caes de raça?????

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

segunda nov 22, 2010 1:29 pm

Bondage2010 Escreveu:Como foi isso sem a mão do homem, se foi o homem que domesticou o lobo/cão, logo a partir daí utilizando-o para certos trabalhos e cruzando os que melhor se adequavam, foram apurando as raças...ou o pastor da asia central começou a ser pastor sem ter o homem intervenção nisso??
??? O homem nao domesticou o lobo, domesticou caes.... Uma raça natural é uma raça que nunca foi cruzada com nenhuma outra, sao as raças que derivaram directamente do lobo em diferente sitios do planeta, desenvolvendo as suas proprias caracteristicas de acordo com as suas necessidades e condiçoes climáticas... e nao uma raça que nunca foi seleccionada dentro da propria raça... Se eu conseguir domesticar um leao, e cruzar esse leao tambem com uma leoa domesticada, as crias que este casal tiver deixam de ser leoes puros?? claro que nao. Continua a ser exactamente a mesma raça.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda nov 22, 2010 1:49 pm

Não, Ovcharca, continuam a ser espécie, e só isso. As raças ocorrem dentro da espécie, e como cães e leões são espécies diferentes, o exemplo não colhe.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
ovcharka
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 2:31 pm

LuluB Escreveu:Não, Ovcharca, continuam a ser espécie, e só isso. As raças ocorrem dentro da espécie, e como cães e leões são espécies diferentes, o exemplo não colhe.
Só me deste razao Lulub. um mastim do tibete é uma raça de especie canina pura assim como o leao é uma raça de especie felina pura. independentemente de eu os cruzar, sendo eles da mesma raça, seram sempre uma raça natural! as especies e raças definem-se pela genética e nao pelos comportamentos adquiridos. O pastor da asia central tem o nome pastor, porque o homem o treinou para tal, mas a raça em sim é pura pois esta raça nunca foi cruzada com nenhuma outra.
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

segunda nov 22, 2010 5:45 pm

Bondage2010 Escreveu:Como foi isso sem a mão do homem, se foi o homem que domesticou o lobo/cão, logo a partir daí utilizando-o para certos trabalhos e cruzando os que melhor se adequavam, foram apurando as raças...ou o pastor da asia central começou a ser pastor sem ter o homem intervenção nisso??
Creio que se trata de raças "aborígenes" (também dizem "primitivas" ou "naturais") que resultaram da selecção natural e evoluíram com intervenção mínima por parte dos humanos.
[aqui pode-se meter um discurso sobre a domesticação primária, evolução conjunta, fonte da biodiversidade, bla-bla-bla, mas tenho preguiça]
O alabay (pastor asiático) é uma das raças aborígenes, e algumas raças portuguesas também o são.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 22, 2010 5:46 pm

ovcharka Escreveu:
dinodane Escreveu: As raças não têm absolutamente nada de natural, todas aparecem através de selecção artificial, de cruzamentos orientados no sentido de produzir cães com determinada aptidão e aspecto.
:|
Dinodane, tenho a certeza que sabe que existem muitas raças de caes naturais, que deram origem a muitas outras, sem a mao do homem. Ex: Mastim napolitano, pastor da asia central, mastim do tibete, etc....
Na realidade se nao fossem os criadores nos dias de hoje, muitas raças hoje nao existiriam e eu proprio nao poderia ter o meu terrier negro porque resulta de um aprefeiçoamento de varias raças, com a mao do homem. Ora, os criadores dos pais do meu cachorro, pagaram balurdios pelos seus caes, tiveram que os alimentar, cuidar deles, da ninhada etc etc, como poderia eu pensar que o cao para mim deveria ser gratuito??? Ora se eu quiser um cao gratuito, vou buscá-lo a quem nao tenha tido este tipo de despeza, e encontra-se muitos donos de caes que cruzam os animais para ficar com um cachorro e oferecem os restantes, mas isto sempre com raças mais difundidas onde vender(por pouco) ou dar, vai dar ao mesmo.
Todas essas raças que refere podem ser primitivas, comparadas com outras raças recentes, mas também foram seleccionadas pelo homem ao longo dos séculos em função da sua aptidão...

Refere o mastim napolitano. Há dúvidas que o mastim do tempo dos romanos era completamente diferente do animal que vemos hoje em dia? E porquê? Porque se seleccionaram os exemplares mais possantes e com mais pregas e refegos de pele para a continuidade da raça.

As raças também são definidas por comportamentos adquiridos sim, não só pela genética. Um ovcharka que não demonstre aptidão para o pastoreio é um membro atípico da raça, logo o pastor / criador não o vai deixar cobrir a cadela, escolhendo outro cão....

