a castração não aumenta o tamanho, há é mais tendência para engordar, mas depende dos gatos. Tenho uma gatona esterilizada enorme, grande mesmo, e quando vivia em aartamento engordou bastante, eram mais de 6 quilos de gata. Veio para mim com 4 quilos e um ano de idade, nascida e criada na rua. Desde que me mudei para uma aldeia, voltou a ser gata de rua, embora venha dormir a casa várias vezes, sobretudo nas noites mais frias, e vem comer todos os dias. A actividade física fê-la gastar a gordura e agora está uma gatona robusta e musculada, com menos de 5 quilos. Tenho outro que é grandão, macho castrado com 2 anos, enorme... também era gato de rua, embora uma senhora tomasse conta dele (costumo brincar, dizendo q ele foi vendedor de castanhas na baixa lisboeta). Também a vida em cativeiro o fez engordar, mas a actividade física pô-lo em forma. Continua enorme, com quase 7 quilos, mas nada gordo... está composto. E todos os meus outros gatos, todos castrados e esterilizadas, mantêm-se "normais", as gatas entre os 2,5 kg e os 3,5 e os machos entre 3,5 e 5 quilos. A alimentação contribui muito, claro, assim como os genes e a actividade física.
A título pessoal, mesmo gostando de todos, tenho preferência por fêmeas, especialmente tricolores ou tartaruga, acho-as mais resistentes e senhoras do seu nariz. Se forem gatas "mau feitio" ainda gosto mais, mas isso deve-se à minha primeira gata, tricolor, pespineta, malvadinha.... mas quando é doce, é a mais doce das criaturas, tenho uma paixão assolapada por ela.
podendo escolher, não pense muito em tamanhos, o gato doméstico não varia assim tanto. Veja com qual sente mais empatia... e se puder, adopte logo dois: sendo irmãos, já não tem de andar com apresentações (há por aqui uns tópicos que enumeram as vantagens de adoptar 2 em vez de apenas um). E como pode esterilizar gratuitamente e as listas de espera são longas... marque logo a esterilização!