Eu estou a meter fim à criação por variados motivos, mas sem dúvida um deles é a dificuldade com que me deparo para arranjar donos para os meus Hamsters, tenho recebido alguns e-mails de interessados em comprar os outros que estão para venda, mas a maioria não são o que posso chamar de classificados para tal função pois por norma só querem para acasalamento e para ganhar uns trocos, não os querendo separar de gaiola etc.
Ora, donos assim, eu dispenso e a minha resposta é não.
Por mais divulgação que a minha criação tem recebido nos últimos meses a situação mantém-se, não há donos nem interessados, a percentagem de gasto é de 90% ao lado de 10% de beneficio, tirando o transporte, porque tenho de me mover para os entregar e por norma é raro virem comprá-los à minha zona, ou seja, quem se movimenta sou eu, não procuro de qualquer forma beneficio, no entanto a paciência tem limites em relação ao transporte e acreditem que não faria nada disto se realmente não gostasse do que faço e dos meus Hamsters, tenho Hamsters com 4 meses ainda sem dono e já chegou ao caso de 6 meses.
Compreendo a crise, mas agora pergunto-me, há dinheiro para comprar Hamsters de criadeiros que apenas estão interessados em dinheiro e não há dinheiro para bons exemplares, cujos criadores estudaram cuidadosamente todos os factores importantes e definiram um objectivo para as ninhadas? O barato vai-lhes sair caro pois os Hamsters certamente são mais frágeis e certamente morrerão mais cedo, uma vez que 80% dos donos de Hamsters não leva sequer os seus Hamsters a um veterinário quando os mesmos apresentam alguma doença.
Se é revoltante? Sim, é, de facto, muito.
Outro facto pelo qual estou a meter fim à criação é pelo facto de que tenciono parar por alguns anos, dedicar mais tempo a mim mesma, recuperar-me de vários problemas da minha vida, pois tenho entregado a minha vida aos meus animais, por completo.
Mas não será o fim, apenas uma pausa.
Os velhotes reprodutores cá ficarão, não vai sair nenhum, são meus e como tal amo-os e nunca os irei vender ou dar.
Morrerão de velhice a meu lado.