Chamarrita Escreveu:foi mencionado aqui algures que os gatos riscam os carros.
Nem por acaso: acabei de receber uma cartinha do Ministério Público a informar que o processo da minha Kika foi arquivado. Uma gata que estava em propriedade privada e foi atropelada por um trator. Fracturou os dois úmeros, um braço teve de ser amputado, foram mais de 1600 euros de despesas. Arquivado... mas se fosse a gata a riscar o tractor do senhor, de certezinha que eu tinha de pagar uma pintura! Assim é a justiça, um carro é mais importante que uma vida...
Os meus gatos foram ameaçados de morte. Ajuda!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm
A sua propriedade estava delimitada fisicamente e era mesmo sua ou alugada ?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
alugada, mas isso não tem nada a ver... continua a ser propriedade privada, da qual usufruo mediante o pagamento de uma renda. O motivo alegado para o arquivo foi a "ausência de dolo" - pelos vistos uma amputação e fractura dos dois braços não é dolo suficiente para ser legalmente considerado...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
e está delimitada ?
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Não. Uma pequenazona de acesso à garagem serve tb de serventia para o terreno dos meus senhorios, q já n está incluido no aluguel. Mas mesmo para manobrar em frente àgaragem, tinha de me informar, já que se trata de propriedade privada, não se entra assim "pela casa adentro" de uma pessoa sem avisar, não é via pública...
-
- Membro Veterano
Mas nem vale a pena continuar o off topic. Se a gata lhe tivesse danificado a porcaria do tractor, a justiça era feita, de certeza. Assim... é só um gato e como disse o ***, "gatos há muitos, até andam aí a dá-los". Adianta. Não paga de uma maneira, há-de pagar de outra...
Juli-miau fico muito feliz que a situação esteja (mais ou menos) resolvida... um conselho para o futuro: não mostre fraqueza!! NUNCA!!! Recentemente dei abrigo a uma gatita que foi vítima dos vizinhos (caçadores, pois claro - a praga de quem vive em aldeias, certo Chamarrita???). E já não foi a primeira nem a décima vez!! A gota de água é que presenciei tudo!!! A gatita tinha cerca de 3 meses e foi mordida pelos cães do senhor, com este a incitá-los. Com todo o respeito fui falar com ele. Mas pedi a um amigo advogado para ir comigo para intimidar!!! Mostrei-lhe a conta do veterinário (sim, a gata salvou-seJuli-miau Escreveu:Já estranhava não ser atacada por algum forista. Posso ter sido outrora negligente pela ignorância mas acredito estar a tomar as decisões mais acertadas nesta situação.
Enfim. Pelos vistos ainda podia ter vizinhos piores...
[...]
E quanto à tão temida "invasão de propriedade" acho que é uma questão se sabermos conviver todos uns com os outros.
A meu ver NÓS é que temos de zelar pelos nossos animais e pensar em todos os perigos possíveis a que possam estar sujeitos.
ah e essa do cão rezo que não arranjem nenhum. Nem é pelos meus gatos, é mesmo pelo cão...

Com este tipo de gentinha, tão pobre de espírito, às vezes um bom susto fá-los ter mais tento na língua e mais cuidado nas acções...
Acima de tudo temos de aceitar que os gatos/cães caçam por instinto e contra isso não podemos fazer nada... temos de os respeitar tal como eles são. Custa-me encarar os cães que atacaram a gatita, mas todos os dias eles esperam por mim porque sabem que levo comida para os gatos vadios e eu continuo a tratá-los como dantes!! Não os vou culpar por serem animais carnívoros....
(off-topic) Tenho muita pena Chamarrita que mais uma vez não tenha sido feita justiça!!! Se pudéssemos mudar o mundo.....
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
podemos sim! podemos limitar a liberdade dos animais à NOSSA responsabilidade e controlar e prevenir os estragos que eles possam fazer!1sunrise Escreveu:
Acima de tudo temos de aceitar que os gatos/cães caçam por instinto e contra isso não podemos fazer nada... temos de os respeitar tal como eles são.

