Colónia em risco - Ajuda urgente para uma gata

Fórum para tópicos de animais para adoptar.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jan 13, 2013 2:50 pm

Já por várias vezes falei da colónia dos quintais das minhas traseiras, nomeadamente nos tópicos das "especiarias" que tenho dado em adopção.

Tudo corria agora mais tranquilamente, depois de eu ter conseguido esterilizar a última gatinha. A colónia é pequena (cinco gatos) e uma senhora ia diariamente alimentá-la, com uma chave do portão que tinha autorização para utilizar.

Mas o prédio está agora em obras profundas (muitos apartamentos estavam vagos há muito tempo), essa chave teve de ser entregue e tivemos de relocalizar a colónia para os quintais ao lado.

O dono de um deles não quer lá gatos. O outro acedeu a alimentar temporariamente os gatos no seu quintal, mas está a pensar arranjar um cão para a caça e, nessa altura, os gatos deixarão de ter onde comer e abrigar-se.

Quando isso acontecer, terá de se arranjar uma solução mas, como se costuma dizer, um dia de cada vez.

Há duas situações, no entanto, que me preocupam mais no imediato.

Uma é a de um gato branco que está com problemas respiratórios evidentes e lesões nas orelhas. Gostava de o apanhar para o tratar, mas ainda não consegui capturá-lo. Com todas estas alterações no seu habitat, os animais estão mais desconfiados e arredios.

Outra é a de uma gata que já quando foi colocada nesta colónia mostrou ter um comportamento estranho. Fez o pós-operatório lá, numa jaula grande, deu-se-lhe mais uns dias para se habituar ao novo local e, quando se lhe abriu a porta da jaula, não quis sair. Só passadas umas semanas largas é que se decidiu, aos poucos e poucos, a sair, mas mantendo-se sempre nas proximidades imediatas, não deambulando pelos quintais vizinhos como faziam os outros gatos.

Em relação a esta gata, com medo que ficasse morta debaixo do entulho que os homens das obras atiram das janelas dos andares do prédio para o quintal, resolvi e consegui capturá-la, mas tenho receio de a colocar no sítio disponível, isto é, o quintal do vizinho que vai adquirir um cão de caça.

Por isso venho, para já, apelar a alguém da zona de Lisboa ou arredores que tenha um quintal e que possa receber esta gatinha. Não me parece que alguma vez vá ser uma gata de casa, é demasiado tímida e medrosa, por isso penso que um quintalinho onde possa viver e onde tenha abrigo e comida já seria uma excelente solução para ela.
Última edição por Tassebem em domingo jan 20, 2013 2:21 pm, editado 1 vez no total.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Titacris
Membro Veterano
Registado: quinta mar 03, 2011 3:35 pm

domingo jan 13, 2013 3:32 pm

Boa tarde Tassebem, poderia dar-me mais indicaçoes como para si seria o quintal ideal?

Pelo que percebi a gatinha está esterilizada, correcto? e que outros cuidados a gatinha necessitaria e que eventuais outros encargos, para além da alimentação?

Será que ela se assustaria e fugiria com o movimento de dentro de casa com janelas abertas (não as de vidro, as portadas)?

Fico a aguardar. Obrigado
Titacris
Membro Veterano

domingo jan 13, 2013 3:33 pm

Esqueci-me de perguntar e que idade hipoteticamente tem a gatinha?
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo jan 13, 2013 4:15 pm

Boa tarde, Titacris. Obrigada pelo seu interesse e vou procurar responder o melhor que sei às suas perguntas.

O quintal ideal seria vedado o suficiente para a gata não poder fugir e desaparecer, claro – muito embora, como digo, ela não tenha mostrado até agora, pelo menos, tendência para sair do lugar a que se aclimata, bem pelo contrário.

Está esterilizada e não parece requerer cuidados de saúde. Não fui com ela ao veterinário, mas posso ir, para uma avaliação geral do estado de saúde, vacinação, etc. Quanto a outros encargos para além da alimentação, a pessoa que me pediu para a gatinha ser recolocada nesta colónia (que por sua vez a tinha retirado de outra, também em risco) está disponível para apoiar, caso necessário.

A idade, não sabemos. Só posso dizer que está nesta colónia há uns dois anos, ou coisa que o valha, e já veio adulta.

