Sempre que ela faça no sitio errado diga um "Não" firme de forma a que ela entenda que é errado aquele local e indique-lhe o local correcto, mas tem de ser na altura e não três horas depois, senão a cadelinha não vai associar o "Não" à acção! Sempre que sinta que ela está inquieta ou às voltinhas corra com ela para perto do jornal, se ela começar a fazer no local errado leve-a para cima do jornal e mesmo que só faça o final no sitio correcto, elogie-a e dê-lhe muitas festinhas, faça uma grande festa e se for preciso recompense-a com um biscoito! Normalmente os canitos aprendem bem com as recompensas!
Tenho uma pinscher com 10 meses e também é a minha primeira cadela, por isso compreendo-a quanto às inseguranças, contudo o meu primeiro conselho é não desesperar, pois não é de um dia para o outro que a sua canita vai começar a fazer os xixis no sitio correcto! Vai precisar de muita dedicação da sua parte, pois sem ela a sua cadela não vai aprender sozinha! Eu estava 24h com a minha e só há 3 meses para cá é que começou a ir sempre ao jornal e mesmo assim ainda erra um cocó de vez em quando! Foi muito difícil até ela conseguir e eu pensava mesmo que ela nunca iria atinar com o local, contudo nunca desisti e ela lá conseguiu!!! Hoje em dia até já vem ter comigo toda contente pedir a "prenda" por ter acertado no local...
Força!