caes de raça?????

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Dreia84
Membro
Registado: quarta jun 02, 2010 3:10 am

domingo fev 27, 2011 6:26 pm

A domesticação de animais ou plantas é um processo utilizado desde a pré-história. Consiste na seleção e adaptação de certos seres vivos, considerados úteis para suprir necessidades humanas. A domesticação consiste numa relação ecológica do tipo esclavagismo desenvolvido pelos seres humanos associados com outras espécies de seres vivos. Ao longo de milhares de anos, esse processo acarretou modificações em várias características originais dos seres vivos domesticados, chegando em muitos casos ao desenvolvimento de dezenas de raças, como os cães e gatos.

Outros exemplos de animais domésticos são o cavalo, vaca, porco, cabra, coelho, ovelha e várias aves como a galinha. Muitos deles são utilizados na pecuária. As plantas domésticas são inúmeras e vão desde as utilizadas em residências até às cultivadas na agricultura.
Cumprimentos.[/quote]

O curioso é que agora é para ganhar dinheiro e raramente para suprir necessidades.
Ora....
Respeito, solidariedade e bom senso.
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

domingo fev 27, 2011 6:52 pm

olhe que até o hitler estava enganado em relação aos arianos! :lol:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo fev 27, 2011 7:31 pm

Dreia84 Escreveu:
dinodane Escreveu:Bom, como isto não vai lá com argumentação deixo-lhe food for thought:

da wiki, em pt e simples de entender, sobre a domesticação de, por exemplo, cães:

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3o

Lê-se:
Eventualmente, alguns filhotes foram capturados e levados para os acampamentos na tentativa de serem utilizados. Com o passar dos anos, os animais que, ao atingirem a fase adulta, mostravam-se ferozes, não aceitando a presença humana, eram descartados ou impedidos de se acasalar. Deste modo, ao longo do tempo, houve uma seleção de animais dóceis, tolerantes e obedientes aos seres humanos, aos quais era permitido o acasalamento e que, quando adultos, eram de grande utilidade, auxiliando na caça e na guarda. Esse gradual processo, baseado em tentativas e erros, levou eventualmente à criação dos cães domésticos.[8][9][4]
Chama-se a isto selecção articial e sem ela o cão tal como o conhecemos hoje não existiria, nem tão pouco as mais de 400 raças que existem actualmente.
O mesmo pode ser dito em relação a todos os animais DOMÉSTICOS, sejam cães, gatos, vacas charolesas ou cavalos puro sangue.
Ao dizer que é contra a selecção artificial está efectivamente a afirmar que é contra a domesticação de animais, percebe-se que é por desconhecimento mas não deixa de ser um facto, há que perceber todas as implicações de uma opinião espeecialmente quando se é tão assertivo na sua defesa.

Portanto, é como digo, junte-se à PETA e ao Animal Front, eles também são contra a "escravidão" dos animais feita pelos humanos e advogam a destruição de todas as raças de animais domesticados para que todos voltem ao seu estado selvagem e natural.

Leia este também, claro que existem artigos mais completos e mais isentos sobre o assunto, este é simples e deve ser suficiente para passar a mensagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Domestica%C3%A7%C3%A3o

A domesticação de animais ou plantas é um processo utilizado desde a pré-história. Consiste na seleção e adaptação de certos seres vivos, considerados úteis para suprir necessidades humanas. A domesticação consiste numa relação ecológica do tipo esclavagismo desenvolvido pelos seres humanos associados com outras espécies de seres vivos. Ao longo de milhares de anos, esse processo acarretou modificações em várias características originais dos seres vivos domesticados, chegando em muitos casos ao desenvolvimento de dezenas de raças, como os cães e gatos.