Penso que não se assustará com os barulhos de uma casa, pelo menos depois de se habituar ao local e ao ambiente. A ideia seria colocá-la no espaço onde iria ficar mas dentro da jaula, que é grande, por umas duas semanas, e só depois abrir-lhe a porta.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Titacris
Membro Veterano

domingo jan 13, 2013 4:44 pm

O quintal que me ocorreu, não é bem quintal, é o jardim de uma casa, que é em L, a parte de trás é suficientemente alto, penso eu, mas se a gatita se deslocar para a parte da frente, o portão não é completamente fechado, é de grades (não sei se me estou a explicar bem). Não é o típico quintal de prédio fechado e por isso não é o local ideal, mas... se calhar só vendo, sinceramente não sei, porque não conheço a gatita...

Quanto às minhas outras perguntas, não é propriamente o encargo financeiro em si a preocupação, mas claro que é uma questão relevante, é mais de cuidados de saúde.

Quanto ao barulho (geralmente não há grandes barulhos), não é propriamente também barulho que me ocorreu, mas sim o movimento de crianças pequenas dentro de casa e as portadas abertas e a gatita se assustar.

Em resumo foi uma ideia que me ocorreu...
Tassebem
Membro Veterano

domingo jan 13, 2013 5:47 pm

E acho que lhe ocorreu muito bem…

O problema de o portão ser de grades facilmente se resolveria com uma rede daquelas de plástico, que até não tem necessariamente de ficar inestética.

Percebo a sua questão relativamente aos cuidados de saúde: o problema de os ministrar. Se um dia a gatita viesse a tê-los e não fosse ainda possível manuseá-la, pois seria necessário capturá-la com armadilha e, nesse caso, mais uma vez estaríamos ao dispor para ajudar.

Se, de facto, puder ajudar-me a resolver o problema actual desta gatinha, seria óptimo pois, como expliquei acima, a alternativa que tenho será colocá-la num local que não é grande coisa e onde, com muita probabilidade, ela virá de ter a sair num futuro mais ou menos próximo.

Se a Titacris quiser, pode indicar-me os seus contactos por MP para falarmos sobre este assunto.
Tassebem
Membro Veterano

sexta jan 18, 2013 8:26 pm

Esta gatinha vai continuar, por mais alguns dias, a procurar um quintal onde possa viver em sossego o resto da sua vida.
Tassebem
Membro Veterano

segunda jan 21, 2013 8:06 pm

:arrow:
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

sábado jan 26, 2013 8:04 pm

Boa sorte para a menina!
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

quinta fev 28, 2013 2:07 am

Desculpe, kat, nem lhe tinha agradecido.

Mas é que esta menina, finalmente, teve mesmo sorte. :D As protectoras de uma colónia segura abriram-lhe as portas e, no sábado passado, ela lá foi para o seu novo e, espero, definitivo lar.

Eu esperava que a adaptação fosse mais demorada mas, no dia seguinte, já a gatinha, que baptizei de Tuya (inspiração da zebrazul :wink: ), se aventurava fora da sua jaula e convivia pacificamente com os seus novos companheiros.

Fico muito grata às suas novas protectoras e à minha amiga que intermediou esta solução. :)

Uma ou duas fotos da Tuya e de alguns dos seus novos amigos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

quinta fev 28, 2013 3:35 pm

Que boas noticias ... e é linda....
IHaveADream
Membro Veterano
Registado: segunda jul 12, 2010 2:39 pm

quinta mar 07, 2013 12:46 am

É verdade, voca, o problema desta menina já está resolvido. Tem estado a ambientar-se muito bem no novo espaço e com os novos companheiros. :)
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

quinta mar 07, 2013 10:08 am

que boa noticia! :D
zebrazul
Membro
Registado: quarta out 29, 2008 3:13 pm

quinta mar 07, 2013 11:59 am

Adorei o nome da gatinha :D porque será? :wink:
A menina é linda, e ainda bem que está protegida. IHaveADream parabéns por todo o trabalho que desenvolve em prol dos patudinhos.
Felicidades Tuya que sejas rainha do teu espaço.

ps: Tuya foi rainha do egipto e mãe de RamsesII
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quinta mar 07, 2013 12:02 pm

felicidades Tuya! parabens mais uma vez Tassbem..adoro a ultima foto! o ar da pequena esta demais.. :D
Responder

Voltar para “Animais para Adopção”