Quando fomos pela 1.ª vez ao terreno da sra. ela tinha 80 animais em condições indescritíveis…
No primeiro fim-de-semana em que fomos lá os três foi um choque e uma tarefa árdua, diria mesmo, hércula! Nunca tinha visto tanta m... na minha vida. Foi de tal maneira que experimentei limpar um dos gatis (a roulote) e não consegui. Só me dava vómitos! O cheiro era impressionante. De referir que existem 3 gatis, um maior que tinha 35 gatos (agora 27), uma roulote com 5 gatos (que ainda lá permanecem) e a barraca onde a sra dorme onde estavam 14 gatos (agora 7).

Na minha sincera opinião a sra. tem dificuldades mas os animais têm mais ainda. A m... acumulada era tanta que nem consigo descrever. E não era porcaria de uma semana como a sra. disse, não acredito. Ela pode ter dificuldades, quer financeiras, quer de mobilidade, mas se fosse fazendo um pouco todos os dias aquilo não chegava ao ponto a que chegou. Os animais estavam a viver literalmente enterrados em m... Isto não é de todo uma vida digna. Diz que não tem tempo para limpar porque passa o dia a fazer comida. Mas uma coisa é certa, se desse só ração sobrava-lhe muito tempo. E fazer umas tachadas de comida também não ocupa o dia todo.
Enfim... ainda hoje penso como é que ela consegue dormir com x de gatos na barraca onde dorme, com os dejectos acumulados e o cheiro a amoníaco do chichi. Importa referir que os gatos não tinham wc, faziam no chão, e, sem limpeza estão a ver o resultado, não é?!!!! Neste 1.º dia estivemos 8 horas só a limpar, diria mesmo que os animais ficaram quase relegados para segundo plano (mimos, mais atenção ao que é necessário para eles - do género ter ficado a pensar que devia ter posto mais uma mantinha aqui, uma mantinha ali, dividido as camas de um dos gatis para outro gatil, etc).
Era tanta lata de gato no chão e por todo o lado que já nem sei quantos sacos enchemos! E não só... Fizemos um montão cá fora das porcarias que tirámos. Levámos máquina fotográfica e nem tivémos tempo para tirar fotos do antes e do depois. E, quando íamos a tirar umas fotos ao depois (já era completamente de noite e sem luz para se ver alguma coisa) fiquei sem bateria! A Ana lá se lembrou que tinha a máquina dela mas muito sinceramente, o cansaço era tanto que já não conseguimos sequer tornar a entrar para tirar as fotos...
Só para vos dar uma ideia da tralha que estava no terreno e que tirámos:

É uma situação insustentável. Ainda para mais sem água! Limpar aquilo tudo sem água canalizada é uma tarefa impossível. E torno a dizer, a sra. por mais dificuldades de mobilidade que tenha, há o mínimo que pode fazer, tal como quando põe as latas de comida se levasse um saco do lixo e colocasse lá as latas, e não para o chão ou para um carrinho de mão que lá estava atafulhado de latas vazias com água da chuva estagnada e com um cheiro nauseabundo e com larvas de mosca, as coisas não chegavam àquele estado!! Enfim…
Os cães estavam a viver num autêntico chiqueiro. Não sei como o meu marido conseguiu limpar aquela m... toda e.... sem água!!!!!!! A porcaria era tanta que o meu maridão começou, à medida que ia limpando, a colocar a m... num daqueles bidões grandalhões e às tantas, quando já estava cheio, teve de dividir os dejectos todos do bidão em vários sacos pois não se conseguia nem por nada mexer nem um centímetro do dito bidão!! Reconheço que foi o trabalho mais necessário, mas o mais difícil de fazer. Eu não conseguiria! Aliás, eu e a Ana tentámos limpar a roulote e não conseguimos. Comecei então a fazer ver à sra. que aquilo assim não dava. Que ela tinha de limpar para não se chegar àquele ponto. Foi de tal maneira a ensaboadela que ela própria começou a limpar aquilo que eu e a Ana não conseguimos.
Eis o testemunho visual dos canis:

