Portimão, Max, gato jovem, preto e branco, 4-1 patinha

Fórum para tópicos de animais para adoptar.
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

segunda jan 12, 2009 1:00 pm

Não coloquei as fotos ainda mas depois coloco Aguilo. Meu canito está em recuperação e o stress e os nervos antes da operação não me deram muito tempo nem disposição.

Já dei algumas dicas por email, ele só está aí há uma semana e eu levei cerca de 2 para que ele saísse debaixo da cama chamando por exemplo. Metia-se lá debaixo e tinha de me deitar no chão ao comprido para o apanhar. Com o meu cão nunca tive problemas excepto quando ele vinha excitado da rua e o Max assutava-se com o espalhafato mas nunca arranhou nem levantou a pata, apenas soprou. O que ele tem é medo! Há gatos que definitvamente não gostam de cães, mas não me parece o caso. Não podemos esquecer que foi um gato apanhado da rua com um ferimento enorme que lhe levou uma patinha (embora ele viva perfeitamente sem ela, aí em casa já devem ter reparado que ele mexe o terço de fémur que ele tem quando tem comichão desse lado, embora obivamente não consiga coçar nada) e passou por uma fase complicada. Esteve um mês em minha casa mas com barulhos e movimentos repentinos assustava-se ainda por vezes. Por isso depende da reacção da cadelinha também. Se ela ignorar melhor. Se sentir curiosidade que também é normal é ir estando de olho. O Max também tem curiosidade, com o meu cão Às vezes ia mesmo ao pé dele (especialmente se ele estivesse a dormir, pois sentia-se mais à vontade). Com gatos, que são animais diferentes dos cães, a adptação é um pouco mais lenta na maioria das vezes. Mas é preciso insistir sempre com supervisão. Tê-los sempre separados sem se verem torna-se um processo mais lento. Vá não desistam é preciso tempo e paciência. Mas se assim o decidirem ele vem de volta...
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Aguilo
Membro Veterano
Registado: segunda jul 10, 2006 3:50 pm

quarta jan 28, 2009 2:32 pm

Bom... Vou deixar aqui o email que escrevi à Elsa. Com muita pena minha, não consigo que o Max se adapte nem à presença de cães, nem à presença, recente da sua companheira felina (uma gatinha de 5 meses, pequena, como ele).
Adoramos o Max (a minha filha já chora com a possibilidade de não ficarmos com ele) mas estou neste momento a ponto de o devolver à FAT. Aceito opinões de quem tenha gatos com cães, e gatos muito ciumentos que não aceitam outros gatos.

"Olá Elsa
Deve ter visto ontem o meu sms. O Max não suporta a Inca, tem ciúmes ou medo e está cada vez mais agressivo. Faz um silvo/uivo (aquele barulho característico de quando eles estão muito perturbados), sopra e ataca. Em certos momentos até eu tenho medo dele, embora ele nunca nos tenha atacado a nós; como ele está muito agressivo pela presença da Inca, qualquer movimento brusco desencadeia um ataque. Não sei se será a minha falta de jeito, se for lamento, mas sinto que o Max prefere, sem dúvida, ser filho único. Digo isto apenas porque se ele não se dá com os da própria espécie, como será com os cães? De dia para dia a perturbação e agressividade dele aumentam. As minhas experiências de passeios pela casa com ele têm sido horríveis.

Eu não sabia que a Elsa tinha mais gatos. Podia ter logo tentado juntar o Max aos seus (como esteve a Inca na FAT dela) e possivelmente tinha-se evitado esta adaptação mais tardia a outros animais. Não sei... A Elsa é que sabe, tem mais experiência.

Eu não posso mais sustentar esta situação, de ter o Max preso e os passos dos meus cães e do Max todos controlados. A minha casa tornou-se cheia de "circuitos fechados". Uns não podem sair de determinado espaço, outros não podem lá ir.

A Inca já pode andar à vontade pela casa, porque não há problema com os cães. Nunca se mostrou agressiva com eles ou com o Max. Quando está no meu colo não se perturba e quando está no chão só foge quando algum deles se aproxima. Ainda não confia neles, mas também não fica agressiva, foge.

Como lhe dizia ontem adoramos o Max. Em meiguice supera muitissimo a sua mana felina. Adora mimo, pede mimo, encosta-se, anda atrás de nós. A falta de uma pata deve ter-se traduzido em meiguice redobrada. Seria um óptimo gato para uma pessoa que só quisesse um e estivesse muito tempo em casa.

