COMO ADOPTAR?
A bicharada está desparasitada (a que lá fui buscar foi directa para o veterinário onde não foram encontrados vestígios de parasitas internos ou externos nem qualquer outro problema), é-lhes dada na hora a vacina da raiva e o chip por um preço muito baixinho (19eur), e oferecem a esterilização do cãozinho a quem a quiser (não é obrigatória, é preciso pedir e levar o cão/cadela ao veterinário por eles indicado), e vêm já com uma coleira e trela vermelhas muito bonitas.
Pode-se levar o bicho logo na Campanha de Adopção no Jardim de Oeiras, onde se trata dos papéis, vacina e chip. É o sítio melhor para ver o cão, pode-se fazer festas, falar com os tratadores e veterinária, e levar o cãozinho a passear à trela no jardim.
Alguns cãezinhos no Jardim estão um pouco tímidos, e sentem-se mais à vontade em "casa", no Canil de Vila Fria. Além disso em Vila Fria há mais uns poucos para visitar, que não tiveram espaço para ir ao Jardim. É só telefonar para o Canil (214408280) e combinar a hora da visita. Pode-se também ver os cãezinhos e falar com os tratadores, mas não se pode levar o cão na hora.
Para quem ainda não tiver a certeza no Jardim ou tiver escolhido um em Vila Fria, pode ir buscar o cãozinho escolhido ao Canil de Paço de Arcos, que está aberto das 7h às 23h. É preciso telefonar antes, para eles terem o cãozinho pronto.
Eu experimentei os passos todos, e trouxe uma cadelinha linda e bem-educada para casa, que já está connosco há mais de 2 meses.
PORQUÊ ADOPTAR?
Porquê adoptar um destes cães?
Para já, porque são liiiiindos! Olhem para as fotografias todas!
São super-agradecidos e obedientes, fazem tudo para agradar ao novo dono. Esta menina aprendeu o comando senta e deita em menos de um mês e sem grandes dificuldades. Bastou uns ralhetes e não voltou a sentar-se no sofá nem quando está sozinha. Bastou dizer não uma vez e não voltou a ladrar dentro de casa. E nunca (mas mesmo nunca) fez as necessidades dentro de casa. E anda sempre a abanar o rabo e a sorrir para os donos.
Vêm já com a vacina da raiva e com o microchip por um preço baixinho (19eur), vêm completamente desparasitados interna e externamente, trazem coleira e trela, e a esterilização é oferecida pela Câmara Municipal (apenas a quem a quiser).
Se tiver tido outros donos, até já vem ensinado, e o treino dá muito menos trabalho.
Se for um adulto, já sabem com o que podem contar. O tamanho, peso, pelo, personalidade, energia já estão á vista e é menos provável haver surpresas. O cão é tal e qual como o vêem.
Os cães adultos já são mais calminhos que os bebés, não comem a toda a hora, não fazem as necessidades a toda a hora e em todo o lado, não roem tudo o que apanham, precisam de menos doses de vacinas e desparasitantes, não precisam de ração especial, não choram e ladram e refilam tanto, são mais pacientes, não exigem atenção constante... E nem toda a gente tem paciência e disponibilidade para as traquinices, necessidades e energia dos bebés.
Provavelmente têm uma saúde de ferro, se não não estariam ainda à espera no canil municipal, tendo já tido um triste fim.
São muito boas bocas, comem tudo o que o dono lhes dá, não são nada esquisitos (o que não quer dizer que não se deva dar o nosso melhor).
É menos provável que se percam indo atrás de qualquer coisa que os distraia. Assim que conhecem o novo dono, fazem tudo para não o perder de vista, pois não querem voltar a ficar sozinhos.
E estão a ajudar um cãozinho que não tem ninguém para lhe dar atenção. Num canil municipal, que não é uma associação de ajuda a animais, a vida pode ser bastante solitária para estes amiguinhos... Estão limpos e têm comida, mas precisam tanto de carinho!
Não querem ir conhecer estas carinhas lindas no sábado? Depois de os ver, de certeza que se vão apaixonar!
Mas antes de adoptar... Pensem bem se os querem! O canil dá-os com muita facilidade, e o pior pesadelo destes cãezinhos é voltarem a ser abandonados.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0