Chinchila e cão

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
diqf
Registado: sábado nov 05, 2011 12:19 am

sábado nov 05, 2011 12:23 am

Olá,

Gostaria de pedir alguns conselhos sobre o seguinte: Tenho três chinchilas (casal + filha) e adoptei recentemente uma cadelinha com 6 meses da raça "braco alemão" que, segundo o que li, é muito utilizada na caça. Uma vez que não quero que nada de mal aconteça às minhas chinchilas gostaria de vos pedir uma opinião de como os aproximar de forma a que se tornem amigos e deixe de haver o risco da cadelinha as poder atacar. Alguém por aqui tem experiência sobre isto ? Podem dar-me conselhos sobre a melhor maneira de resolver esta situação?

Obrigada a todos,

Cumprimentos,

DF
Kaate
Membro Júnior
Registado: sexta mai 06, 2011 5:25 pm

sábado dez 10, 2011 4:05 pm

Olha, nunca tive uma chichila, mas um caso parecido ja tive hamster.
Vou te passar alguns passos que voce pode tentar com seu cao, para socializá-lo, o bom é que ele ainda é filhote. :)

1- Comece deixando o cao ao mesmo ambiente das chinchilas, mas claro, elas presas na gaiola. Haja naturalmente sem stress, os caes percebem muito quando estamos calmos ou com receio. Deixe a gaiola num local mais alto, mas que seu cao consiga ver. Depois coloque-a no chão, deixe que ele mesmo tome a iniciativa de aproximar-se, se ele rosnar ou ouriçar os pelos, de um toque nele, e diga que NAO!
Faça isso aos poucos, com o tempo o cao vai passar a nem ligar mais para as chinchilas, e depois quando se sentir mais segura pode ousar um pouco mais, pegando as chinchilas no colo e deixando que o cao as cheire, mas peça para alguem segurar o cao por uma guia de passeio, assim se ele tentar pular, nao as alcançar.

Espero ter ajudado! :D
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado dez 10, 2011 11:52 pm

Nunca deixe o cão ter acesso sem vigilância ao local das chinchilas.
Eu não arriscaria nunca deixar a chinchila à solta perto de um cão ainda mais de caça. Supondo que até habitua o cão, nunca vai conseguir habituar a chinchila que por instinto sabe reconhecer o predador. Se ela desata a fugir, o cão imediatamente assume a caçada.

Ensine o cão a obedecer e faça de modo a ter um bom controle sobre ele.
Mas não o exponha a grandes tentações, um bicho como a chinchila é uma tentação muito grande para um cão.
Karolv9
Membro Júnior
Registado: terça dez 27, 2011 4:05 pm

quinta jan 26, 2012 6:04 pm

nao tenho uma chinchila mas sim um coelho que já esta comigo a 3 anos a pouco tempo adoptei uma cadela de 4 meses, o primeiro que fiz quando veio a cadela a casa foi que ela cheira-se ao meu coelho e o veja andar por toda a casa logo o mantive na gaiola ate ela se habituar ao cheiro de ele, passando uma semana soltei ao coelho e começo a base de adaptação ficando os três num local neutro para que os dois cheguem perto um do outro e ralhando quando a cadela passava dos limites, requer muita paciência porque normalmente a esta idade gostam muito de brincar e tudo que se mecha e brinquedo para eles nunca os deixe sozinhos ate estarem perfeitamente adoptados um ao outro actualmente a minha cadela brinca com o coelho e ele com ela..mas tudo isto levou como 2 meses de estarmos todos os dias a tentar..
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta jan 26, 2012 6:23 pm

Karolv9, porque é que a sua cadela anda de fralda de bebé? :o
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Karolv9
Membro Júnior

quinta jan 26, 2012 6:26 pm

quando veio a casa ainda não podíamos sair a rua e para a hora de dormir ficava de fralda porque fazia xixi por tudo lado actualmente já não utiliza porque já podemos sair a rua :D
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quinta jan 26, 2012 6:27 pm

:? Pois...
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

quinta jan 26, 2012 6:29 pm

:lol: :lol: :lol: o meu Rufus ainda nao pode sair de casa, tem 2 meses entao faz as necessidades num resguardo :D
Karolv9
Membro Júnior

quinta jan 26, 2012 6:31 pm

eu adoptei a Luna com 4 meses mas o casal que a tinha não a habituo a fazer suas necessidades em um lugar certo ela fazia em qualquer lado.. só com o tempo e que ela foi aprendendo onde fazer. já não temos esse problema
voca
Membro Veterano

quinta jan 26, 2012 6:35 pm

Pois, quando nao é logo habituada tem que haver outra soluçao :) mas ja vi que ela ja é uma mulherzinha e que ja nao usa fralda :)
Karolv9
Membro Júnior

quinta jan 26, 2012 6:40 pm

foi a solução mais rápida que encontrei ate começar a habitua-la a ter um sitio certo para fazer suas necesidades agora e toda una mulherzinha já
voca
Membro Veterano

quinta jan 26, 2012 6:46 pm

:lol: :lol: :lol: Aquele casaco que ela tem cinzento fica-lhe mesmo bem :)
Karolv9
Membro Júnior

quinta jan 26, 2012 6:47 pm

obrigada.. ela e linda :D e nossa bebe
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”