Outros exemplos de animais domésticos são o cavalo, vaca, porco, cabra, coelho, ovelha e várias aves como a galinha. Muitos deles são utilizados na pecuária. As plantas domésticas são inúmeras e vão desde as utilizadas em residências até às cultivadas na agricultura.
Cumprimentos.
Cara Dinodane,
ao dizer que sou contra a selecção artificial não estou a dizer que sou contra a domesticação/adopção de um animal MAS SIM que hoje em dia, com a selecção artificial que há feita pelo homem, a juntar à que naturalmente se faz no mundo animal, há animais a mais e isto traz problemas.
Como aqui alguém disse, se as coisas são assim é porque "o mercado" aceita que assim seja, e aqui mais do que ser mau o homem querer seleccionar artificialmente, mais do que ser mau as pessoas por vezes acharem que um animal de certa raça vale mais do que um outro qualquer resultante de selecção natural e reprodução ao acaso, é mau a quantidade de cães, gatos e animais vadios que por aí há.

Se o homem não seleccionasse quem vai cruzar com o quê, e se para chegar ao resultado que ele pretende não tivesse que gerar centenas de outras raças intermédias que irá acabar por descartar pelo meio (propositadamente), não havia tantos animais vadios.
Esses intermédios, os que ainda não estão como a gente quer, o que é feito deles?
Eu não cruzo um cão com outro e nasce logo um cão pastor. Antes desse PERFEITO foram precisos deitar fora algumas boas dezenas, que andaram neste mundo a cruzar-se com outros indivíduos ao acaso.
Hoje em dia quem faz criação só faz com raças "puras". Como Hitler também quis chegar à raça pura, teve de deitar muitos fora.
E depois, cruzando alguns de raça pura, ainda nasciam alguns não puros, graças às tramas da genética, e aos malvados dos genes recessivos presentes em ambos os pais, que coitados eram ambos loiros mas davam filhos morenos....
Conhecem Mendel? Sabem o que o gajo fez para obter ervilhas só de uma qualidade? Fez centenas e centenas de cruzamentos não ao acaso.
Eu pra mim tanto me valia comer ervilhas enrugadas ou lisas.
Mas as ervilhas não sofrem ao serem reproduzidas à força.
Eu acho que vai para aí uma certa "baralhação" das ideias, não leve a mal, aliada a um desconhecimento do que é a canicultura moderna. A criação de cães hoje em dia não cria nem cães "intermédios" nem raças "imperfeitas"e se há coisa que não existe é o exemplar perfeito de uma raça. Se chama canicultor ou criador ao dono vulgar que deseja uma ninhada do seu cão ou para fazer uns cobres ou para ficar com um descendente... isso nada tem a ver com a criação ética nem tão pouco é seleccionar nada de nada.

Há animais a mais, pois há, para os donos que existem. Mas a culpa disso não é dos criadores de animais de raça. Os canis, ruas e associações deste país não estão cheios de animais de raça, estão cheio de cães sem raça definida, muitos nascidos de cruzamentos aleatórios de animais já errantes, muitos também porque alguém achou por bem que eles nascessem.
Será da irresponsabilidade de muita gente que os deixa reproduzir livremente e que prontamente os descarta e abandona. Será de pessoas que acham que as suas atitudes individuais não afectam o todo e lá vão deixando a fifi ser mamã. Será de quem arranja um cão que nada lhe custou por capricho e impulso que quando começa a dar trabalho e despesa o abandona.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Dreia84
Membro

domingo fev 27, 2011 8:20 pm

dinodane Escreveu: Será da irresponsabilidade de muita gente que os deixa reproduzir livremente e que prontamente os descarta e abandona. Será de pessoas que acham que as suas atitudes individuais não afectam o todo e lá vão deixando a fifi ser mamã. Será de quem arranja um cão que nada lhe custou por capricho e impulso que quando começa a dar trabalho e despesa o abandona.
Ah pois!! seguramente que sou tão contra quem cruza propositadamente animais de raça com intuito de ganhar dinheiro -podiam ir ganhar dinheiro a procriarem eles mesmos- como quem faz a fifi procriar só porque quer fifis bebés!

Por mim parava todo o tipo de procriação desmedida durante uns bons anos...talvez assim o numero de animais errantes que acabam por ir parar a locais impróprios (tipo auto-estradas onde por causa de MAIS um abandonado à sua sorte virei um carro ao contrário)
Sabem o que faço aos que apanho na rua? Vou ao veterinário que já tão bem me conhece e peço para castrar.

