Podengo salvo pela boa vontade!

Fórum para tópicos de animais para adoptar.
Responder
Hernani22
Registado: domingo jun 16, 2013 5:29 pm

domingo jun 16, 2013 5:46 pm

Boa tarde.

O Mike é um Podengo pequeno, no máximo com dois anos (segundo o veterinário), e que pesa 7kg.
Foi encontrado por mim e outras pessoas que também pararam, na berma da auto-estrada A43, e levado por mim para o veterinário, no dia 9 do corrente mês.
Com a ajuda de muita boa gente, o caso foi divulgado nas redes sociais (facebook) e conseguiu-se angariar dinheiro para pagar o seu tratamento. Foi operado ao fémur esquerdo, pois este teve uma fractura completa, e agora encontra-se a repousar na minha garagem, uma box pequena.
Infelizmente, como vivo num apartamento pequeno, não tenho condições para ficar com ele, se bem que vontade não me falta, pois embora já estivesse na rua há algum tempo (segundo o veterinário) é extremamente dócil, meigo e cativa qualquer pessoa com aquele olhar característico.
Desta forma, venho divulgar e apelar a quem se sensibiliza por estas causas, e possa adoptar e ser um bom amigo para o Mike, ou para pelo menos tentar falar com conhecidos que o possam fazer.

Todo o caso pode ser consultado na página do facebook criada para o efeito:

https://www.facebook.com/groups/461915323900305/

Obrigado.

Hernâni Vieira
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo jun 16, 2013 6:10 pm

Olhe que isso do apartamento pequeno é uma falsa questão.
Não é de todo impeditivo de o ter, se assim o desejar.
Basta lhe dar +- três horas ao ar livre por dia e complementos sempre que puder p.e. aos fds.
Ele vai-se adaptar num instante à rotina que lhe der.
Com exploração do meio, socialização e exercício à descrição, até 5m2 chegam.
De qualquer das maneiras.
Boa sorte.
Hernani22
Registado: domingo jun 16, 2013 5:29 pm

domingo jun 16, 2013 6:27 pm

Acredito e respeito a ideia. No entanto, vai completamente contra os meus ideais. No meu ideal um animal destes tem que ter um espaço onde possa andar a vontade, sem precisar de alguém para poder (por exemplo) fazer as suas necessidades fisiológicas. Na minha filosofia, ponho-me sempre no lugar dele (animal), e não consigo ser de outra forma. Respeito quem o faça, e tenho visto muitos animais bastante felizes a viverem assim, mas isso faz-me imensa confusão. Para além disso, tenho dois gatos a viver no apartamento, um deles apenas com 5 semanas, e como passo pouco tempo por dia em casa devida minha profissão, não me parece que fosse resultar.

De qualquer forma, o Mike para a rua não voltará. Só tento arranjar um bom lar para ele, melhor do que aquele que infelizmente eu posso dar. Mas obrigado pela dica!
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda jun 17, 2013 9:39 am

Tudo bem.
não é insistir, mas ...
"tem que ter um espaço onde possa andar a vontade, sem precisar de alguém para poder (por exemplo) fazer as suas necessidades fisiológicas."
Isto é também uma questão errada.
Um cão, qualquer que ele seja não pode andar assim à vontade, por duas razões.
1- Não é um gato, é muito dependente do dono e requer, ou melhor, convém ter sempre orientação/interacção com o dono em tudo o que faz. Isso não só melhora a ligação cão-dono, como têm no extremo máximo p.e. cães de busca e salvamento, cães polícia e militares. Cujo nível de obediência e seguimento é de outra liga. (muito depende do grau de investimento, tempo gasto com o cão.)
2-Muitas pessoas que aplicam essa filosofia à letra na sua vivenda, na sua quinta, vá num espaço limitado onde possa estar á vontade, quando se vai a ver, nem sequer vão com eles à rua, o resultado são, cães muito mal socializados, com fraca exploração do meio e fraco exercício, e desafios mentais nulos. ( e isso é confundido muitas vezes como um bom cão de guarda, em vez de porem o cão em obediência e treino de mordida)
Ora, se de facto, é um podengo, ou mesmo um apodengado, então é de caça e mesmo com um mau instinto de presa e baixa energia, a "lubrificação" das capacidades de socialização, exploração do meio, exercício é tão importante para eles como o ar que respiram.
Um cão de caça limitado todo o tempo em quatro muros é devastador, é atirar um cão para o lixo.
Considere isto como um conselho, uma dica.
Sempre tive cães de caça (para mim, cão que é cão, é de caça e mainada), mas já tive uma gata e digo-lhe também que pode ser uma falsa questão.
Boa sorte para o pequeno.

P.s.- Muitos cães de caça que são descartados porque não servem para a caça, p.e. vai-se a ver e ou tiveram um treino inadequado para o objectivo desejado, excederam o numero pré determinado pelo caçador.Não quer disser forçosamente que tenha um mau cão.
Depende de muitos factores começando com a pessoa que fique com ele.
Um bom cão para mim pode ser um mau cão para si e vice-versa.
Responder

Voltar para “Animais para Adopção”