Canil depois de limpo:

Num dos gatis, o melhorzito, os gatos fazem as necessidades numa área de areia. Aquilo estava de tal maneira atafulhado de porcaria que o meu marido tirou carradas de areia com dejectos e quanto mais desenterrava mais porcaria vinha ao de cima. Os gatos (que como nós sabemos são super asseados) andavam em bicos de pés para irem fazer as suas necessidades.
A sra. está numa situação de ruptura e não tem capacidades para tratar daqueles animais todos e proporcionar-lhes uma vida digna e de qualidade. Foi acumulando animais sem ter condições para isso. E há lá animais que até poderiam ser facilmente adoptados.
A situação chegou ao pouco a que chegou também por falta de asseio. E muito sinceramente o que neste momento me preocupa são justamente os animais. Viver naquelas condições é uma condenação a prisão perpétua e nas piores condições possíveis. Tentámos fazer ver à sra. que tem de parar de recolher animais, aliás, foi justamente por ir recolhendo, recolhendo que a situação descambou. Uma pessoa tem de saber as suas limitações e nunca, mas nunca, ultrapassar os limites, como foi o caso. Uma das condições que impusemos à sra. foi não pôr lá mais nenhum animal, que os tínhamos contado e se estivesse lá nem que fosse mais um que deixaríamos de ajudar. E parece que resultou pois ela entretanto já me veio pedir autorização para mais duas situações, que declinei, claro está!!
Uma situação que nos impressionou muito foi os cães não terem nem uma manta para se deitarem (agora já têm claro) e outros tantos cães a dormirem apenas em cima de estrados. Havia cadelitas de porte pequeno num dos canis e só havia 4 alguidadres quadrados para as 6! Assim que pousámos as caminhas e mantas empilhados dentro do canil para começarmos a arrumar, elas enfiaram-se logo lá dentro. Nem deixavam fazer as caminhas tal era loucura das mantas. Assim que ficou tudo arrumado deitavam-se em todas para as experimentarem!!
Estava lá um cãozinho num estado deplorável, com Leshmaniose. Entretanto já começou com o tratamento com Glucantime e antibiótico graças aos donativos recebidos. Eis algumas fotos do estado em que estava:

Depois de iniciar o tratamento:

Ao fim de um mês e uma semana de irmos lá já conseguimos também mudar 5 cães que estavam em dois canis (3 num e 2 noutro) horríveis e deprimimentes, quase sem luz do dia, uma autêntica solitária, um autêntico isolamento.
Conseguimos também construir um abrigo grande para 4 cães abandonados que estão fora do terreno e que a sra. alimenta. Pelo menos chuva já não apanham.
Demos conforto aos gatos e aos cães, proporcionámos mais higiene e fizemos pequenas bricolages necessárias.
Dos 80 animais que estavam inicialmente no terreno, já são estão 62.

Ontem retirámos mais 6 gatos, um deles, o Puccini, a morrer... não sei como não o vi na semana passada, provavelmente estava escondido. O certo é que para a semana o gato estava morto. Está esqueléctico (pesa 2,700kg), hiper desidratado, coriza em elevado grau, gengivite brutal, 41,1º de febre...
O pobre animal está num estado indiscritível... Neste momento já está a soro e a ser medicamentado.
Puccini (e atenção que as fotos não fazem jus ao seu estado, e já o tinhamos limpo no focinho...):

O que sai do seu narizinho...

Já o Boticelli, embora em muito melhor estado, também não está grande coisa como podem constatar...

