gostosos das suas maravilhosas corridinhas
E a tua oportunidade princesa? Para quando será?