Quero antes de mais pedir desculpas pela demora nas novidades de hoje da Shiva, mas quando sobe do possível diagnóstico, fiquei muito preocupada, e triste. Tentei tirar um pouco para pensar, e digerir tudo, mas tem sido deveras difícil
Conversei com o veterinário, e todo o quadro clínico da princesa Shiva aponta para uma fase de “pré” síndrome nefrótico. É uma doença rara, que afecta uma porção do glomerulo renal.
Basicamente e tentando resumir, o glomerulo é uma porção do rim que procede a uma filtração, e escolhe grande parte do que pode ser aproveitado, ou não pelo organismo. Uma porção do glomerulo da Shiva está danificado, o que faz com que a filtração esteja comprometida. Imaginem um passador, com furos de diâmetro bem superior ao devido. É assim que possivelmente está um ou os dois glomerulos da Shiva.
Isto faz com que a Shiva não consiga reter algumas proteínas, nomeadamente muitas das necessárias à manutenção e bem-estar do seu organismo. Com as proteínas a serem completamente excretadas, vai arrastada a àgua e sais minerais necessários ao organismo, daí o seu elevado estado de desidratação. Ao não absorver e reabsorver proteínas, o organismo acaba por não ter a capacidade de obter as proteínas, começando a consumir as que consegue, e que existem no organismo, levando a uma diminuição da massa gorda, massa muscular, etc. levando ao estado de extrema magreza da Shiva.
Esta é a hipótese mais provável “em cima da mesa”.
A explicação para os valores continuarem quase normais, deve-se a estarmos numa fase inicial da doença, e felizmente, a pequena não possuir níveis de creatinina muito elevados. Mas infelizmente, o seu nível de albumina (uma das principais proteínas no nosso organismo, e que está em maior quantidade) está bastante baixo.
Outra hipótese que nos surgiu, mas que poderá ser colocada de parte devido ao quadro clínico, ao nível dos valores fisiológicos, é a Shiva possuir desde sempre uma doença auto-imune, que se manifeste sob a forma da sua intolerância alimentar, e que a tenha levado chegar a este estado. Mas a sintomatologia não o indica de todo.
Não podemos para já afirmar que não sejam outras patologias do foro metabólico, mas a hipótese mais objectiva, e que encaixa grande parte no quadro clínico da Shiva é o síndrome nefrótico.
Infelizmente esta doença não é curável, não sendo tratável. Apenas é “controlável”.
Foi nesse momento que tive a plena noção que, sendo esta doença, as coisas não estão nada fáceis para esta princesa…
A Shiva está a ser alimentada com uma ração para problemas renais, e está a dar-se felizmente bem com a mesma. Já não precisa de soro, felizmente, tendo conseguido manter o seu equilíbrio electrolítico estável. Está um pouco melhor, mas continua a precisar de ser controlada e de tratamento.
Existem várias possibilidades de medicação, mas só com a confirmação da doença, e com a progressão das suas melhorias, poderemos escolher a melhor terapêutica a adoptar. Para já, o que ponderámos seria o inicio da toma de corticosteróides, que muitas vezes ajudam, não esta patologia em si, mas a recuperação ser mais rápida.
Para já, a Shiva irá ter alta brevemente, até para o seu bem, porque sabemos que um local de internamento, para um animal do seu porte, não é o local mais indicado para permanecer e recuperar, porque a pequenota também precisa de se movimentar mais, etc. Terá de ir para uma casa, onde terá de ser vigiada e acompanhada. Teremos de estar em contacto diário e permanente com o veterinário, para discutirmos a evolução da sua sintomatologia, e que caminho seguir.
Se aguardávamos por um diagnóstico, a vinda de um possível diagnóstico deste género deixou-nos completamente de rastos… tudo teima em ser difícil para esta princesa. A sua estrela teima em não brilhar… existem animais com sorte, mas a Shiva parece não a ter…
Gostava de continuar a acreditar… no fundo tenho fé, mas neste momento perdi as forças todas. Não sei como as irei recuperar para continuar a lutar por ela… sei que o tenho que fazer, sei que o devo a ela… sei que passámos já por muitas adversidades e vencemos, mas não sei se acontecerá o mesmo desta vez…
Se existe alguma estrela aí no alto… que por aí sozinha está, e que queira uma cadelinha linda e simpática, muito doce, meiga e amorosa, que tem muitas pintas, que faz muitos franguinhos, e que precisa que brilhe por ela… por favor, brilhe…*