Adoptar Caniche

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
Kardec
Registado: domingo set 23, 2012 9:53 am

domingo set 23, 2012 10:30 am

Amigos,

Eu pretendo adoptar um caniche ou um bichon maltês mas a dúvida que tenho é que se é necessário levar à rua um caniche anão ou um bichon. Não quero dizer que vá ficar sempre fechado em casa mas o que pretendo esclarecer é se posso leva-lo à rua passear tipo umas 2 vezes por semana.
Passar um Domingo na rua enquanto vou passear.
Assim sendo,eles habituam-se a fazer as necessidades num local próprio?
Largam muito pelo ou nem por isso?
Desculpem-me mas apenas pretendo ser elucidado.

Abraços,

Sérgio
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo set 23, 2012 10:45 am

Kardec Escreveu:Amigos,

Eu pretendo adoptar um caniche ou um bichon maltês mas a dúvida que tenho é que se é necessário levar à rua um caniche anão ou um bichon. Não quero dizer que vá ficar sempre fechado em casa mas o que pretendo esclarecer é se posso leva-lo à rua passear tipo umas 2 vezes por semana.

Abraços,
Sérgio
Cachorros de raça para adoptar duvido MUITO que encontre.
Para adoptar é capaz de encontrara rafeirinhos de porte pequeno com algumas características das raças que referiu.

Todos os caes, independentemente do porte ou raça, agradecem os passeios diários, é uma maneira de os estimular de os socializar e diminuir o steess :)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo set 23, 2012 10:50 am

Abraços,

Sérgio
Se quer ter um cão para o ter fechado em casa então, por favor, não tenha cão! Os passeios diários são importantes para a sociabilização e estabilidade mental do cão.
Também não percebi o que quis dizer com deixá-lo "um Domingo an rua enquanto vou passear" - seria deixar o cão solto na rua sozinho enquanto você ia passear noutro sitio qualquer?
Kardec

domingo set 23, 2012 10:52 am

lsgl Escreveu:

Abraços,

Sérgio
Se quer ter um cão para o ter fechado em casa então, por favor, não tenha cão! Os passeios diários são importantes para a sociabilização e estabilidade mental do cão.
Também não percebi o que quis dizer com deixá-lo "um Domingo an rua enquanto vou passear" - seria deixar o cão solto na rua sozinho enquanto você ia passear noutro sitio qualquer?
Não. Normalmente passo o Domingo a passear pelo campo e ele iria comigo.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo set 23, 2012 10:58 am

Abraços,

Sérgio
Seja qual for a raça, um cão deve ser passeado várias vezes diariamente faça chuva ou faça Sol. O número de vezes irá depender do quão energético e activo é o cão, entre outros factores.
Os passeios diários são fundamentais por várias razões, assim como desgaste da energia acumulada ( se não desgastar nos passeios, é provável que vá encontrar muito recheio da casa destruído, pois é a forma que o cão encontra para desgastar a energia ), socialização, estabelecimento da hierarquia na família, questões físicas, etc.
Os passeios são muito importantes para poder ter um cão saudável tanto física como mentalmente.

Quando ao resto não poderei ajudar.

Só uma dica ( sei que não pediu mas não custa deixar ). Já que pretende um cão de raça, adquira-o num verdadeiro criador e não num criadeiro. Os criadeiros não criam por gosto, apenas por lucro e pouco ligam às condições em que têm os animais, para além de venderem os cães a 100€, 200€ ou 300€ e nada de garantias, chip, vacinação, LOP e outros. Se adquirir um cão a um criadeiro, provavelmente irá ter problemas futuros de saúde ( os despistes de doenças genéticas não são efectuados, os progenitores não são bem escolhidos, etc. ) e provavelmente irá adquirir um rafeiro semelhante a um caniche ou um bichon. É que rafeiros há aos montes nos canis à borla.

Portanto, se realmente quiser respeitar o bem-estar animal e assegurar que realmente tem um cão de raça saudável, pode pedir uma lista de criadores ao CPC ( não sei se haverá criadores destas raças ) ou adquirir num local de confiança.
Como é óbvio, o cão não irá custar 300€ ou 400€, mas pelo menos saberá o que está a comprar.

Boa sorte :wink: .
Última edição por Nitara em domingo set 23, 2012 11:00 am, editado 2 vezes no total.
bamkorn
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)

domingo set 23, 2012 10:59 am

em relação ao pêlo, ambos são do tipo em que o pêlo não 'cai', como a maioria dos cães. simplesmente não pára de crescer, logo têm uma maior necessidade de ser tosquiados (já para não falar de ser escovados).

eu tenho uma rafeirinha pequenina de pêlo longo num apartamento e por eu passar a maior parte do dia fora de casa (aulas), ela tem que ficar lá fechada. quando sente mesmo necessidade, faz os seus xixis e cocós na varanda, num jornal, pois foi assim habituada. mas é claro que adora quando a vou passear quando chego a casa. e não é por saber que é limpinha que a deixo de ir passear, percebe? é uma necessidade na mesma, o passeio.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo set 23, 2012 12:51 pm

Na sua apresentação, o Sérgio escreveu isto:
Kardec Escreveu:...

