qual o melhor animal de estimaçao para crianças pequenas?

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
annis
Membro
Mensagens: 82
Registado: segunda ago 15, 2011 1:55 pm

segunda ago 04, 2014 2:06 pm

muito boa tarde

qual o melhor animal de estimação para crianças entre 1 ano e os 5 anos?

gato?

coelho?

tartaruga?
Gwinevere
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: sábado fev 08, 2014 10:02 pm

quarta ago 06, 2014 12:30 am

Na minha opinião, com crianças tão pequenas o melhor será um animal que elas não possam mexer muito.

Um peixinho é sempre bom para começar. Dá pouco trabalho e não tem de se preocupar com a interacção com os seus filhos. Pode por exemplo deixar que sejam eles a alimentar o peixe, apesar de ser uma coisa simples vai ver que eles adoram, o que para nós parece um animal aborrecido às vezes é o suficiente para deixar as crianças deslumbradas. Tenha só atenção de não deixar a comida ao alcance deles não vão eles achar que o peixe está com fome (digo isto porque eu própria quando tinha essa idade dei comida a um par de peixinhos até rebentarem)

Outro animal a ter em conta é um hamster. Os seus filhos podem vê-lo a brincar dentro da gaiola sem o magoar nem ele a eles e com a sua ajuda podem pegá-lo ao colo e fazer-lhe festinhas. Ponha um cadeado na gaiola para que não a possam abrir sem a sua ajuda. Além disso evite aquele estilo de bola onde se põe o hamster dentro para ele rolar pela casa, é um brinquedo engraçado mas com crianças tão novas é capaz de acabar em futebol de hamster...


Espero ter ajudado :)
Vitruvia
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: domingo abr 06, 2014 3:41 pm

domingo set 07, 2014 3:17 am

Discordo completamente com o que foi dito acima. Antes de responder à pergunta principal do tópico, vou explicar porquê.

Os peixes não são só um animal que se leva para casa num saco e deita para dentro de um vasinho. É preciso um aquário que tenha as dimensões certas para o peixe que se vai comprar e ter vários cuidados com a água. Entre outras coisas. Mesmo os peixes mais "simples" dão trabalho.

Os hamsters também não me parecem os animais mais adequados para crianças pequenas, pois podem ser bastante frágeis.

Para responder ao/à annis, as tartarugas são um caso semelhante aos peixes, não basta arranjar uma tartarugueira de plástico, é preciso que a tartaruga tenha espaço suficiente (sobretudo à medida que cresce), que a água tenha a temperatura indicada, e mais do que isso.

Os coelhos também precisam de muito espaço. São animais que podem ser bastante nervosos, portanto não os recomendo para crianças com essa idade e que não têm bem a noção dos movimentos bruscos que fazem ao pegar no animal, na força que fazem quando o abraçam.

Acho que o mais indicado é mesmo um cão, consoante o temperamento do animal e as condições.

No entanto, é preciso notar que não vale a pena comprar um animal a uma criança porque é engraçado e porque as pode ensinar a ser responsáveis, se da parte dos pais não partir o exemplo. É preciso pesquisar e compreender o animal mesmo antes de o comprar, para saber se tem as condições necessárias para o ter e se adequa à sua família. Também é importante lembrar que os animais podem durar anos e que nem sempre têm a personalidade que se espera. Já vi muitos casos de gente que compra um animal, seja um peixe ou um coelho ou outro bicho qualquer, e que depois se desiludem quando o animal não é muito sociável ou quando é precisa alguma paciência. Até gente que se desfaz dos animais quando é altura de ir de férias. Não lhe quero estar a puxar as orelhas e peço desculpa pelo testamento, mas infelizmente há muita gente que desconhece os animais que arranja e depois se farta rapidamente, o que não é a melhor situação para ninguém.
SummerRB
Membro
Mensagens: 104
Registado: segunda abr 15, 2013 4:16 pm
Localização: As princesas Summer e Montblanc
O gentleman Taylor
Rodolfo - o nosso baby site gigante <3

terça abr 07, 2015 10:13 am

O melhor animal para uma criança não é nenhum. Qualquer animal deve ser para a família toda e embora seja giríssimo e positivo os miúdos contactarem com os animais desde cedo, a menos que o animal já lá estivesse, aguarde pelo menos até aos 4/5 anos - Idade em que já é possível ensinar a criança a ter respeito e cucuidado com os animais e em que já há um maior controlo motor para não os magoarem.
CASTELLUM MARE CAVALIER KING CHARLES SPANIEL
Kikaekaya
Mensagens: 6
Registado: sexta jun 26, 2015 11:51 am

sábado jun 27, 2015 1:40 pm

Mpara uma criança dessa idade nao existe o animal perfeito, passo a Explicar o porquê. Tenho uma criança com 5qnos, tenho um cao, ja tive uma iguana, porquinhos da india, tenho um canario e em breve vem uma papagaia.... Como é obvio nao adquirimos os bixinhos por ser a criança a pedir, ate porque ela um mes depois ja se farta deles e quem tem amor aos bixinhos somos eu e o meu marido....ate a data nao abandonamos nenhum....entram na familia e nela permanecem ate fecharem os olhinhos....ao querer adotar um amiguinho é nisto que tem de pensar, que eventualmente a criança pode se fartar dele e serao voces a tratar sempre do amiguinho...pensar nas ferias que nao vao poder fazer, ou ter o cuidado se ele pode frequentar os mesmos sitios das ferias com voces....para que de futuro nao haja o abandono que tanto se ve ag no verao....espero fazer entender.
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”