Pug - Argumentos

Fórum para tópicos de animais para adoptar.
Responder
frostie
Registado: segunda jan 06, 2014 3:37 pm

segunda jan 06, 2014 3:51 pm

Olá a todos. Preciso da vossa ajuda.

Moro num apartamento com os meus pais e nunca tive um cão, mas acho que chegou a hora. Estou apaixonado pelos Pugs, é o meu cão de eleição, e por toda a pesquisa que fiz parece-me indicado para as condições que tenho para lhe oferecer. Mas estou a esbarrar num grande argumento, que é o seu preço. Estou disposto a pagar o dinheiro que ele custa, vindo directamente do criador, mas só o farei a troco de muita discussão cá em casa, que aqui não se concebe a ideia de pagar por cães (e já para ter um, foi uma luta!). Assim coloco-vos algumas questões:

Quanto custa manter um pug mensalmente, incluindo burocracias e despesas veterinárias? Acham possível que o cão (macho) venha a acasalar um dia e recupere assim parte do investimento? Não quero fazer dinheiro à custa do cão, mas a verdade é que essa possibilidade facilita a que a família aceite o investimento inicial... Que outros argumentos posso apresentar?

Obrigado!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 06, 2014 7:22 pm

Fórum errado, está nas adopções e devia estar no fórum Cães.

No entanto... acho o argumento de usar o cão mais tarde para rentabilizar o "investimento" ... enfim, o senhor está mesmo a falar a sério?

Se quer um Pug deve procurar um bom criador e pagar o valor do animal. Quando compra algo que deseja também procura ver forma de rentabilizar a coisa?
Acha que lhe vão pagar alguma coisa por uma eventual monta que o seu pug consiga? Deve ter presente o seguinte: quem paga montas são criadores que procuram animais de bom fenótipo e excelente genética para melhorar a sua criação. O pessoal que cria com a cadela que tem de qualquer maneira não lhe paga a monta do cão, dão-lhe um cachorro ou isso.
Se vive ainda com os seus pais acho que deve acatar a decisão deles... agora se o dinheiro é seu, do seu trabalho, e depois de cumprir as suas obrigações familiares, se calhar não tem de lhes dar satisfações de como o gasta... desde que as responsabilidades com o animal sejam exclusivamente suas, ou seja, passeios, alimentação, higiene da casa, despesas veterinárias, etc.

Outra coisa que lhe queria transmitir é que a despesa que o cão lhe vai dar em toda a sua vida é muito superior ao valor da sua compra... e manter um cão de porte pequeno como um pug não é muito dispendioso em termos de alimentação, pode é ter despesas veterinárias inesperadas para além das vacinas e desparasitações regulares... tenha muito cuidado com a escolha do criador, infelizmente o pug é uma raça muito alterada e sujeita a alguns problemas de saúde comuns à raça... escolha um criador ético, com exemplares saudáveis, com registo no LOP, com despiste de doenças feito aos pais e não caia no erro de escolher o primeiro comerciante de cães ao kg que lhe aparecer... não compre em loja, não compre a intermediários, visite os criadores, veja a mãe e a restante ninhada.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

segunda jan 06, 2014 10:40 pm

frostie Escreveu:Olá a todos. Preciso da vossa ajuda.

Moro num apartamento com os meus pais e nunca tive um cão, mas acho que chegou a hora. Estou apaixonado pelos Pugs, é o meu cão de eleição, e por toda a pesquisa que fiz parece-me indicado para as condições que tenho para lhe oferecer. Mas estou a esbarrar num grande argumento, que é o seu preço. Estou disposto a pagar o dinheiro que ele custa, vindo directamente do criador, mas só o farei a troco de muita discussão cá em casa, que aqui não se concebe a ideia de pagar por cães (e já para ter um, foi uma luta!). Assim coloco-vos algumas questões:

Quanto custa manter um pug mensalmente, incluindo burocracias e despesas veterinárias? Acham possível que o cão (macho) venha a acasalar um dia e recupere assim parte do investimento? Não quero fazer dinheiro à custa do cão, mas a verdade é que essa possibilidade facilita a que a família aceite o investimento inicial... Que outros argumentos posso apresentar?

Obrigado!
Boa noite, vou-lhe falar de alguns pontos maus da raça Pug, pois dos bons já deve ter pesquisado:

:arrow: Largam bastante pelo e quando digo bastante, é mesmo bastante. Está disposto a aspirar a sua casa diariamente para manter tudo limpo? Se os pelos não são uma preocupação, esqueça este ponto.

