FAQ Adopções: Como divulgar animais para adopção

Fórum para tópicos de animais para adoptar.
Responder
tlopes

terça abr 28, 2009 11:53 am

Como divulgar animais para adopção

Na Arca de Noé existem vários locais onde pode promover a adopção de um animal e maximizar a exposição do animal.
  • Fazer um petsite
    Adicionar fotos, vídeo e história do animal
    Colocar um tópico no fórum
    Paralelamente, pode ainda colocar um anúncio
Por favor leia os tópicos inamovíveis listado abaixo para concretizar uma adopção responsável.

Fazer um petsite

Os petsites são formas apelativas de destacar animais para adopção, já que o principal cartão de visita é a própria fotografia do animal em vez de uma descrição sumária no fórum. Para além disso, são listados numa secção própria que está entre as mais visitadas no site.

Para criar um novo petsite, aceda a http://arcadenoe.sapo.pt/addpet.php Siga os passos indicados e coloque no primeiro passo o visto no campo “Este animal procura um novo dono”. Caso já tenha o petsite criado, navegue até ao petsite e carregue em "editar". Seleccione o separador "preferências" e ponha o visto no campo correspondente.

Os petsites para adopção são listados em http://arcadenoe.sapo.pt/petsites.php?op=adoption

Devido à popularidade desta secção, é importante que não haja falsos apelos, apelos desactualizados ou apelos de quem não se pode responsabilizar pela adopção. A pessoa que criar o petsite assume o compromisso de responder às questões dos possíveis adoptantes e manter o petsite o mais actual possível. Caso as questões não sejam respondidas dentro de um período de tempo razoável, o petsite é retirado desta secção.

Lembre-se por favor que ao deixar petsites desactualizados ou ao criar petsites sobre os quais não se pode responsabilizar está a retirar visibilidade a outros animais para adopção.

Acrescentar fotografias, vídeo e história do animal

Toda a informação que puder prestar sobre o animal é algo que fomenta as adopções. Os vídeos sobre animais para adopção estão a ser cada vez mais visitados. Ao adicionar um vídeo associe-o ao petsite do animal. A história de um animal para adopção é também muito importante pois dá a conhecer o percurso do animal ao futuro adoptante e evita também ter de fornecer esta informação a quem o requisita via mensagem privada. Para escrever a história do animal pode preencher a ficha do petsite e ainda criar um blog.

Para retirar um petsite da secção adopção , navegue até ao petsite e carregue em "editar". Seleccione o separador "preferências" e retire o visto do campo “Este animal procura um novo dono”.

Brevemente a Arca de Noé Vivapets conta lançar uma ferramenta que permita passar os petsites dos animais adoptados para a conta dos adoptantes. Desta forma, tudo aquilo que foi escrito, todos os mimos, prémios e amigos, permanecem no petsite após a adopção, mas passam a estar sob o controlo do novo dono.

Colocar um tópico no fórum

Para abrir um tópico no fórum carregue no link: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/index.php. Depois, escolha o fórum "Animais para adopção" e carregue no botão “novo tópico”. Tente ser o mais explícito possível no título, colocando a idade, o porte, o sexo do animal e a localização. Outras informações como a urgência da adopção ou o estado do animal podem também ser importantes. Tente incluir uma fotografia do animal, já que é difícil concretizar uma adopção sem que o adoptante veja o animal.

Mantenha o tópico actualizado: acrescente “ADOPTADO” no título do tópico assim que o animal for dado. Os tópicos de animais adoptados são movidos para a secção correspondente pelos moderadores. Para facilitar o processo, podem contactar os moderadores nesse sentido. Para alterar o título do tópico, basta clicar em editar no primeiro post do tópico. Esta alteração só pode ser feita pelo autor do tópico.

Colocar anúncios

Incluir anúncios de adopção nos anúncios gerais de animais permite chegar a quem começa a agora à procura de um animal, sem ter ponderado a hipótese de adoptar. Se um utilizador procurar um determinado animal num motor de busca, irá encontrar sites de anúncios de venda de animais, mas poucos sites de adopção, a não ser que pesquise especificamente por adopção. Incluir um anúncio de adopção pode ser assim uma forma de contornar esta questão.

Para publicar um anúncio clique no link http://arcadenoe.sapo.pt/ads_new.php e siga os passos indicados.

Requisitos

Os animais só podem ser colocados para adopção pela pessoa responsável, ou em nome dela, caso haja contacto directo com essa pessoa. Estes requisitos servem para evitar apelos falsos e desactualizados. No caso de associações de recolha de animais presentes no site, pede-se que seja criada uma conta para essa associação que pode ser gerida por um ou mais membros da mesma. Isto serve para evitar a repetição de animais para adopção pelas diversas contas dos voluntários ou membros. A criação de uma conta de uma associação só pode contudo ser feita com consentimento do responsável pela mesma.