E aconselho os outros a fazerem o mesmo...Há cães e gatos a mais graças à estupidez e ignorância humana.
Não tenho nada contra cães ditos "de raça". Para mim são tão cães como os outros.
Mas agora não venham cá com o paleio de que se criam raças há milhares de anos para fins humanitários, para ajudar o homem etc porque há muitos anos que também o homem só vê humanitarismo em €€€€€€.

Gostam ou são a favor da procriação assistida? ok.
Eu não sou.
Sobretudo porque muitos dos que se dizem criadores tratam as cadelas como autênticas fábricas.
Escolham uma gaja ou gajo com QI de 220 pa procriar e obriguem os vossos filhos a procriar só com gajos/gajas com QI semelhante, pode ser que daqui a umas quantas gerações só haja pessoal com QI acima de 190 pelo menos, e aí não vai ser preciso ganhar dinheiro com cães de raça porque 1º) ninguém se vai importar com isso... e 2º) vão arranjar outras formas de ganhar a vida "suando menos" (como alguém defende que os criadores "passam muitos trabalhos para tirar ninhadas) e usando mais os neurónios.

Sabem para quem é que eu mais falo quando falo assim?
Vocês sabem bem...são aqueles a quem servir a carapuça do que fazem as cadelas passar para tirar ninhadas atrás de ninhadas...querem lá saber do animal, querem é saber dos €€€.
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

domingo fev 27, 2011 11:44 pm

dinodane Escreveu:Bom, antes de ir dar uma volta ao bilhar grande e como isto não vai lá com argumentação deixo-lhe food for thought:da wiki, em pt e simples de entender, sobre a domesticação de, por exemplo, cães:

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A3o

Lê-se:
Eventualmente, alguns filhotes foram capturados e levados para os acampamentos na tentativa de serem utilizados. Com o passar dos anos, os animais que, ao atingirem a fase adulta, mostravam-se ferozes, não aceitando a presença humana, eram descartados ou impedidos de se acasalar. Deste modo, ao longo do tempo, houve uma seleção de animais dóceis, tolerantes e obedientes aos seres humanos, aos quais era permitido o acasalamento e que, quando adultos, eram de grande utilidade, auxiliando na caça e na guarda. Esse gradual processo, baseado em tentativas e erros, levou eventualmente à criação dos cães domésticos.[8][9][4]
Chama-se a isto selecção articial e sem ela o cão tal como o conhecemos hoje não existiria, nem tão pouco as mais de 400 raças que existem actualmente.
O mesmo pode ser dito em relação a todos os animais DOMÉSTICOS, sejam cães, gatos, vacas charolesas ou cavalos puro sangue.

Ao dizer que é contra a selecção artificial está efectivamente a afirmar que é contra a domesticação de animais, percebe-se que é por desconhecimento do quee isso quer dizer exactamente mas não deixa de ser um facto, há que perceber todas as implicações de uma opinião especialmente quando se é tão assertivo na sua defesa.

Portanto, é como digo, junte-se à PETA e ao Animal Front, eles também são contra a "escravidão" dos animais feita pelos humanos e advogam a destruição de todas as raças de animais domesticados para que todos voltem ao seu estado selvagem e natural. Já agora se ainda não é, deve também tornar-se estritamente vegan e abolir desde já todo e qualquer consumo de produtos de origem animal, leia-se animais domesticados e incluindo o leite e seus derivados, isto para ser coerente com o que advoga, claro.