Gosto de caniches e estou a convencer a minha familia a adoptar um. Por enquanto está dificil...
Para além de tudo o que já lhe disseram, e com que concordo, acho melhor começar por convencer a sua família de como é bom e compensador ter um cão e a aceitar o facto de virem a de ter um em casa. Sem isso, o animal corre sério risco de vir a ser maltratado, pois quem considera ter um animal fechado em casa, a ser passeado duas vezes por semana e só se considerando um longo passeio semanal pelo campo aos domingos, não está a encarar as coisas da melhor forma.

Acho que lhe falta muita informação sobre a posse e tratamento de um animal de companhia, e um cão é dos que mais exigem de um dono. Não é um boneco que se possa levar para casa porque é fofinho e quiduxo, bonitinho e decorativo, é um animal com necessidades específicas que não podem ser menosprezadas nem descuradas. Ele sente, pensa, ama, mas precisa de ser amado, tratado na saúde e na doença, de ter atenção e ser estimulado, educado, treinado.

Desculpe se acaso estiver a deduzir demais dos seus posts, mas isto é mesmo que penso. Aconselho-o a informar-se mais sobre o que é um cão e ter um cão, independentemente da sua raça, e só depois pensar em adquirir ou adoptar o animal que lhe falar ao coração.

Boa sorte, desejo que o animal que escolherem tenha a sorte de encontrar na sua família aquela que todos eles merecem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Kardec

domingo set 23, 2012 6:22 pm

Obrigado pelos conselhos.
Eu tenho muito tempo livre por isso não seria um problema não levar o cão à rua,seria apenas questão de hábito.
O temperamento do caniche é bom? Não é agressivo? Bem,pelo tamanho não deve constituir problema de maior.
Convivi com um aqui em casa,era do meu irmão mas que já não vivia aqui.
Aquele era meiguinho e muuuito esperto.
Não tenciono comprar até porque entendo que não se deve fazer negócio com os animais. Prefiro adoptar um caniche que esteja num canil ou alguém que queira dar.

Abraço,

Sérgio
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo set 23, 2012 6:28 pm

Kardec Escreveu:Obrigado pelos conselhos.
Eu tenho muito tempo livre por isso não seria um problema não levar o cão à rua,seria apenas questão de hábito.
O temperamento do caniche é bom? Não é agressivo? Bem,pelo tamanho não deve constituir problema de maior.
Convivi com um aqui em casa,era do meu irmão mas que já não vivia aqui.
Aquele era meiguinho e muuuito esperto.
Não tenciono comprar até porque entendo que não se deve fazer negócio com os animais. Prefiro adoptar um caniche que esteja num canil ou alguém que queira dar.

Abraço,

Sérgio
Se tem muito tempo livre aproveite para levar o cao pelo menos 2 vezes à rua.
Quanto a adoptar um cao tipo caniche, no canil é capaz de encontrar adultos para adopçao.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo set 23, 2012 6:36 pm

Posso afirmar com muita segurança que os caniches têm um temperamento fantástico! São muito meigos, confiantes de si mesmo, inteligentes e gostam muito de agradar o dono. Ah, e não ladram muito :)

Contudo a ideia geral da raça, em Portugal, é que são uns cães irritantes que mordem todos. Mas isso deve-se à falta de educação que os donos dão por serem "pequenos e fofinhos". Um caniche bem educado e socializado é um cão de familia fantástico.

Quanto a adoptar um, que não seja arraçado (que é o que se vê mais são "acanichados")... talvez encontre um adulto ou velhote.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda set 24, 2012 11:56 am

Um cão precisa de ser tratado como cão que é. Tem de respeitar o animal, e a sua natureza de forma geral. Seja o cão mais pequeno do mundo, é de um cão que se trata. E há necessidades básicas, vir à rua...andar sem estar isolado em 4 paredes não dá.

Quando muito, podia considerar passeios diários mais pequenos durante uns dias da semana e um domingo compensativo; nestas condições eu até considerava ser possível.

Há quem tenha "urinóis próprios para cães" em casa, e no entanto, vão passear todos os dias. Há pelo menos um cão, que vive aqui bem perto de mim, que tem essas condições em casa e são cães normais; porém todos os dias eu os vejo na rua com os donos.

Agora passeios só duas vezes por semana, e o domingo; não vá por aí. Vai correr o risco de ter um cão cheio de pscicoses, que aí comprometem a vida do animal e a sua também. Se não tem problemas, não os arranje; ou mude de atitude.

O caniche ou qualquer cão que não largue pêlo, é o melhor para ter numa habitação, se pensarmos no lado mais chato de ter pêlos pela casa; é mais simples nesse aspecto; mas é só.

E nunca trate de um caniche como se fosse um bebé, não o humanize, pense sempre nele como um cão como outro qualquer.
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”