Ao contrário dele, a Inca só pensa em tolices, arranha tudo e só quer fugir do nosso colo e ir brincar.

Eu sinto que já dei o tempo necessário ao Max de se adaptar aos irmãos de 4 patas. Senti da sua parte desilusão por eu o não ter deixado ir para junto dos cães. Mas sou sincera, ele nem ao colo suportava a presença da Terra, como é que eu o poderia deixar andar à vontade com a Terra por perto? Se ele se tornou um pequeno "tigre furioso" com a presença da Inca, como seria com as malucas das minhas cadelas a quererem cheirica-lo?

Vou-lhe pedir para receber de novo o Max e coloca-lo para adopção.
Pode subir o tópico dele na Arca de Noé, que eu assumo a devolução e a minha incapacidade de o ajudar a adaptar à presença dos amiguinhos de 4 patas.
talvez devesse ressalvar estes aspectos, da dificuldade que ele tem em lidar com a presença de cães e gatos no mesmo espaço, de partilhar o wc, taça de comida, quartos... a casa com outro gato (ele simplesmente não deixa a Inca aproximar-se de nada!).

Lamento muito Elsa, preferia mil vezes que a Inca e o Max se estivessem a dar bem e e que, como a Inca (que só chegou há 4 dias atrás), o Max já estivesse a andar pela casa toda sem eu me preocupar com a segurança dos meus cães e do próprio Max.

Em relação à falta de uma pata. Nem se dá conta. O Max é um gatinho lindíssimo."
Aguilo
Membro Veterano

quarta jan 28, 2009 2:51 pm

Alguém tem sugestões? O que é que eu faço?! Pessoas que tenham passado por isto.... :roll:
sorayacatarina
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Dreik,
Gugui
Vicky

quarta jan 28, 2009 3:03 pm

Olhe eu passei por o mesmo... mas fo mais ao contrário...

Eu tinha um gato, já com os seus belos sete oito meses, e levei lá para casa o pitbull do meus namorado... juntamo-nos e tal... bem nem queira saber, o meu gato ficou PIURSO, ele gritava, bufava, uivava, o gato tinha uns olhos diabólicos.. andei perto de uma semana sempre á procura dele pela casa.. também era agressivo mesmo no colo com o cão lá perto... Mesmo no nosso colo ouriçava-se todo!

Mas com o tempo foram-se habituando... um ao outro, de vez em quando a curiosidade de gato falava mais alto mal apanhava o cão de costas ia dar uma cheirada nele, mal o cão se virava o gato punha-se a milhas!

Mas eu gostava tanto dos dois, nunca pus nem hipotese de mandar nenhum dos dois para outra casa, não se haviam de matar... também chegou a arranhar o nosso cão! O cão tem uma paciencia de santo nunca lhe rosnou tão pouco..

Já com o segundo cão que levamos para casa, ele ainda bufou e ficou masmo "chateado" conosco... nem queria os nossos mimos depois de se habituar ficaram os melhores amigos de brincadeira... quanto ao terceiro uma bebé cachorrinha.. já nem ligou só quiz brincar..

Acredite que foi dificil também a adaptação com o primeiro cão muito mesmo.. o meu gato tem a mobilidade toda claro podia subir..

Mas na minha opinião faça o seguinte arranje um arranhador daqueles com pisos e adapte uma rampa para ele subir... acho que seria uma boa ideia... mesmo. e ensina-lo a subir lá ...

Não desista! Já agora quantos dias estão juntos o cão e o gato?

Cumps
sorayacatarina
Membro Veterano
Dreik,
Gugui
Vicky

quarta jan 28, 2009 3:05 pm

Olhe eu passei por o mesmo... mas fo mais ao contrário...

Eu tinha um gato, já com os seus belos sete oito meses, e levei lá para casa o pitbull do meus namorado... juntamo-nos e tal... bem nem queira saber, o meu gato ficou PIURSO, ele gritava, bufava, uivava, o gato tinha uns olhos diabólicos.. andei perto de uma semana sempre á procura dele pela casa.. também era agressivo mesmo no colo com o cão lá perto... Mesmo no nosso colo ouriçava-se todo!

Mas com o tempo foram-se habituando... um ao outro, de vez em quando a curiosidade de gato falava mais alto mal apanhava o cão de costas ia dar uma cheirada nele, mal o cão se virava o gato punha-se a milhas!

