Coisas sobre gatos...^^

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
TheDjinn
Membro Júnior
Registado: quinta jul 05, 2012 9:49 am

quinta jul 05, 2012 10:02 am

Fui buscar um gatinho ao gatil e é o meu primeiro gato. Antes tinha um cãozinho mas morreu de cancro e por isso a família decidiu adoptar um gatinho.
Eu no outro dia comprei-lhe umas ervas próprias para gatos no continente e semeei-as e tudo...mas aquilo tem substrato e estou na dúvida sobre o que o substrato seja. Eu sei que se diz que é para gatos, em principio não deve fazer mal mas eu tinha na ideia que substrato é tipo uma coisa quimica que não faz nada bem se ingerido... é que estou de pé atrás com estas coisas para gatos. No outro dia comprei leite para gatinhos da whiskas e dei à pequenita e ela ficou cheia de diarreia :cry: Estava capaz de mandar o raio do frasco para análise e ver mesmo se o que diz a embalagem é o que aquilo contem!!!Puxa, mais valia comprar leite para pessoas sem lactose que acho que o efeito teria sido bem melhor e não teria pago um balúrdio por uma coisa que não fez nada bem à pequenita. :cry:
Se alguém souber alguma coisa sobre ervas digestivas eu agradecia.^^
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quinta jul 05, 2012 10:19 am

pode semear gramíneas num vaso com terra. Alpista, centeio, aveia, são ervas que os gatos gostam de comer para se libertarem das bolas de pêlo, e fica-lhe muito mais barato do que esses "kits" duvidosos...

Eu dou leite sem lactose a alguns dos meus gatos. "Leite para gatos" não dou, a não ser que seja em pó, para bebés que ainda não comem (substituto do leite materno).
TheDjinn
Membro Júnior

quinta jul 05, 2012 10:46 am

^^ Acho que vou semear então centeio e aveia num vasinho com terra e deixar estes kits malucos de lado.Obrigado pela dica.^^
Errr...também tenho outra questão. A porquita da gata teima em mijar-me na cama. :cry: Existe algum método para treinar a gatinha? é que ela não tem problemas em usar o caixotezinho dela(casa de banho).Aquilo é mesmo teimosia e eu não tenho lençois em casa que aguentem a porquita fazer-me isto duas e três vezes por dia(num dia bom) :cry: Já de vez em quando vou dormir para o sofá e deixo a cama para ela.Disseram-me que quando ela fosse esterilizada deixava de fazer isto, mas ainda faltam uns mesitos até ela ser esterilizada e assim torna-se complicado. Como posso ter a minha cama de volta? :oops:
sxmota
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 11:17 am

Tive uma gatinha que também embicou em fazer xixi num determinado edredon. Aquilo era macio, e dpois de fazer uma vez, mesmo lavando, fica sempre um cheiro que eles conseguem notar. A solução foi não usar o edredon enquanto ela esteve restrita ao quarto (quarentena) e, após as vacinas estarem completas, vedei-lhe o acesso ao quarto temporariamente. Ela entretanto "esqueceu" e habitou-se a fazer só na caixa de areia.

Eu sei que eles nos escravizam, mas tente fazer valer os seus direitos: é a sua casa e a sua cama. Gatos também se educam!
TheDjinn
Membro Júnior

quinta jul 05, 2012 12:18 pm

^^Pois é,
...mas como é que eu faço isso? :|

Eu bem lhe digo:"Oh pequenita, isto não pode ser assim!Tens ali a casa de banho, e é lá que tens que fazer essas coisas!"
E ela vai e diz:"Miaaaaau!"
:|
Como é que eu argumento com isto?! :|
Ás vezes falo falo, e ela vai e fica o tempo todo a fazer-me massagens nas costas, nos ombros, no braço...e até nas pernas. Ás vezes penso que ela nem tá aí para o sermão que lhe estou a dar. :(
sxmota
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 12:38 pm

E pensa bem, ela não tá nem aí mesmo... e ainda faz aqueles olhinhos de mimo, não é? Pois. Com os gatos não há muitas palavras, deixe as conversas para as sestas. É preciso é atitude, e é simples: pega na gatinha (pelo cachaço) e coloca-a fora do quarto, fechando a porta. Ela vai reclamar e miar, mas faça-se de surda - tal qual como ela faz consigo. Ao fim de alguns dias, ela desiste. Nunca desista primeiro e não amoleça!

Também seria boa ideia arranjar-lhe uma companhia da mesma espécie, preferencialmente um adulto jovem e tranquilo, ajuda imenso na educação. Sempre fui pessoa de cães e também cometi muitos erros com a minha primeira gata, manipuladora sem escrúpulos lol. A melhor coisa que fiz foi arranjar-lhe um companheiro mais velho, um paxá meigo e tolerante (e grandalhão), que não só a ensinou a "ser gata" como desviou as atenções de mim, o centro da vida dela até então. Ainda assim, conserva muitas características de "filha única" - já tinha quase um ano quando veio o outro gato. Depois vieram muitos mais... ela preferia ser única, eu sei, mas a casa é minha e na minha casa mando eu. Se n quiser... pode ir embora, ela até tem acesso à rua... 8)
sxmota
Membro Veterano

quinta jul 05, 2012 12:46 pm

quanto ao caixote de areia, a mesma coisa: quando a apanhar a fazer na cama, agarre-a pelo cachaço e coloque-a na caixa. Tem de lhe mostrar o que quer com acções. Pode arranjar um borrifador daqueles das plantas e quando ela asneirar.. fff, borrifadela! Seja dissimulada, não a deixe perceber quem accionou a coisa. E não precisa de dizer mais nada além de um "não" bem tranquilo e firme.
TheDjinn
Membro Júnior

quinta jul 05, 2012 1:16 pm

:o Isso de lhe agarrar pelo cachaço secalhar não é boa ideia que quando lhe faço isso ela começa logo a levar tudo para a brincadeira. :| Ronrona-se toda e gosta de andar pelo ar com o rabo tremido. A gata adora quando lhe pego pelo cachaço. :|
Mas a ideia do borrifador é muito boa! Ela adora brincar com a água de beber e ás vezes espeta-se toda lá dentro e mergulha a cabeça e tudo, mas se for num borrifador e que ela não esteja à espera, secalhar aprende a lição! :lol: Eh!Eh!Vou mesmo experimentar isso.^^Agora quando for ao continente vou trazer um bem grande! :D AhAhah...
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”