Fez esta quinta-feira oito dias, recebo cerca das 11 da noite um telefonema da D. Vitória. Uma das gatas da colónia tinha aparecido paralisada das patas traseiras nesse dia de manhã. Ao fim da tarde, como continuava paralisada, a senhora resolveu dar-lhe… um Melhoral. E, como estava preocupada, ligou-me quando chegou de trabalhar, para saber se eu tinha alguma ideia do que se podia fazer no dia seguinte.
De imediato fui ter com ela lá abaixo e, de isqueiro aceso, lá localizámos a gatinha, que levei logo a um hospital veterinário. Ficou internada, para tratar primeiro da intoxicação e depois se ver a questão da paralisia. O prognóstico era reservado pois, embora a D. Vitória só tivesse conseguido dar-lhe meio Melhoral, ainda assim era três vezes a dose tóxica.
Ao ser internada, dei à gatinha o nome de Guilhermina, em memória do Sr. Guilherme.
Felizmente, a Guilhermina passou a fase crítica de 48 horas e deixou até de apresentar sinais de paralisia (na opinião dos veterinários, ter-se-á tratado de algum traumatismo). Teve alta segunda-feira passada.
Depois de várias peripécias para lhe dar a medicação com que saiu, acabei por ir buscá-la para lha dar em casa, porque não estava a conseguir tratá-la convenientemente na colónia.
Abro este tópico por dois motivos. O primeiro é para pedir a vossa ajuda para as despesas com o internamento da Guilhermina, que, mesmo com descontos para animal de rua, ascenderam a 277 euros. As despesas com os animais que tenho ajudado têm sido inúmeras e já não consigo mesmo fazer-lhes face sozinha. Estou num portátil emprestado, que o meu avariou na semana passada, mas vou tentar a seguir passar para aqui a discriminação dos tratamentos da Guilhermina. Enviarei o NIB por mensagem privada a quem quiser e puder ajudar, o que desde já agradeço.
O segundo é tentar encontrar um lar para ela. Da maneira como a Guilhermina é, está-me a custar muito ter de devolvê-la à rua, mas não tenho a mínima hipótese de ficar com ela. Embora seja medrosa, deixa-se manusear e acariciar, e é até fácil dar-lhe os comprimidos que está a tomar.
Aqui ficam, para já, fotos da Guilhermina. É uma gatinha que, bem tratada, se vai revelar bastante bonita. Tem uns olhos enormes, muito bonitos.