Mas eu gostava tanto dos dois, nunca pus nem hipotese de mandar nenhum dos dois para outra casa, não se haviam de matar... também chegou a arranhar o nosso cão! O cão tem uma paciencia de santo nunca lhe rosnou tão pouco..

Já com o segundo cão que levamos para casa, ele ainda bufou e ficou mesmo "chateado" conosco... nem queria os nossos mimos depois de se habituar ficaram os melhores amigos de brincadeira... quanto ao terceiro uma bebé cachorrinha.. já nem ligou só quiz brincar..

Acredite que foi dificil também a adaptação com o primeiro cão muito mesmo.. o meu gato tem a mobilidade toda claro podia subir..

Mas na minha opinião faça o seguinte arranje um arranhador daqueles com pisos e adapte uma rampa para ele subir... acho que seria uma boa ideia... mesmo. e ensina-lo a subir lá ...

Não desista! Já agora quantos dias estão juntos o cão e o gato?

Cumps
Aguilo
Membro Veterano

quarta jan 28, 2009 3:13 pm

Obrigada mesmo!

O Max está em minha casa há cerca de 15 dias. A experiência que tive com ele junto de cães é sempre com o Max ao colo e quem fica toda arranhada sou eu (já visto um casaco grosso para me proteger). Não sei como os hei-de juntar, exactamente por isso, porque o Max tem mobilidade reduzida e ataca. Ao mesmo tempo não quero nenhum dos meus cães arranhados. O Max entrou numa família em que existem 4 cadelas! Imagine o que é para ele entrar assim numa casa.

Mas no Sábado fui buscar uma gatinha de 5 meses, a Inca, (o Max agora deve ter 6 meses) e depois de um dia separados coloquei-os juntos em dois quartos que estão ligados por uma casa-de-banho, e desde aí o Max tem andado furioso. Não deixa a gatinha utilizar o wc, ataca-a constantemente, ao ponto de ela ficar no fundo da transportadora sem se mexer, se ele estiver por perto.

A Inca pelo contrário, é uma tola, despreocupada. Só quer brincar, sopra quando vê um dos cães e foge. Cheira tudo, sopra, eriça-se, mas não ataca...

Como é que um gato assim se adapta a tantos animais? como é que ele se adapta aos cães se nem sequer a uma gata bebé consegue adaptar-se?

Obrigada.
Aguilo
Membro Veterano

quarta jan 28, 2009 3:14 pm

Claro que já coloquei um wc para cada um etc.... Mas isto não é praticável :(
Aguilo
Membro Veterano

quinta jan 29, 2009 9:41 am

:roll: Mais alguém pode dar uma opinião?
sorayacatarina
Membro Veterano
Dreik,
Gugui
Vicky

quinta jan 29, 2009 10:47 am

Se ele isto é a minha mera opinião, nunca teve ligação com outros animais, eu até acho normal o pobre bixano ter estes ataques furiosos... :?

Talvez eu tentasse uma aproximação um pouco mais lenta... todos os dias um bocadinho.. seria mesmo de nivel ele ter (se houver possibilidades claro! sei como é) um local dele, a uma distancia relativa do chão, com a rampa... claro fazer a experiência com algo semelhante primeiro, não vá ter gastos e não servir depois... também olho a isso.. para ele se refugiar se quizer quando aparecer uma das cachorras..

Cumps
Aguilo
Membro Veterano

quinta jan 29, 2009 10:50 am

Obrigada pela ajuda.
elsasmc
Membro Veterano
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quinta jan 29, 2009 11:08 pm

Dulce, se realmente a decisão está tomada é ver quando há boleia para o Max voltar. Não pode ser já já pois estou com uma gata em cio, que não pode ser esterilizada já pois fracturou a bacia e neste momento não podemos fazer castração do Max pois estamos sem dinheiro, temos de guardar para alguma gata em risco de gravidez.
Tenho pena que não tenham intensificado mais a adaptação com a cadela. A reacção dele à gata é mais que normal, ele chegou primeiro, ela chegou há dias e enquanto há animais que quando tem medo acomodam-se o Max prefere dar ares de "não te metas comigo" mas isso é mais bluff que outra coisa não creio que houvesse algo sério.

