Recebi uma chamada da Veterinária Municipal de Odivelas relativamente à minha inscrição, no ano passado, no programa de esterilizações/castrações dos animais errantes.
Para os gatos que continuam a nascer no quintal já não os posso ajudar - além da família que ocupou as instalações há 2 anos juntou-se agora mais uma (o homem já foi visto a espancar o cão, que não é dele, com um pau e que vive lá desde cachorrinho porque fez o có-có num sítio onde o fulano não queria) - mas vou-os alimentando às escondidas.
Mas há uma vizinha aqui no bairro que tem uma horta ao pé da Ribeira de Odivelas e onde aparecem vários gatos - infelizmente não me avisou e 3 gatas tiveram bébés à pouco tempo e ainda estão escondidos.
Falei com ela ontem e hoje fui lá com uma transportadora e uma armadilha.
Só apareceu um gatão amarelo lindo, com o pêlo comprido, meigo - está com imensos picos no rabo e tem as marcas das carraças que a vizinha lhe vai tirando.
Amanhã ligo para a veterinária para confirmar se ele pode ser castrado no meio das consultas.
Está na jaula, sossegado já comeu uma latinha G.
Infelizmente não vou poder montar a armadilha à noite porque o acesso além de difícil não tem qualquer luz.
Vamos a ver o que é possível fazer por estes peludos.
03/05/2013
Hoje o Artur foi castrado.
A marcação da tarde duma sra de Famões - uma gata e dois gatos - ficou reduzida a uma gata.
Telefonei logo de manhã e tive a confirmação pouco depois que o Artur podia ir às 14h.
Foi castrado por volta das 15h porque teve que esperar - os dois rottweiler que estam no Parque dos Bichos (o macho tem leishmaniose) fora adoptados juntos e amanhã vão viajar até ao Alentejo e apanharam hoje a vacina da raiva e foram chipados.
A anestesia é que foi forte demais já que ele só começou a mexer a cabeça à pouco e ainda não se levanta

A dra cortou-lhe as unhas e em casa aproveitei para lhe tirar os muitos picos agarrados à cauda...
E desparasitei-o.
Entretanto encontrei a vizinha que me disse que o gato branco, que já não via há 3 dias e que eu devia apanhar para castrar, foi ter com ela hoje.
Estava pele e osso, ferido num dos lados do corpo e não se conseguia endireitar. Quando ela tentou agarrá-lo ele fugiu para a zona das canas junto à ribeira.
Naquele sítio não vão para a estrada mas há quem não os queira por perto...e é fácil fazer-lhes mal, basta apanhá-los a dormir

Amanhã vai tentar encontrá-lo.
04/05/2013
O Artur hoje continuou prostado e o estômago não aguentou comida, já lhe estou a dar um protector.
Pelo menos, de vez em quando, dá a sua voltinha e eu vou vê-lo várias vezes.
Maldita anestesia.
07/05/2013
Hoje o Artur foi à dra.
Não tinha temperatura mas continua em baixo...
Levou 3 picas, vai tomar medicação durante 8 dias e tenho de comprar gotas para os olhinhos...
Comprei uma latinha no vet que ele já come com «prazer» e já se tornou num bom conversador comigo

Tenho de ir actualizando a dra sobre a evolução do Arturinho...
08/05/2013
O Arturinho já come bem

é tão meiguinho que até dói, pede mimos e já gosta de receber beijinhos

Liguei hoje para o LNIV e o teste FIV/FELV deu negativo para ambos.
Tive de ir comprar gotas para os olhinhos que estão infectados e continua a tomar o antibiótico.