:arrow: Os Pugs são conhecidos pela sua flatulência (por serem braquicefálicos, engolem mais ar que outros cães e por consequência libertam mais gases). Se o cão vai ficar dentro de casa (como é suposto) invista em Airwick :lol:

:arrow: Os Pugs são braquicefálicos ("cães com a cara para dentro", como gosto de lhes chamar, mas se preferir também há o termo "cães de focinho achatado") e com esta característica vêm associados vários problemas de saúde. As mais comuns são a estenose de narinas:
Imagem
( http://www.labellealana.com/2011/08/sin ... se-de.html )

e o palato mole alongado:
Imagem
( http://www.labellealana.com/2011/08/sin ... -mole.html )

Ambas as condições comprometem seriamente a qualidade de vida do animal, pois não o permitem respirar e arrefecer corretamente/normalmente. Se tiver amor ao seu cão, e se ele possuir estes problemas (é praticamente certo que os terá, pois até hoje ainda não vi um pug sem narinas super estreitas) vá ao veterinário e corrija esses problemas cirurgicamente. O valor da cirurgia varia de clínica para clínica, mas posso-lhe dizer que ronda os 250€ apenas para correção das narinas.

:arrow: Ainda relativamente às condições do Pug, por ser braquicefálico e ter dificuldade em arrefecer em tempo quente, é de evitar passeá-lo em dias quentes ou muito quentes por risco de sobreaquecimento (que é fatal nos cães).

Relativamente às suas questões:

Quanto custa manter um pug mensalmente, incluindo burocracias e despesas veterinárias?
Diariamente, dependendo da alimentação que lhe der, não custará muito, pois é um cão de porte pequeno. Pessoalmente aconselharia a dieta PMR (Prey Model Raw) pois os Pugs têm propensão a ganhar tártaro dos dentes muito depressa quando alimentados a ração, e caso não lhe escove diariamente os dentes. Se vir a boca de um pug, percebe porquê
( http://3.bp.blogspot.com/-aDhNlT4uhao/T ... +still.jpg ).

As despesas veterinárias são o que mencionei acima, conte com uma cirurgia para reparar as narinas e/ou o palato do cão se gosta dele verdadeiramente e quer que ele tenha a melhor qualidade de vida possível.

Acham possível que o cão (macho) venha a acasalar um dia e recupere assim parte do investimento?
É melhor não pensar no cão como fonte de rendimento ou forma de reaver dinheiro, pois não é isso que vai acontecer, especialmente com esta raça. O seu cão vai-lhe dar muito mais despesa do que aquela que poderia fazer com qualquer cruzamento. E atenção, que os cruzamentos indiscriminados nesta raça resultam muitas vezes em cães com ainda mais problemas... Esta raça já está tão "estragada" que o melhor que fazia era mesmo castrar o cão quando o adquirisse ou então optar mesmo por outra raça... (isto é apenas a minha opinião pessoal, não quero ofender donos de Pugs, até porque tenho um na família).
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 07, 2014 12:23 am

Bom post. Do dono de um pug para o potencial dono de outro.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça jan 07, 2014 5:11 pm

dinodane Escreveu:Bom post. Do dono de um pug para o potencial dono de outro.
x2
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
0Janita0
Membro Veterano
Registado: quinta set 01, 2011 12:50 am

terça jan 07, 2014 6:11 pm

dinodane Escreveu:Bom post. Do dono de um pug para o potencial dono de outro.
Obrigado, mas devo dizer que a Pug em questão não me pertence a mim, mas sim a uma tia minha com a qual convivo com bastante frequência ;) Fui eu que pesquisei sobre a síndrome braquicefálica e lhe propus a cirurgia. A cadela nem parece a mesma, já não ressona, corre feliz e contente e não se engasga a comer. Agora também já consigo dormir descansada quando ela cá vem, ehehe.

Não sei porque razão continuam a criar cães tão deformados (de novo, apreciadores da raça, desculpem o termo, eu adoro Pugs, mas são na verdade cães deformados ao extremo!), acho desumano, muito sinceramente. Mas já estou a ser off-topic, isto é somente a minha opinião, não quero começar nenhum debate relativamente a este assunto. Apenas quis alertar o utilizador que abriu o tópico sobre as particularidades menos boas destes canitos. Espero ter ajudado em algo!
Responder

Voltar para “Animais para Adopção”