Um ANIMAL QUE SE LESIONOU e SALVOU por uma "BOA ESTRELA"!

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
MissCat
Membro
Registado: segunda mai 24, 2010 1:04 pm

domingo mai 30, 2010 9:47 pm

Queridos amigos!!!

Recordo uma situação muito interessante, que não me lembrei de incluir no site "osmeusgatos.com" (o site que fiz para os meus gatos), mas que é impressionante e pode vir a dar jeito para alguém.

Uma vez por outra um dos meus animais caía da varanda. A situação era difícil de contornar. Já havia experimentado diversas protecções, mas eles arranjavam sempre maneira de superar os obstáculos. Mais uma vez tinha mudado as protecções. Desta vez eles não iriam conseguir saltar (muito menos cair!). Mas o Flecha, como que por magia, conseguiu semelhante feito... só que partiu a bacia!

Ultrapassado o pânico (dele e meu), fomos fazer um raio-x, que acusou a bacia partida e disseram que a cirurgia era arriscada, pois não sabiam se o osso tinha lesado os nervos da coluna; que era isso que aparentava, quanto mais mexessem pior e que o gato tinha poucas probabilidades de sobreviver, para me ir preparando. Disseram-me para aguardar. Fiquei desesperada! O meu gatinho morrer?!?!?!?!?!?!?!?!?!

Durante dois dias e meio o gato não fez nenhuma necessidade (para não dizer que não comia e só bebia umas pequeninas gotas de água "forçado" por uma seringa, que eu também não lhe queria dar muita, que se a bexiga não excretava, não queria que ela rebentasse por excesso de água. Era o mínimo para o manter hidratado).

"Dormi" - o pouco que conseguia - com o gato duas noites, acordando várias vezes, abraçando-o, mimando-o, massajando-o e tudo o mais que o pudesse ajudar, pedindo ao Universo uma solução e implorando-Lhe que não me "levasse" o gatinho; passava horas com as minhas mãos em volta do ferimento dele, massajando suavemente, para não permitir a acumulação de líquidos e o estancamento de sangue, devido ao inchaço. Passei 24 sobre 24 horas com ele; embora não o desejasse, podiam ser os seus últimos dias, mas nunca me rendi a este pensamento! Nem por um segundo! Só se ele morresse é que eu acreditaria que não tinha sido possível, mesmo, fazer-se nada!!! Tinha que haver solução!

A barriga do gato estava a aumentar e o gato a emagrecer. Deitei-me, à terceira noite, mais uma vez em profunda (acho que posso chamar-lhe) Fé e a pedir uma solução!!! E quando acordei... entretanto a meio da noite, recordei um episódio da minha adolescência:
- Quando um dia torci o tornozelo, fui ao hospital e, sem me fazerem uma radiografia nem nada queriam-me engessar o pé. Eu sentia que algo não estava bem recusei o gesso. Fiz uma "fita" tão grande que acabaram por me colocar uma ligadura e advertiram-me para os problemas que isso me poderia trazer na cicatrização do osso, que se mudasse de ideias que me colocariam o gesso. Fui para casa e tirei a ligadura. O pé estava torto! Algo não estava bem, como nem sequer uma radiografia havia sido feita? (Ainda bem que não fizeram, senão tinha sido operada). Durante toda a noite pedi uma solução. No dia a seguir, a minha Mãe tinha falado com uma amiga e esta indicara-lhe... um endireita (nenhum osteopata, nenhum ortopedista: um endireita). Fomos lá no próprio dia! O senhor deslocou-me o osso do tornozelo cerca de 3 cm!!! Foi horrível!!!! Doeu tanto!!! Mas eu fiquei bem. Se ele não me tivesse corrigido o tornozelo, eu actualmente não andaria sem muleta e teria ficado com uma deformação permanente (o pé virado para dentro). Uma radiografia posterior - por minha solicitação - revelou também o osso do tornozelo rachado e acabei por por o gesso, pois sabia que já estava tudo bem!

E sabem o que fiz com o flecha, mal acordei no dia seguinte? Sim! Muitos anos depois do incidente do meu tornozelo, peguei no carro e fui procurar o senhor, o endireita. Não só o encontrei, como ele aceitou tratar-me o gatinho; Com as suas mãos artísticas remexeu no Flecha (que miou pouco para a dor horrível que deve ter tido) e disse: "Está tudo no sítio; o osso da bacia estava a comprimir os nervos da coluna, mas não os deve ter danificado. Podem ir".
Chegámos ao carro e o flecha, logo que o deitei, procurou desesperadamente livrar-se das ligaduras que trazia. O esforço que fez foi tal que... fez xixi pelo carro fora!!!! (bem... ainda hoje se nota um pouco, mas os dois primeiros anos foram os piores. Um pequeno mal para um grande remédio!). Foi uma alegria infinita! Os nervos deviam estar a recuperar a sua funcionalidade, só faltava saber se os que ligavam ao intestino também estavam bem. Em casa o gatinho comeu. No dia seguinte defecou!!! Estava SALVO!!!! SALVO! Foi euforia e gratidão total!!!

SEMPRE QUE UM ANIMAL VOSSO TIVER UM PROBLEMA ESQUELÉTICO, SE CONHECEREM UM BOM OSTEOPATA/ENDIREITA QUE ACEITE TRATÁ-LO, NÃO HESITEM!!! Os conhecimentos de manipulação do esqueleto podem ajudar a colocar tudo no sítio, evitando deformações posteriores!

Neste caso a cirurgia foi desaconselhada pelo vet, mas penso que se deve procurar evitar a intervenção cirúrgica sempre que possível!

QUEM DISSE QUE GATO PRETO DÁ AZAR! ESPERO QUE ESTE CASO DO FLECHA POSSA VIR A AJUDAR ALGUM ANIMAL LESIONADO!

P.S.: Quando uma amiga minha teve a caniche dela com a pata partida, foi de imediato ao endireita. Nem se nota que a cadelinha partiu a pata. A patinha solidificou tão perfeitinha! Não era um caso grave, mas era importante que fosse bem resolvido!!! Como todos os casos de saúde!!!!

QUE UMA BOA ESTRELA GUIE TODOS OS APAIXONADOS E BENFEITORES DOS ANIMAIS!!! :D
Algemas
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2010 4:33 pm

terça jun 01, 2010 8:32 pm

Que final tão bom...o Flecha recuperou, e não foi preciso intervenção... :D

:D :D
MissCat
Membro
Registado: segunda mai 24, 2010 1:04 pm

quarta jun 02, 2010 12:10 am

off