As minhas também sopram e ficam chateadas quando tenho alguns gatos em FAT. O Max teve contacto com o meu cão, pacífico e calminho e algum com a Flor mas não muito. Também esteve algum tempo ao pé das minhas gatas elas resmungavam mais que ele, mas o Max estava sempre dentro de casa e as minhas gatas passam a maior parte do tempo no sotão a dormir e no terraço a apanhar banhos de sol (que não tem acesso à rua felizmente) pelo que não foi convivência a toda a hora nem partilha de coisas.

Dulce dá para colocar fotos dele sff?
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Aguilo
Membro Veterano

sexta jan 30, 2009 9:48 am

Olá Elsa. Obrigada por ter respondido.
O Max tem tido todo o mimo e carinho que possa imaginar. Gosto mesmo muito dele, mas sinto que a minha casa não é o melhor para ele:

- Para além da Terra (que está quase sempre em casa), adoptei a Brity (que por enquanto vem comigo para o trabalho, mas que terá que começar a ficar em casa). A Brity é eléctrica :lol:
- A minha Luna de vez em quando também gosta de entrar e eu deixo, embora não dê muito jeito ter uma cadela daquele tamanho deitada no meio da sala (apesar dela ser muitíssimo mais sossegada que as pequeninas).
- Sou, além disso,FAT da Teli (e digo sempre que deixo ir uma para adopção que foi a última vez que fui FAT, mas acabo por não cumprir o "nunca"). A Teli está durante o dia, quando eu saio de casa, na rua, mas quando eu chego vem para dentro de casa. E aos fins-de-semana está sempre lá dentro.
- Haverá sempre cães "novos" lá em casa.
- A Inca veio compôr aquilo que eu pensava ser o ideal para o Max, ter outro gato na casa. Mas não foi isso que aconteceu. Acredite em mim quando lhe digo que o Max ataca sucessivamente a Inca sem que ela se "meta" com ele. Basta que ela saia da transportadora, onde lhe fiz a caminha, para ele vir direito a ela. Nem sequer é preciso que a Inca lhe sopre.

Acredite que eu quero mesmo o melhor para o Max e a minha casa não é o melhor local para ele. Continuo a dizer que ele seria um óptimo "filho único", porque é um mimalha de primeira. E digo-lhe com a maior sinceridade que numa próxima adopção talvez fosse conveniente fazer ver a quem fique com ele que, talvez devido à sua menor mobilidade, ele não foge, prefere atacar.

Quanto é que fica a castração do Max para a ADAP? Normalmente vocês têm preços especiais e eu posso oferecer a castração do menino.

Esta decisão, Elsa, não foi tomada de ânimo leve. Para além de considerar sempre os animais que adopto como membros da família o Max é um gato adorável. A minha filha mais velha vai ter dos maiores desgostos porque o adora, e isso pesa muito. Mas também não posso ignorar tudo o que lhe digo aqui.

Peço imensa desculpa e peço que acredite em mim. Com a Inca está tudo a ser diferente. Faz muito mais asneira, é muito mais arisca, mas não entra em pânico nem fica furiosa à menor alteração em casa. Apenas se esconde.
Aguilo
Membro Veterano

sexta jan 30, 2009 10:10 am

Envio-lhe fotos sim, Elsa, agradeço que coloque porque eu tenho sempre que pedir a alguém para colocar.
elsasmc
Membro Veterano

sábado mai 02, 2009 10:10 pm

O menino Max continua à procura de um lar definitivo. Já foi castrado.

Entretanto ainda não surgiu um lar definitivo e de preferência que não seja um entra e sai de animais como o meu. Ele precisa de um dono só para ele. É muito carente.

Aproveito para dizer que o Max é daqueles gatos cola. Segue-me para todo o lado, farta-se de pedir mimo e chamar a atenção. Derrete-se ao colo que nem um bebé e faz um romrom delicioso. Tanta gente que quer um gato mimalho tem aqui uma chance.

Relembro que um gato com 3 patas faz tudo o que os outros fazem. Anda, corre, brinca, salta (menos alto), vai ao wc, etc...

Imagem

Imagem
</p>
Aguilo
Membro Veterano

segunda mai 04, 2009 10:41 am

Foi comigo que esteve o Max, e pelas razões que a Elsa apresenta (animais a entrar e a sair e vários animais em casa) não pude ficar com ele.

O Max é mesmo um gato adorável, que adora companhia e colo, ronrona como um motorzinho mal nos aproximamos e está sempre com marradinhas a pedir festas. Para quem quiser companhia é o gato ideal.

Boa sorte querido!
Responder

Voltar para “Animais para Adopção”