Há dois anos a fonte luminosa de jardim municipal foi transformada em "lago dos cisnes". Está aqui um casal de cisnes brancos, um casal de cisnes negros, um casal de patos-carolinos, um casal de patos ferrugíneos, um casal de Tadorna tadorna, um casal de...acho que de Anas crecca ou algo igualmente pequeno e elegante, mais dois casais de patos reais. A fonte não é muito grande e as aves ficaram lá muito apertadas. Havia também um casal de patos-mandarim, estes não sobreviveram. O macho ferrugíneo por duas vezes quase matou o macho tadorna, os tadorna começaram a refugiar-se debaixo das arvores, só se atreviam voltar à água depois de por-do-sol. Entretanto, ambos casais de patos reais tiveram crias - 13 no total, alguém trouxe e abandonou mais um pato real macho, três patos muito parecidos com patos reais mas brancos e com bico alaranjado e mais um casal de patos domésticos. Ah, e os anas e carolinos também tiveram crias. Isso foi no ano passado e já na altura a fonte era perigosamente pequena para todas as aves.
Neste ano todos os patos reais acasalaram (uma fémea formou par com pato branco de bico alaranjado) e hoje a fonte parece sopa a ferver de quantidade de crias. Os cisnes e os ferrugíneos enlouqueceram por falta de espaço, "correm" atras dos patinhos a tentar matá-los e já mataram alguns.
Que serviços devem tratar disso? Quero contacta-los antes de fonte se transformar em matadouro.
Update:
Parece que já trataram disso. Estive a passear o meu cão e não encontrei uma única cria.
"Lago dos cisnes"
Penso que deve contactar o departamento de jardins e espaços verdes da câmara municipal do local onde se verifica a situação. Mas peça para falar com o responsável. Essas coisas tratam-se com as hierarquias, não com o senhor da rega que vem logo dar bitaites.
Se preciso, diga que quer fazer queixa registada no livro de reclamações.
Se preciso, diga que quer fazer queixa registada no livro de reclamações.