O Lobo continua bom e definitivamente adaptado:
- circula livremente por todo o terreno, sabendo de antemão quem deve temer: a chefe da matilha que, decididamente, não foi com a cara dele.

. Quando ela está solta, ele corre para a casinha dele e fica à espreita.
- dá-se bem com toda a matilha, embora ainda exista uma certa fricção entre ele e o husky e o serra da estrela. Mas não é ele quem provoca o atrito, mas sim os outros. Como geralmente estou por perto nestas alturas, a situação é facilmente controlada, visto tanto o husky como o Lobo serem obedientes. Quando surge um cão novo respeita-o após as apresentações. Passa de imediato a considerá-lo um membro da família.
- gosta de regras, é obediente e muito meigo. Não sei se se dará bem com crianças pequenas, porque as minhas já estão crescidas.
- não serve para guarda, muito embora o seu aspecto inspire respeito. Só guarda bem a taça da comida . De resto, nem a casa dele guarda: os outros entram e saem à vontade e a única preocupação dele é a comida, mas já não reage tão negativamente como de início.
E penso ser isto o principal. Quem o levar terá um companheirão pois ele é mesmo respeitador da sua família.
Dono precisa-se! O Lobo tem andado aos trambolhões e precisa de um lar estável onde lhe dêem o devido valor e o aceitem tal como é.

Só os animais conseguem conhecer o que o próprio Homem não consegue: o ser humano.