Procuro gatinho para adopçao

Fórum para tópicos de animais para adoptar.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta fev 29, 2012 4:53 pm

leonildecarvalho Escreveu:
under666 Escreveu:Nao tenho gatos, mas tenho uma criança com dois anos o que é ainda mais preocupante...
Tive cá em casa uma ninhada vinda do Canil, extremamente doentes, e no entanto nada foi transmitido á minha neta que ainda só tinha 2 Anos :wink:

Leo
E estão todos de saúde, e lindos. :D

Já agora, under666, com que idade está o gatinho que quer adoptar?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
under666
Membro Júnior
Registado: sábado fev 25, 2012 8:36 pm

quarta fev 29, 2012 5:37 pm

o gato nasceu ha cerca de uma semana =X
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta fev 29, 2012 6:04 pm

Pois, assim ainda tem mesmo de estar com a mãe.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
under666
Membro Júnior

quarta fev 29, 2012 7:25 pm

sim ainda tera que ficar pelo menos 5 semanas mais

Tenho duas duvidas em relaçao aos gatos, no gatil dixeram-me que ainda nao e possivel ver o sexo do gato eu gostaria de saber a partir de que idade e possivel ver.

Outra duvida e que eu quero uma gata em vez de um gato visto que ja me disseram que o gato castrado fica enorme e se for gata nao ficara tao grande. Mas tambem ja li que isso depende muito da quantidade de raçao que e dada ao gato nao tem muito a ver com o sexo. agora fico na duvida
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta fev 29, 2012 8:19 pm

É mais difícil mas não impossível. Um Vet tem a obrigação de saber ver mas também tem o direito de se enganar 8)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano

quarta fev 29, 2012 9:03 pm

É precisamente nos primeiros dias de vida que se vê melhor, depois só lá mais para a frente (julgo que a partir do mês de idade, mas já não estou certa).

Da minha experiência, o facto de o animal se tornar grande não tem a ver com o sexo. Tem algo a ver com a alimentação, sim: se se der uma boa alimentação, o animal desenvolve-se em pleno e, se estiver na estrutura dele ser grande, pois será grande. Para mim, independentemente do sexo e da alimentação, o mais determinante mesmo é a estrutura do gato, os genes que herdou.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta fev 29, 2012 10:27 pm

a castração não aumenta o tamanho, há é mais tendência para engordar, mas depende dos gatos. Tenho uma gatona esterilizada enorme, grande mesmo, e quando vivia em aartamento engordou bastante, eram mais de 6 quilos de gata. Veio para mim com 4 quilos e um ano de idade, nascida e criada na rua. Desde que me mudei para uma aldeia, voltou a ser gata de rua, embora venha dormir a casa várias vezes, sobretudo nas noites mais frias, e vem comer todos os dias. A actividade física fê-la gastar a gordura e agora está uma gatona robusta e musculada, com menos de 5 quilos. Tenho outro que é grandão, macho castrado com 2 anos, enorme... também era gato de rua, embora uma senhora tomasse conta dele (costumo brincar, dizendo q ele foi vendedor de castanhas na baixa lisboeta). Também a vida em cativeiro o fez engordar, mas a actividade física pô-lo em forma. Continua enorme, com quase 7 quilos, mas nada gordo... está composto. E todos os meus outros gatos, todos castrados e esterilizadas, mantêm-se "normais", as gatas entre os 2,5 kg e os 3,5 e os machos entre 3,5 e 5 quilos. A alimentação contribui muito, claro, assim como os genes e a actividade física.

A título pessoal, mesmo gostando de todos, tenho preferência por fêmeas, especialmente tricolores ou tartaruga, acho-as mais resistentes e senhoras do seu nariz. Se forem gatas "mau feitio" ainda gosto mais, mas isso deve-se à minha primeira gata, tricolor, pespineta, malvadinha.... mas quando é doce, é a mais doce das criaturas, tenho uma paixão assolapada por ela.

podendo escolher, não pense muito em tamanhos, o gato doméstico não varia assim tanto. Veja com qual sente mais empatia... e se puder, adopte logo dois: sendo irmãos, já não tem de andar com apresentações (há por aqui uns tópicos que enumeram as vantagens de adoptar 2 em vez de apenas um). E como pode esterilizar gratuitamente e as listas de espera são longas... marque logo a esterilização! :)
under666
Membro Júnior

quarta fev 29, 2012 11:16 pm

fiquei esclarecidissimo obrigado... eu estava mais caido para uma gata visto nao haver o chamado marcaçao de territorio.
Tassebem
Membro Veterano

quarta fev 29, 2012 11:40 pm

Não há bela sem senão, under666. Os machos têm esse inconveniente, que não acontece com uma castração atempada; as fêmeas têm o cio, que também não acontece se forem esterilizadas atempadamente.

Mas siga o conselho da sxmota e marque a castração/esterilização logo que adoptar o gatinho, que as listas de espera no canil são longas.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta fev 29, 2012 11:44 pm

ah, mas se o macho for castrado antes de começar a marcar território, ou logo no início, esse problema também não se põe. Eu mando castrar os meus entre os 5 e os 10 meses de idade - os comportamentos que indicam maturidade sexual também variam de gato para gato, mas aí pelos 6, 7 meses, é boa idade. A esterilização das femeas também pode ser feita a partir dos 4 meses (se tiverem peso para isso), normalmente é aos seis. É preferível que seja antes do 1º cio, e às vezes os cios são "silenciosos", não há qualquer comportamento que indique. Já sucedeu com uma das minhas gatas, só soube que tinha estado com o cio porque desenvolveu piómetra (uma grave infecção do útero, com ou sem corrimento, que pode levar à morte se não for detectada - e o útero retirado - a tempo). Safou-se graças a uma coriza, que me levou a correr com ela para o vet, e aroveitei para indicar um "redondinho" suspeito na barriga. Já outra gatita fez uma berraria tal logo no primeiro dia de cio, que foi esterilizada no 2º dia! Os riscos de hemorragia são mínimos, porque não ocorre sangramento, como nas cadelas.

Mas tanto femeas como machos podem fazer eliminação inapropriada, em caso de infecções urinárias ou problemas comportamentais - formas de protesto, de desagrado.... de qualquer forma, o cheiro da urina é muito mais suave nos animais esterilizados. :)
under666
Membro Júnior

segunda mar 12, 2012 3:46 pm

Hoje liguei para o gatil para saber o estado da ninhada se estava tudo bem visto que as primeiras semanas sao vitais para os gatinhos, e apos duas semanas foi me dito que está tudo bem e as coisas estao a correr bem.

O que achei estranho foi a senhora dizer que assim que as crias tivessem 4 semanas de vida eu ja poderia ir recolhar o gatinho que adoptei, mas achei estranho porque o ideal seria retirar a cria da sua mae com cerca de 2 meses, mas por outro lado seria bom tira-lo daquele gatil o quanto antes visto que aquilo parece ser um pesadelo para qualquer animal.
Responder

Voltar para “Animais para Adopção”