Leia este também, claro que existem artigos mais completos e com mais referência bibliográficas sobre o assunto, este é simples e deve ser suficiente para passar a mensagem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Domestica%C3%A7%C3%A3o

Cumprimentos.
E tu a bater no ceginho, nao gastes mais saliva, as vezes nem vale a pena. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda fev 28, 2011 12:05 am

Porque é que no seu perfil se auto-intitula dono de raça e não somente dono ?? É para distinguir dos outros donos em quê ??
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
chillisauce
Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda fev 28, 2011 12:19 am

jofelix Escreveu:Porque é que no seu perfil se auto-intitula dono de raça e não somente dono ?? É para distinguir dos outros donos em quê ??
Se essa boca e para mim, deixe que lhe diga, meti no meu perfil que sou dona de bengal pois nao tenho razao nenhuma de esconder e se adoro os Bengal qual o problema?
Eu nao perciso de me distinguir dos demais e faco amigos nao pelo que tenho mas pelo que sou.
Se quer fazer suposicoes das pessoas sem os conhecer tem todo direito de ter a sua opiniao, mas sinceramente a mim nao me aquece nem me arrefece.
Passe bem :roll:
<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
Dreia84
Membro

segunda fev 28, 2011 12:21 am

Aprendam a distinguir assuntos e depois venham discuti-los, assim não sentiria tantas vezes que estou a falar para o boneco.

Agora para ser coerente tinha de virar vegetariana...ou coisa parecida. Tinha que deixar de comer galinhas, que se reproduziriam livremente, só porque sou contra a selecção criteriosa de características por parte do ser humano.
Pá, vocês entendem português?
Eu posso tar muito atras no que respeita muita coisa, mas se há coisa que eu não preciso de aprender é a ler.

Levem a bicicleta, os pedais, o que quiserem...eu não entendo de "canicultura" pelos vistos...para entender teria de dizer que era a favor de tudo o que aqui foi dito por quem tem animais de raça (pois todos eles entendem muito bem de tudo) e muita gente por aqui não faz um esforço pa entender pontos de vista simples sobre as coisas. Não tá escrito em outra língua que não a vossa!

É que já se esta a confundir reprodução, com vegetarianismo...por amor de deus, fico estupefacta com tanto argumento fora de contexto, que ainda por cima é editado posteriormente.

[Editado pela moderação]
Dreia84
Membro

segunda fev 28, 2011 12:30 am

jofelix Escreveu:Porque é que no seu perfil se auto-intitula dono de raça e não somente dono ?? É para distinguir dos outros donos em quê ??
E repara que isto é visto como uma "boca", não como um comentário.

Se calhar é porque quando se tem um animal de raça se é um dono de raça, e quando se tem um rafeiro, é-se um dono rafeiro
Mas foi apenas uma ideia. :roll:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Caramba, eu já tive uma doberman...será que agora vou ser tida como uma total contraditória ???:lol: :lol: :lol:

mais uma evidência que ninguém tinha entendido pêva daquilo que disse..
chillisauce
Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda fev 28, 2011 12:47 am

Dreia84 Escreveu:
E repara que isto é visto como uma "boca", não como um comentário.

Se calhar é porque quando se tem um animal de raça se é um dono de raça, e quando se tem um rafeiro, é-se um dono rafeiro
Mas foi apenas uma ideia. :roll:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Caramba, eu já tive uma doberman...será que agora vou ser tida como uma total contraditória ???:lol: :lol: :lol:

mais uma evidência que ninguém tinha entendido pêva daquilo que disse..
Se fosse so um comentario, a/o forista nao me teria perguntado se eu me queria distinguir dos outros, nao acha? Mas talvez serei eu que esteja a ser palerma, ou entao ja sei como isto rola com certos foristas.
Voce tem a sua ideia de pensar e os outros tem as suas proprias, nem todos podemos pensar da mesma maneira, mas acho que nao esta certo vir para aqui criticar os outros so porque gostam de animais de raca, alias eu ja tive gatos rafeiros e isso pra mim nao quer dizer que os amei menos.
Talvez o problema e que em Portugal haja tantos animais rafeiros, haja muito quem fale mal das pessoas que tem caes de raca, em outros paises 90% dos caes de companhia sao animais de raca Porque? Porque a maioria das pessoas castram os animais e deixam as criacoes para os profissionais, e no pais aonde vivo nao se vende caes e gatos em pet stores que e ilegal.
entao vai tudo do equilibrio das pessoas e do modo como sao cultos e nao vem o animal de raca como um animal so para fazer dinheiro.
Podia lhe dar montes de explicacoes mas nao me vou dar ao trabalho, respeito a sua maneira de pensar, mas tambem deve de respeitar a dos outros. Pois nem todas as pessoas que criam animais fazem-no so pelo dinheiro, porque fica mais caro do que pensa criar um gato ou cao de bom pedigree.
jofelix
Membro Veterano

