Filhote de gato abandonado nas Olaias

Fórum para tópicos de animais para adoptar.
Responder
Sloppes
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado jun 11, 2011 7:13 pm

sexta set 23, 2011 5:00 pm

Um gatinho preto, aparentemente com 2 a 3 meses de idade foi encontrado num relvado nas Olaias. Tem uma pata ferida possivelmente resultado de alguem arremeço ou tentativa do mesmo. É muito arisco e tem sido alimentado por alunos da escola.

Fotografias:
http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 793&type=1
KavakoSilva
Membro Veterano
Mensagens: 597
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

sexta set 23, 2011 7:32 pm

O gatinho não será arisco, mas estará sim muito assustado, ainda para mais com a violência de que terá sido alvo. Ele precisa de:

1. Arranjar uma FAT (família de acolhimento temporário) que cuide dele até ser adoptado.

2. Ser capturado, com recurso a uma armadilha para gatos (de outra forma não será possível capturá-lo).

3. Ser levado de imediato a uma clínica veterinária.


Eu não consegui ver as fotos (além de não ter livro das fronhas, carrego no link e não funciona). Não seria má ideia, tendo acesso a elas, pô-las aqui, recorrendo a um site de alojamento de imagens, seguindo este procedimento:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=63141
Sloppes
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado jun 11, 2011 7:13 pm

sábado set 24, 2011 12:12 am

Pois,usei mal o termo arisco. O que é certo é que foge de nós e com toda a razao. Estamos sempre a mudar-lhe a agua e o leite proprio para gatos pois enchem-se de formigas. Gostava mesmo que alguem o acolhece. É uma criança, está sempre a brincar com os arbustos como pode e de uns dias para cá ja engordou um bocainho. Ele vive numa especie de gruta no meio de folhas e galhos e até tentamos ver se encontravamos mais algum mas não, ele está sozinho. Nao sabemos se foi mesmo abandonado, ou perdeu-se (?) ou outra coisa qualquer. Temos medo que ele desca da relva e venha cá para a auto estrada onde é muito movimentada.
Nao temos hipoteses de ficar com ele visto que temos outros animais em casa e cujo no meu caso nao aceita outro. Somos alunas da escola e nos intervalos tratamos dele.

Seguem aqui as fotos:

http://tinypic.com/r/dnc8ch/7

http://tinypic.com/r/2gseg08/7

http://tinypic.com/r/1zn3jat/7
KavakoSilva
Membro Veterano
Mensagens: 597
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

sábado set 24, 2011 5:25 pm

É muito bonito, o gatinho, mas parece ter mais do que 2 ou 3 meses, talvez uns 4 ou 5. Também não posso acolhê-lo, porque tenho sete gatos. A prioridade neste momento é arranjar-lhe uma FAT; abra um tópico aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=173 a pedir uma FAT para ele, e abra também um no fórum do site www.felinus.org.

Que tipo de ferimento tem ele na pata? Se o ferimento for muito grave, talvez se deva apanhá-lo para ser tratado mesmo sem ter ainda uma FAT.
Sloppes
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado jun 11, 2011 7:13 pm

sábado set 24, 2011 8:28 pm

Ele anda com uma pata a coxear. Uma voluntária do canil onde faço voluntáriado com cães conseguiu arranjar desparasitantes externos para gatos. Vou buscar na Quarta feira. Vou publicar isto nos sites que me disse. Obrigado.
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda set 26, 2011 11:12 am

Aqui há uns meses via, por vezes, uma família composta por mãe e bebés, todos pretos, a atravessar uma calçada muito movimentada, aí perto. Vinham (ou iam) para um quintal que devia ser a casa deles. Talvez esse gatinho seja um dos bebés que se tenha perdido da família.

Sloppes, seria muito bom se conseguisse apanhar o gatinho, pondo um petisco dentro de uma transportadora, e levá-lo à Sociedade Protectora dos Animais, aí na Rua Barão de Sabrosa, n.º 318, para tratar da patinha. Sendo vocês estudantes e sendo o gatinho de rua, podia ser que tratassem dele sem vos levar nada (ou levando pouco).

Tentem fazer cartazes e divulgá-lo aí na escola, nos cafés, nas lojas, para verem se alguém o adopta ou, pelo menos, pode recolhê-lo até lá. Há também aí um veterinário na R. Prof. Mira Fernandes, ponham também uma fotografia do gatinho lá. Sozinho, magoado e no sítio onde está, as probabilidades dele são muito poucas…

Mas convém manterem segredo sobre o sítio onde ele está. Assim como há gente que, como vocês, gosta de animais e quer ajudá-los, também há o contrário. Ponham-lhe também algum granulado, para ele ir comendo algo mais sólido. Para evitar as formigas, podem pôr esse recipiente dentro de outro, previamente cheio de água.

Se arranjarem quem o recolha, falem bem com essa pessoa e entreguem-no em casa dela, para verem como fica. Há por aí gente que se dedica a retirar animais da rua para os ter em condições ainda piores.

Parabéns por estarem a ajudar esse pequenino, a melhor das sortes para ele, e vá dando notícias, por favor.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Sloppes
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: sábado jun 11, 2011 7:13 pm

terça set 27, 2011 5:47 pm

Há uma rapariga na escola que foi este fim de semana tratar dele e disponibilizou-se a 'adopta-lo' mas ainda nao conseguiu apanha-lo.
Quanto a pata, parece estar melhor visto que ja anda a correr de um lado para o outro.
Ainda continuamos a tratar dele, mudando a agua, comida e patê.
Como as Olaias tem zonas problematicas, é complicado tratar de todos. Mas como a escola, tem uma grande comunidade a favor do tratamento etico dos animais e até mesmo vegetarianos como nós, tentamos fazer os possiveis para pelo menos prolongar-lhes a vida dando-lhes alguma dignidade de sobrevivencia. É o minino que podemos fazer por eles. Muito obrigado por disponibilizar o seu tempo para me ajudar. Faço voluntáriado com cães abandonados e nunca tive contacto assim com gatos e a senhora ajudou-me imenso.
Responder

Voltar para “Animais para Adopção”