Dos outros 4 gatos todos eles tb estão com coriza, com imensa ranhoca a sair do nariz, uma delas, a Gioconda, com 40,9º de febre...
A vet foi fabulosa. De todos os animais que levámos para consulta, só nos cobrou a consulta de um (os medicamentos as fats têm, pelo menos isso...).
Necessitamos de 34,00€ para pagar esta consulta. Foi o mínimo dos mínimos que a vet nos cobrou.... Por favor, não se esqueçam destes casos que temos em mãos. Não conseguimos amenizar o sofrimento dos animais sem donativos. E tb não conseguimos ficar indiferentes a estes seres em sofrimento. Como poderíamos deixá-los lá?
TEMOS: 34,00€
FALTA: 0,00€
JÁ LIQUIDÁMOS ESTE VALOR.
Também a gata a Susanne (a Branquinha) teve de ser operada. Tinha uma brutal infecção no pescoço que já não sarava com antibiótico. Teve-se de cortar a pele e carne morta e suturar para ser possível a cicatrização da ferida.
A Susanne foi operada na sexta, correu tudo muito bem e ela esta bem mais animada, agora farta-se de comer que é coisa que não fazia.

Fotos da menina linda:

Precisamos de donativos para pagar à vet o que falta. Por favor, ajudem-nos a ajudar estes animais... Sem contribuições estamos de mãos atadas e nada podemos fazer...
DESPESAS:
OPERAÇÃO SUSANNE+ CONSULTA GATOS = 200,00€ + 39,00€ = 239,00€
TEMOS: 239,00€
FALTA: 0,00€
JÁ LIQUIDÁMOS ESTE VALOR.
Cães para adopção:
Loba

Rocky

Sissi

Bob

Estes são os cães agora disponíveis para adopção, isto porque há lá cães que não conseguimos sequer chegar perto tal é o pânico e terror que têm de pessoas (não devem ter uma festa há anos!), há um outro cego e que vive petrificado (tb não nos conseguimos aproximar), dois com Leshmaniose, um outro que suspeitamos que tb tenha Leshmaniose e uma outra cadela com uma hérnia gigante mas que tb não conseguimos chegar perto.
Ponto da situação em 11.05.10:
• N.º total de animais – 94 (64 gatos e 30 cães)
• Animais retirados para adopção – 62 (49 gatos e 13 cães)
• Animais adoptados – 53 (41 gatos e 12 cães)
• Animais em fat e UZ – 7 (6 gatos e 1 cão)
• Animais transferidos para a nova protectora – 12 gatos + 7 cães
• Aurora – 6 (3 cães e 3 gatos)
• Animais falecidos – 8 (2 gatos dos retirados, 6 cães que ainda estavam no terreno)
NECESSIDADES EM 28.02.10:
• Camas de plástico médias e grandes para cão[/b]
JÁ LIQUIDADO:
- Internamento no Nino (36 dias) no valor de 454,18€.
- Consulta da Lúcia no valor de 34,00€.
- Operação olho Lúcia + ovh (200,00€).
- Ovh's da Evelyn e Carmen (60,00€).
- Ovh da Tanya (30,00€)
- 14 Coleiras Scalibor (12 pequenas e 2 grandes) no valor de 139,60€.
- Consulta e tratamento Shanty no valor de 43,54€
- Frasco de Infermun para Hinata no valor de 38,00€
- 2 Embalagens de Fortekor para Hinata no valor de 52,60€
- Shampô para cão no valor de 7,29€
- Fluidixine no valor de 9,98€
- Terricil no valor de 4,40€
- Vibrocil no valor de 4,40€
- Spray Effipro no valor de 15,00€
- Fluidixine no valor de 10,26€
- Camaroreiro no valor de 10,95€
- Antibiótico injectável aquando da castração dos 12 gatos e 1 gata no valor de 32,50€
- Frasco de Infermun para Hinata no valor de 38,00€
- Prateleiras e material para colocação das mesmas no valor de 88,41€
- Prateleiras e material para colocação das mesmas no valor de 28,54€
- Ração para fat no valor de 54,42€
31.01.10
SALDO: 54,31€
11.05.10
DESPESA: 54,42€
SALDO: 0
Este blog foi criado especificamente para esta causa e reverte 100% a favor destes animais.