segunda fev 28, 2011 12:54 am

chillisauce Escreveu:
Se essa boca e para mim, deixe que lhe diga, meti no meu perfil que sou dona de bengal pois nao tenho razao nenhuma de esconder e se adoro os Bengal qual o problema?
Eu nao perciso de me distinguir dos demais e faco amigos nao pelo que tenho mas pelo que sou.
Se quer fazer suposicoes das pessoas sem os conhecer tem todo direito de ter a sua opiniao, mas sinceramente a mim nao me aquece nem me arrefece.
Desculpe, mas no seu perfil, não está expressamente escrito: "Dono de raça"!
A "boca" não era para si... era para a Dreia que diz, pela sua conversa, ser contra as raças e depois se auto-intitula "dono de raça".

Pensem um bocadinho e verão que aos longo dos milénios, quer queiramos ou não, mesmo inadvertidamente, houve apuramento de "raças", mesmo da humana, ao impedir, por exemplo, casamentos entre brancos e negros, ciganos e outros, etc.
Tudo isso é, pelo menos considerado, natural.

Voltando aos cães... onde é que está o problema por alguém que cria cães, gatos, cavalos ou outro animal qualquer, pedir um valor, que a seu ver, compensa o trabalho que teve a criar os cachorros.
A Dreia pensa que é só chegar a cadela ao cão e já está? Se pensa assim, está redondamente enganada! Informe-se melhor!
Dreia, imagina-te no lugar do criador, no link abaixo, e depois diz-me se davas todas as ninhadas...
http://www.youtube.com/watch?v=wo7AU3d6YkM

Um abraço
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Dreia84
Membro

segunda fev 28, 2011 12:58 am

Minha senhora, aqui quem começou a criticar foram precisamente as pessoas que têm animais de raça e que são a favor da sua reprodução. Eu deixei BEM CLARO aquilo que sou contra e isso não englobou nunca:
- Quem tem animais de raça;
-Quem gosta de animais de raça;
-Quem come animais...(esta ainda tou para entender)

Mas sim :
-quem os reproduz sem escrúpulos, sem dignidade e sem amor pelos seus animais (principalmente fêmeas) mas sim pelo €€€;
-Quem se acha ou achou no direito de seleccionar características "vantajosas" e "usou" muitos animais até conseguir o que queria (provavelmente não são pessoas da sua geração) ;

Como já disse também adoro animais de raça ou sem raça... para mim não é preciso ter um animal de raça para eu ser feliz, apenas ter um companheiro.
Já tive animais de raça e sem ela...é o que aparecer na rua no momento em que tiver lugar para mais um.
Não posso é defender a reprodução desmesurada de animais para fins lucrativos, que muitos criadores dizem ser "por amor à raça" porque se calhar em mais de metade dos casos é por amor ao dinheiro, e só.

Se eu chapar lá com dois cães de raça labrador a um gajo que até só gosta de rotweilers, e lhe disser "estes cães valem mais que os que reproduzes agora" lá se vai o amor à raça...
Dreia84
Membro

segunda fev 28, 2011 1:07 am

jofelix Escreveu:
chillisauce Escreveu:
A "boca" não era para si... era para a Dreia que diz, pela sua conversa, ser contra as raças e depois se auto-intitula "dono de raça".

Pensem um bocadinho e verão que aos longo dos milénios, quer queiramos ou não, mesmo inadvertidamente, houve apuramento de "raças", mesmo da humana, ao impedir, por exemplo, casamentos entre brancos e negros, ciganos e outros, etc.

