Olá,
Gostaria de pedir alguns conselhos sobre o seguinte: Tenho três chinchilas (casal + filha) e adoptei recentemente uma cadelinha com 6 meses da raça "braco alemão" que, segundo o que li, é muito utilizada na caça. Uma vez que não quero que nada de mal aconteça às minhas chinchilas gostaria de vos pedir uma opinião de como os aproximar de forma a que se tornem amigos e deixe de haver o risco da cadelinha as poder atacar. Alguém por aqui tem experiência sobre isto ? Podem dar-me conselhos sobre a melhor maneira de resolver esta situação?
Obrigada a todos,
Cumprimentos,
DF
Chinchila e cão
Olha, nunca tive uma chichila, mas um caso parecido ja tive hamster.
Vou te passar alguns passos que voce pode tentar com seu cao, para socializá-lo, o bom é que ele ainda é filhote.
1- Comece deixando o cao ao mesmo ambiente das chinchilas, mas claro, elas presas na gaiola. Haja naturalmente sem stress, os caes percebem muito quando estamos calmos ou com receio. Deixe a gaiola num local mais alto, mas que seu cao consiga ver. Depois coloque-a no chão, deixe que ele mesmo tome a iniciativa de aproximar-se, se ele rosnar ou ouriçar os pelos, de um toque nele, e diga que NAO!
Faça isso aos poucos, com o tempo o cao vai passar a nem ligar mais para as chinchilas, e depois quando se sentir mais segura pode ousar um pouco mais, pegando as chinchilas no colo e deixando que o cao as cheire, mas peça para alguem segurar o cao por uma guia de passeio, assim se ele tentar pular, nao as alcançar.
Espero ter ajudado!
Vou te passar alguns passos que voce pode tentar com seu cao, para socializá-lo, o bom é que ele ainda é filhote.

1- Comece deixando o cao ao mesmo ambiente das chinchilas, mas claro, elas presas na gaiola. Haja naturalmente sem stress, os caes percebem muito quando estamos calmos ou com receio. Deixe a gaiola num local mais alto, mas que seu cao consiga ver. Depois coloque-a no chão, deixe que ele mesmo tome a iniciativa de aproximar-se, se ele rosnar ou ouriçar os pelos, de um toque nele, e diga que NAO!
Faça isso aos poucos, com o tempo o cao vai passar a nem ligar mais para as chinchilas, e depois quando se sentir mais segura pode ousar um pouco mais, pegando as chinchilas no colo e deixando que o cao as cheire, mas peça para alguem segurar o cao por uma guia de passeio, assim se ele tentar pular, nao as alcançar.
Espero ter ajudado!

Nunca deixe o cão ter acesso sem vigilância ao local das chinchilas.
Eu não arriscaria nunca deixar a chinchila à solta perto de um cão ainda mais de caça. Supondo que até habitua o cão, nunca vai conseguir habituar a chinchila que por instinto sabe reconhecer o predador. Se ela desata a fugir, o cão imediatamente assume a caçada.
Ensine o cão a obedecer e faça de modo a ter um bom controle sobre ele.
Mas não o exponha a grandes tentações, um bicho como a chinchila é uma tentação muito grande para um cão.
Eu não arriscaria nunca deixar a chinchila à solta perto de um cão ainda mais de caça. Supondo que até habitua o cão, nunca vai conseguir habituar a chinchila que por instinto sabe reconhecer o predador. Se ela desata a fugir, o cão imediatamente assume a caçada.
Ensine o cão a obedecer e faça de modo a ter um bom controle sobre ele.
Mas não o exponha a grandes tentações, um bicho como a chinchila é uma tentação muito grande para um cão.
nao tenho uma chinchila mas sim um coelho que já esta comigo a 3 anos a pouco tempo adoptei uma cadela de 4 meses, o primeiro que fiz quando veio a cadela a casa foi que ela cheira-se ao meu coelho e o veja andar por toda a casa logo o mantive na gaiola ate ela se habituar ao cheiro de ele, passando uma semana soltei ao coelho e começo a base de adaptação ficando os três num local neutro para que os dois cheguem perto um do outro e ralhando quando a cadela passava dos limites, requer muita paciência porque normalmente a esta idade gostam muito de brincar e tudo que se mecha e brinquedo para eles nunca os deixe sozinhos ate estarem perfeitamente adoptados um ao outro actualmente a minha cadela brinca com o coelho e ele com ela..mas tudo isto levou como 2 meses de estarmos todos os dias a tentar..
Karolv9, porque é que a sua cadela anda de fralda de bebé? 

<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
quando veio a casa ainda não podíamos sair a rua e para a hora de dormir ficava de fralda porque fazia xixi por tudo lado actualmente já não utiliza porque já podemos sair a rua 

<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
eu adoptei a Luna com 4 meses mas o casal que a tinha não a habituo a fazer suas necessidades em um lugar certo ela fazia em qualquer lado.. só com o tempo e que ela foi aprendendo onde fazer. já não temos esse problema
foi a solução mais rápida que encontrei ate começar a habitua-la a ter um sitio certo para fazer suas necesidades agora e toda una mulherzinha já
obrigada.. ela e linda
e nossa bebe