-
- Membro Veterano
Isso, talvez os deuses. A nós, humanos, não é possível controlar e prevenir tudo, somos um bocadito mais limitados....
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
então imaginemos o seguinte:
em vez de um tractor, quem atacava a sua gata dentro da sua propriedade era o cão gigante e sanguinário do vizinho do lado. o que é que a chamarrita ia fazer? ficava quieta porque "não é nenhum deus e não consegue controlar tudo o que os animais fazem" ou ia pedir responsabilidades ao seu vizinho?
em vez de um tractor, quem atacava a sua gata dentro da sua propriedade era o cão gigante e sanguinário do vizinho do lado. o que é que a chamarrita ia fazer? ficava quieta porque "não é nenhum deus e não consegue controlar tudo o que os animais fazem" ou ia pedir responsabilidades ao seu vizinho?

Isso seria perfeito, não é??? Mas este tipo de resposta é típica de quem quer ter animais-bibelots... Especialmente os gatos têm um comportamento (quase) selvagem... nós, humanos, quisemos domesticá-los, mas apenas conseguimos domar para aí uns 20% do seu temperamento (e talvez esteja a exagerar na percentagem......indigo003 Escreveu:podemos sim! podemos limitar a liberdade dos animais à NOSSA responsabilidade e controlar e prevenir os estragos que eles possam fazer!1sunrise Escreveu:
Acima de tudo temos de aceitar que os gatos/cães caçam por instinto e contra isso não podemos fazer nada... temos de os respeitar tal como eles são.

No caso deste tópico, só quem já passou por isto sabe como é desagradável. Mesmo se os gatos da Juli-miau tivessem morto os canários, à forista competia tentar compensar o acontecido aos vizinhos lesados, e a estes perdoar a acção do animal.... porque são apenas animais....
E eu já tive um animal muito complicado... tive uma cadela que não podíamos tirar-lhe a vista de cima; mal conseguisse fugir ia sempre atacar qualquer outro animal: coelhos, galinhas, piriquitos, ovelhas...matou de tudo..... e nós andávamos sempre, sempre, sempre de olho nela!!!! Mas enfim: somos humanos e também temos falhas. Não ia fechar a cadela numa divisão sem janelas nem portas apenas porque ela respondia aos seus instintos de caçar... Se a cadela nos saiu cara??? Sim, muito!!! Mas quando ficámos com ela sabíamos as responsabilidades que isso acarretava.....
-
- Membro Veterano
Pelo que se lê a pessoa não quer compensar nada... realmente uma coisa é perdoar a um animal ter matado um nosso, outra coisa é perdoar ou aceitar que a pessoa dona e RESPONSÁVEL pelo animal que matou o nosso não toma medidas para evitar que isso se repita.
1sunrise Escreveu:[
No caso deste tópico, só quem já passou por isto sabe como é desagradável. Mesmo se os gatos da Juli-miau tivessem morto os canários, à forista competia tentar compensar o acontecido aos vizinhos lesados, e a estes perdoar a acção do animal.... porque são apenas animais....
.....
Há uma coisa que não compreendo Chamarrita, os animais são à vista da lei "objectos", posses do dono.
Tendo sido um animal propriedade sua gravemente ferido, portanto prejudicaram-na em algo que era sua propriedade, como é que não teve o homem de a ressarcir do prejuizo?
O dolo é a culpa, eu não duvido que não houve dolo, acredito que o homem não tenha dolosamente atropelado a gata, mas o que interessa é o estrago que causou. Ou seja, pode-se dizer que realmente não houve dolo, mas em que se apoiam para não pagar a conta?
O animal estar na via pública? Não ter prova de que é sua?
Dado aquilo que gastou com a gata, não teria valido a pena meter um advogado?
Tendo sido um animal propriedade sua gravemente ferido, portanto prejudicaram-na em algo que era sua propriedade, como é que não teve o homem de a ressarcir do prejuizo?
O dolo é a culpa, eu não duvido que não houve dolo, acredito que o homem não tenha dolosamente atropelado a gata, mas o que interessa é o estrago que causou. Ou seja, pode-se dizer que realmente não houve dolo, mas em que se apoiam para não pagar a conta?
O animal estar na via pública? Não ter prova de que é sua?
Dado aquilo que gastou com a gata, não teria valido a pena meter um advogado?
-
- Membro Veterano
Não foi na via pública - nesse caso, eu própria poderia ter feito a reclamação ao seguro do homem, mas sendo em propriedade privada teria de ser ele a accionar o seguro de responsabilidade civil; fiz prova de que a gata é minha, mediante a apresentação quer do boletim de saúde, quer de declaração do vet e apresentação da factura. Também não percebo o motivo de terem arquivado o caso, mas... vou reabri-lo!
-
- Membro
- Registado: sábado jan 28, 2006 9:59 pm
Chamarrita!!
Estou chocada com tudo o que contou... e irritada!
Isso de madndarem à cara que é só um gato estou eu mais que imunizada! Fico com vontade de comer quem me diz isso!!!
Querem ver a que ponto!? O meu querido Poli, tinha eu 14 anos, foi atropelado na estrada com 5 meses. Tinha fugido de noite e infelizmente foi para a estrada... apesar de ter sido atropelado à berma da estrada (segundo uma ex-vizinha minha, foi propoitado).. prefiro pensar que foi acidental.
Quando me vieram dizer que se calhar era um gato nosso que estava na estrada aleijado e eu fui ver dele.... morreu-me nos braços, meio desfigurado. Comigo a chorar convulsivamente (ainda para mais tinha sido um gato criado a biberão) tiveram a lata de me dizer que estava a ser PARVA porque era só 1 gato... desde aí há pessoas a quem nem falo. Simplesmente nem me vou prolongar mais neste tema. Mas a sério que NÃO ENTENDO como pode haver tanto desdém, indiferença e crueldade para com os animais... é irracional
Obrigada a todos os que comentaram. E acreditem que da próxima vez se vier aqui será só para relatar o sucedido. Porque da próxima vem a GNR de imediato e sou bem capaz de processar quem me acusar de riscos ou tentar ferir ou matar um animal meu. E nessa altura mostro as condições em que eles têm os cães de caça num terreno separado de casa e pode ser que encontrem as ossadas dos cães que já mataram à porrada. Testemunhas não me vão faltar.....