Voltando aos cães... onde é que está o problema por alguém que cria cães, gatos, cavalos ou outro animal qualquer, pedir um valor, que a seu ver, compensa o trabalho que teve a criar os cachorros.
A Dreia pensa que é só chegar a cadela ao cão e já está? Se pensa assim, está redondamente enganada! Informe-se melhor!
Dreia, imagina-te no lugar do criador, no link abaixo, e depois diz-me se davas todas as ninhadas...

Um abraço
Eu disse em algum lado que deveria dar as ninhadas? pá...tamos muito mal de leitura.
Nem sequer disse que fica barato ou caro. Se as pessoas gastam dinheiro, não se encarem como bem feitoras só porque gastam balúrdios a reproduzir animais de "qualidade".
Isso é uma opção, como eu jogar no euro milhoes às sextas ou não. Se não jogar poupo dinheiro, pelo menos vejo assim.

Quanto ao "dono de raça", não tinha entendido, mas eu vou-lhe explicar o porquê do dono de raça que provavelmente leu.
Tem precisamente a ver com um panfleto que circulou na net, em que se via a imagem de um cãozito que pedia um "dono de raça", porque um "dono rafeiro" já ele tinha tido, por isso tinha ido parar à rua.
É uma troca de posições, é o que em português se chama de "ironia":

"A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de gozar com alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reacção do leitor, ouvinte ou interlocutor.

Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo. Para tal, o locutor descreve a realidade com termos aparentemente valorizantes, mas com a finalidade de desvalorizar. A ironia convida o leitor ou o ouvinte, a ser activo durante a leitura, para refletir sobre o tema e escolher uma determinada posição."

in:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ironia

O que isso quer dizer é precisamente que não distingo os animais pelo facto de serem de raça ou não como muita gente faz.
Se pensar um bocadinho e imaginar o que seria um cão poder falar e dizer "eu sou um cão de raça" percebe a ironia desse título.
jofelix
Membro Veterano

segunda fev 28, 2011 1:12 am

Dreia84 Escreveu: -Quem come animais...(esta ainda tou para entender)
Queres que te envie imagens ? E olha que também pagam !

Como vês, o mundo não é nem será perfeito... pelo menos nos anos mais próximos!
Mete uma coisa na cabeça, (desculpa a expressão), no mundo dos cães, os criadores de raças, são o mal menor.

Over and out
jofelix
Membro Veterano

segunda fev 28, 2011 1:19 am

Dreia84 Escreveu:
jofelix Escreveu:
chillisauce Escreveu:

Um abraço
Eu disse em algum lado que deveria dar as ninhadas? pá...tamos muito mal de leitura.
Nem sequer disse que fica barato ou caro. Se as pessoas gastam dinheiro, não se encarem como bem feitoras só porque gastam balúrdios a reproduzir animais de "qualidade".
Isso é uma opção, como eu jogar no euro milhoes às sextas ou não. Se não jogar poupo dinheiro, pelo menos vejo assim.

Quanto ao "dono de raça", não tinha entendido, mas eu vou-lhe explicar o porquê do dono de raça que provavelmente leu.
Tem precisamente a ver com um panfleto que circulou na net, em que se via a imagem de um cãozito que pedia um "dono de raça", porque um "dono rafeiro" já ele tinha tido, por isso tinha ido parar à rua.
É uma troca de posições, é o que em português se chama de "ironia":

"A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de gozar com alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reacção do leitor, ouvinte ou interlocutor.

Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo. Para tal, o locutor descreve a realidade com termos aparentemente valorizantes, mas com a finalidade de desvalorizar. A ironia convida o leitor ou o ouvinte, a ser activo durante a leitura, para refletir sobre o tema e escolher uma determinada posição."

in:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ironia

O que isso quer dizer é precisamente que não distingo os animais pelo facto de serem de raça ou não como muita gente faz.
Se pensar um bocadinho e imaginar o que seria um cão poder falar e dizer "eu sou um cão de raça" percebe a ironia desse título.
Oh ironia das ironias...
Desde quando é que há donos de raça? Ora pense lá um bocadinho...
Estou com sono, amanhã continuamos... se me der para isso.
Um abraço
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”