Dumba, cadela jovem, porte médio, meiga e dócil - Lx

Fórum para tópicos de animais para adoptar.
Responder
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo abr 10, 2011 4:55 pm

Lulu, esta fotografia tem dois meses, e da última vez que fui ver a Dumba a feridinha já quase não se notava. Atribuí a algum encontro menos feliz da Dumba com outra cadela do espaço, uma vez que, no início, a Dumba demorou a ambientar-se.

Já agora, pergunto (percebo muito pouco de doenças de cães) se este tipo de feridas costumam ser sintoma de leishmaniose, e se há outros sintomas. A Dumba tem estado muito bem, felizmente.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo abr 10, 2011 5:46 pm

Tassebem, a ferida parece-me a de uma picada de insecto. Mesmo que fosse de outro cão, acho pouco normal a perda de pêlo à volta. Falei da leishmaniose porque a ferida me sugere picada de mosquito.

Talvez não fosse má ideia fazer-lhe uma análise, o que só as madrinhas poderão decidir, claro. Nada de kits, análise ao sangue, mesmo.

Mas pronto, talvez seja só alarmismo meu... :?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo abr 10, 2011 7:16 pm

Obrigada pelo alerta, Lulu, vamos ter em consideração. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

terça abr 12, 2011 11:38 pm

Hoje a Dumba recebeu a visita da Tiabela, que lhe deu guloseimas e a passeou. Aqui ficam as fotos. Obrigada, Tiabela. :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano

domingo abr 17, 2011 11:31 am

Imagem
Tassebem
Membro Veterano

quarta abr 20, 2011 6:51 pm

Ontem fui visitar a Dumba e aproveitei o facto de uma familiar, que é veterinária, estar de passagem por Lisboa para a levar comigo.

A Dumba passou no exame geral, excepto no da boca. Tem dois dentes dos de trás, um de cada lado, em bastante mau estado, sendo que um deles está já com a raiz exposta. Também precisa de uma destartarização. Quem diria, com uns dentes da frente tão branquinhos e reluzentes?

A feridinha na coxa, que quase já não se vê, aparenta ser uma reacção alérgica a picada de pulga, por exemplo. De qualquer modo, foi colhido sangue que hoje levei para análise à leishmaniose. Devo ter os resultados na próxima terça-feira.

Levei também uma Scalibor para substituir a primeira, que a Dumba e as amigas, na brincadeira, rebentaram, mas não foi colocada ainda, porque tem de ser posta por debaixo de uma coleira, para evitar que lhe aconteça o mesmo. Como conto lá ir brevemente outra vez, nessa altura levo uma coleira e ponho então a Scalibor.

Em relação à extracção dos dentes e à destartarização, o ideal será fazer tudo com a esterilização. Para fazer frente a estas despesas, vou iniciar um sorteio, para o qual agradeço desde já a participação de quem queira ajudar-me e às outras madrinhas.

Logo que possa coloco as fotografias que ontem tirei à Dumba, que continua bem-disposta. Só não terá gostado muito que eu me tenha esquecido de levar uns miminhos comestíveis :oops: ... mas apreciou muito os outros. :wink:
Tassebem
Membro Veterano

sábado abr 30, 2011 4:09 pm

Infelizmente, as notícias da Dumba não são as melhores. O resultado da análise à leishmaniose foi positivo.

Na altura fiquei um bocado «esmagada» com a notícia, mas já me foi explicado que, com tratamento, embora não tenha cura, esta doença pode ser controlada e o animal viver muitos e bons anos.

A Dumba vai iniciar tratamento com Alo**** e Mil****.

A veterinária acha que a doença estará muito no início, porque não lhe detectou gânglios aumentados ou alteração da cor das mucosas, e não há perda de peso. Não parece que a ferida que ela tinha na coxa tenha a ver com a leish. De qualquer forma, agradeço o alerta da LuluB, sem o qual não se teria detectado este problema precocemente.

Eu estava para lançar um sorteio para a esterilização da Dumba, mas uma cirurgia é de evitar ao máximo neste momento, pelo que lancei essa iniciativa mas para uma ajuda no tratamento da Dumba que, como se sabe, é muito dispendioso. Eu e as outras madrinhas iremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, mas, sozinhas, não vai ser possível suportar todo o encargo.

Desde já peço a quem quiser e puder que participe. O tópico do sorteio está nos «Pedidos»: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=88934
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

sábado abr 30, 2011 4:23 pm

Lamento muito pela Dumba, quando puder ajudarei pontualmente :)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado abr 30, 2011 5:00 pm

:( Também lamento. Se há ocasiões em que desejo estar enganada e levar no focinho por isso, esta é uma delas.

Mas é exactamente como lhe disseram, Tassebem: detectada a doença no início e convenientemente tratado, o animal tem todas as probabilidades de viver muitos anos sem problemas.

Lamento não poder ajudar de outra forma, mas vou tentar divulgar a iniciativa, o quadro é giro e merece atenção.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Tassebem
Membro Veterano

sábado abr 30, 2011 5:15 pm

Obrigada, Vitorina.

Obrigada também, Lulu. Se estivesse enganada, não tinha por que levar no focinho, como diz. Fez um alerta e, se as análises estivessem negativas, ficávamos todos descansados. Assim, apanhou-se a doença num estádio inicial, e ainda bem.
Tassebem
Membro Veterano

sábado abr 30, 2011 5:51 pm

Obrigada, sarina, já respondi. :)
MrDarling
Membro Júnior
Registado: sábado abr 23, 2011 7:45 pm

domingo mai 01, 2011 9:26 am

Tadinha da Dumba!, só lhe faltava essa. Vai tudo correr bem, Dumba.
Tassebem
Membro Veterano

domingo mai 01, 2011 2:37 pm

Obrigada, Mr. Darling. :)
Tassebem
Membro Veterano

terça mai 03, 2011 3:53 pm

A Dumba iniciou ontem o tratamento com Mil*** e, hoje, o Alop***. Daqui a um mês fará as análises consideradas necessárias para se avaliar a actuação da medicação.
Tassebem
Membro Veterano

sexta mai 06, 2011 11:54 am

Ontem fui ver a Dumbinha. Estava como de costume, bem-disposta. E muito bonita. Esta cadela é bem lançada, digamos, muito atlética, e continua com o pêlo muito bonito.

Deixei 3 caixas de Alo***, que dão para um pouco mais de três meses (o tratamento mínimo são seis). O Mil*** já lá estava e, como disse atrás, os dois tratamentos já foram iniciados no princípio desta semana.

Levei também umas caixas de patê, porque convém a Dumba ter o estômago forrado quando toma o Mil***. Vou pedir a alguém que lá vá mais proximamente que leve mais algumas.

É muito doce, esta menina… muito calma, muito discreta. Vamos ver se a sorte dela melhora. Agora é fazer o tratamento e aguardar os resultados.

Tirei algumas fotografias que colocarei mais tarde.
Responder

Voltar para “Animais para Adopção”