E sim, o homem domesticou o lobo ao alimentá-lo e ao permitir que o acompanhasse nas suas migrações. Ao longo de séculos o lobo transformou-se num animal domesticado, o cão. O cão é apenas uma sub-espécie de lobo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sobaka
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 6:01 pm

dinodane Escreveu:
As raças também são definidas por comportamentos adquiridos sim, não só pela genética. Um ovcharka que não demonstre aptidão para o pastoreio é um membro atípico da raça, logo o pastor / criador não o vai deixar cobrir a cadela, escolhendo outro cão....
Na verdade, muitas vezes os cães aborígenes que guardam rebanhos vivem em matilhas e todo o trabalho de selecção que faz o dono é abater um cão que se mostrou inapto (se a matilha não tratar dele antes). Já os galgos (saluki, tazy, etc.) é outra guerra, aí é o dono que escolhe com que vai cruzar os seus cães.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça nov 23, 2010 10:44 am

ovcharka Escreveu:
LuluB Escreveu:Não, Ovcharca, continuam a ser espécie, e só isso. As raças ocorrem dentro da espécie, e como cães e leões são espécies diferentes, o exemplo não colhe.
Só me deste razao Lulub. um mastim do tibete é uma raça de especie canina pura assim como o leao é uma raça de especie felina pura. independentemente de eu os cruzar, sendo eles da mesma raça, seram sempre uma raça natural! as especies e raças definem-se pela genética e nao pelos comportamentos adquiridos. O pastor da asia central tem o nome pastor, porque o homem o treinou para tal, mas a raça em sim é pura pois esta raça nunca foi cruzada com nenhuma outra.
Epá... vocês confundem o conceito de espécie com raça e ainda misturam com o género (que inclui várias espécies) e, mais grave, com a família (que inclui vários géneros)...

Não existe espécie felina nem canina. Estão a falar de 2 espécies concretas : Canis lupus (variadas sub-espécies - incuindo cães - que ocorrem no mundo)e Panthera leo (2 sub-espécies que ocorrem em Africa e na Ásia respectivamente)...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 23, 2010 11:00 am

Claro.
As populações que não tiveram influencia humana continuam lobos hoje em dia, nas suas variadas formas, ou seja, sub-espécies naturais.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
josete
Registado: terça mar 09, 2010 8:18 pm

terça nov 23, 2010 11:20 am

Realmente não dá para comparar animais com seres humanos, seria insultar os animais, quanto a dinheiro que alguém se referiu... então não posso comprar? Pode, pode comprar animais de raça, rim, fígado, córnea... Não dá para comprar cérebro.
ovcharka
Membro Veterano

terça nov 23, 2010 9:07 pm

fang Escreveu:
Claro.
As populações que não tiveram influencia humana continuam lobos hoje em dia, nas suas variadas formas, ou seja, sub-espécies naturais.
Acha mesmo que todas as raças de caes, tal qual como as conheçemos apareceram todas da domesticaçao do lobo??? claro que nao!! muitas das raças já eram exactamente iguais morfologicamente antes de os homens os domesticarem! E muitos exempares de hoje que sao canis lupus, nunca foram domesticadas. Sao sub-especies de lobos, como é obvio, mas sao caes na mesma. Os canis lupus familiaris, os domesticados tambem sao igualmente caes, mas que tiveram forte influencia dos homens. agora dizer que nao existem raças de caes que nao foram derivadas de selecçao genetica por parte do homem, é totalmente errado.
fang
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 23, 2010 9:20 pm

ovcharka Escreveu: Acha mesmo que todas as raças de caes, tal qual como as conheçemos apareceram todas da domesticaçao do lobo???
Acho! E não sou o unico.

Leia uns artigos cientificos sobre o assunto.
<p>Francisco Barros</p>
ovcharka
Membro Veterano

terça nov 23, 2010 10:24 pm

fang Escreveu:
ovcharka Escreveu: Acha mesmo que todas as raças de caes, tal qual como as conheçemos apareceram todas da domesticaçao do lobo???
Acho! E não sou o unico.

Fang, conheço inumeros artigos cientificos sobre a sua posiçao e sobre a minha posiçao. a Ciencia nao é estanque e é por isso que o que hoje está cientificamente provado, daqui a 10 anos poderá ser totalmente diferente. A ciencia nunca passará de teorias sobre probabilidades.
Mas é por isso que o mundo é tao diverso de opinioes ( baseadas na ciencia ou nao).
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 23, 2010 11:00 pm

fang Escreveu:
Acho! E não sou o unico.

Eu também.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça nov 23, 2010 11:41 pm

E eu também, mesmo confundindo espécie com género e com raça... :roll:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
sobaka
Membro Veterano

terça nov 23, 2010 11:59 pm

LuluB Escreveu:E eu também, mesmo confundindo espécie com género e com raça... :roll:
Há estudos, bastante recentes, que dizem que muitas raças resultaram da domesticação de outros canídeos que não eram lobos embora pertencessem à mesma espécie.
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”