Isso de madndarem à cara que é só um gato estou eu mais que imunizada! Fico com vontade de comer quem me diz isso!!!

Querem ver a que ponto!? O meu querido Poli, tinha eu 14 anos, foi atropelado na estrada com 5 meses. Tinha fugido de noite e infelizmente foi para a estrada... apesar de ter sido atropelado à berma da estrada (segundo uma ex-vizinha minha, foi propoitado).. prefiro pensar que foi acidental.
Quando me vieram dizer que se calhar era um gato nosso que estava na estrada aleijado e eu fui ver dele.... morreu-me nos braços, meio desfigurado. Comigo a chorar convulsivamente (ainda para mais tinha sido um gato criado a biberão) tiveram a lata de me dizer que estava a ser PARVA porque era só 1 gato... desde aí há pessoas a quem nem falo. Simplesmente nem me vou prolongar mais neste tema. Mas a sério que NÃO ENTENDO como pode haver tanto desdém, indiferença e crueldade para com os animais... é irracional
Obrigada a todos os que comentaram. E acreditem que da próxima vez se vier aqui será só para relatar o sucedido. Porque da próxima vem a GNR de imediato e sou bem capaz de processar quem me acusar de riscos ou tentar ferir ou matar um animal meu. E nessa altura mostro as condições em que eles têm os cães de caça num terreno separado de casa e pode ser que encontrem as ossadas dos cães que já mataram à porrada. Testemunhas não me vão faltar.....
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm
O dolo pode surgir por negligência ou por culpa no acto.
Neste caso, ainda que negligentemente no caso, existe sim dolo!
Eu pediria a reabertura do processo.
Existe dolo, existe causa-efeito, e existem os prejuizo causados num bem seu.
Se lhe furtam a casa, e lhe estragam os bens dentro da casa, tem direito a ser ressarcida, com o animal funciona da mesma forma.
Isto à primeira vista, sem ter conhecimento do caso em pormenor.
Neste caso, ainda que negligentemente no caso, existe sim dolo!
Eu pediria a reabertura do processo.
Existe dolo, existe causa-efeito, e existem os prejuizo causados num bem seu.
Se lhe furtam a casa, e lhe estragam os bens dentro da casa, tem direito a ser ressarcida, com o animal funciona da mesma forma.
Isto à primeira vista, sem ter conhecimento do caso em pormenor.