Importante

Todas as adopções na Arca de Noé Vivapets devem ser feitas sem pedir nada em troca, o que inclui dinheiro. A Arca de Noé Vivapets apoia e promove a divulgação completamente gratuita de animais que procuram novos donos. Se pretender vender um animal, por favor insira o anúncio na secção Classificados em http://arcadenoe.sapo.pt/ads_new.php

A colocação de animais para venda na secção adopção resulta no bloqueio imediato da conta e eliminação do petsite.

Como contactar os responsáveis pelos animais que estão para adopção

A Arca de Noé Vivpaets só permite promover uma adopção desde que seja feita pelo próprio responsável ou em nome dele, caso mantenha contacto directo com o animal e possa actualizar o pedido de adopção.

Desta forma, basta contactar a pessoa que criou o petsite, que abriu o tópico ou que publicou o anúncio para anunciar o seu interesse no animal ou colocar questões.

Nos petsites que se encontram para adopção, encontra o link “adopte-me >” por baixo da fotografia do animal. Pode também clicar no botão “mensagem”.

No fórum, encontra o botão “mp” ou mensagem privada em cada post. Carregue nesse botão na primeira mensagem do fórum para enviar uma mp ao utilizador responsável pela adopção.

Nos anúncios, encontra o símbolo de uma carta. Utilize-o para entrar em contacto com o autor.

Se não obtiver resposta dentro de um prazo razoável, por favor entre em contacto com a moderação para que o petsite seja removido da adopção de forma a não retirar visibilidade a outros.

Por favor leia os seguintes tópicos antes de colocar um animal para adopção:

Alguns conselhos para quem dá animais de Raça e ou SRD's!!! em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=31625

Antes de Adoptar em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=55238

PRECAUÇÕES A TER COM POSSÍVEIS DOAÇÕES EM DINHEIRO em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=63296

A DURA REALIDADE DO VERÃO...!!! em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=35988

CONTACTOS IMPORTANTES PARA CASOS ESPECIAIS!!! em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=33092

Agradecemos a colaboração.

Melhores cumprimentos,
Última edição por tlopes em sexta jul 10, 2009 9:33 am, editado 1 vez no total.
tlopes

sexta mai 15, 2009 3:34 pm

Os tópicos deste fórum com mais de três meses sem qualquer actualização são dados como casos encerrados e movidos directamente para o fórum "Animais Adoptados".

Esta operação será feita mensalmente, por isso pedimos às pessoas que tenham tópicos com animais para adoptar, para não os deixarem mais de três meses sem qualquer actualização.

Por respeito aos animais e aos outros membros do fórum, por favor mantenha os tópicos actualizados.

Melhores cumprimentos,
Ceros
Membro Júnior
Mensagens: 40
Registado: sábado jul 26, 2003 9:06 pm

sábado jun 20, 2009 3:49 pm

Pretendo apenas dar uma sugestão para ser mais fácil encontrar o que se quer, quando se pretende adoptar um animal.
Podiam por exemplo organizar os títulos da seguinte forma, obrigatóriamente para todos os novos tópicos:

[Tipo] - Raça - Sexo - Idade - Tamanho - Nome do Animal; Ex:
[Cão] - Serra da Estrela - Macho - 3 Anos - Grande - Titan

Assim, poupava tempo a quem procura e aumentava as hipóteses de adopção dos animais, pois os adoptantes já não desesperavam com a confusão de posts e fácilmente encontravam um bicho que gostassem.
è só uma sugestão, mas já vi este tipo de regras de organização darem muito bons resultados noutros foruns.
lucinha5
Mensagens: 1
Registado: terça jun 29, 2004 8:39 pm

sábado mai 15, 2010 7:05 pm

boa tarde queria saber se para fazer anuncio para dar cachorrinhos , tenho de pagar algo?
Obrigada
Lúcia
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sábado mai 15, 2010 7:46 pm

lucinha5 Escreveu:boa tarde queria saber se para fazer anuncio para dar cachorrinhos , tenho de pagar algo?
Obrigada
Lúcia
Não, não tem
SMhim
Mensagens: 5
Registado: sábado set 08, 2007 9:21 am

terça jul 19, 2011 12:43 pm

Boa tarde. Agora que tenho dado uma volta mais aprofundada pelo fórum, queria só deixar a minha contribuição com uma sugestão para o tópico das adopções.
Dentro do tópico Animais para Adopção poderiam criar sub-tópicos com as espécies, cães, gatos, aves...as que se encontram no topo do site. Assim seria mais fácil as pessoas anunciarem sem terem que colocar um titulo tão extenso por ter que ter a espécie, raça...e facilitava a busca a quem quer adoptar pk saberia onde procurar a espécie pretendida. é só uma sugestão.
Parabéns a esta comunidade
Responder

Voltar para “Animais para Adopção”