Enfermagem veterinária

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
janeka85
Registado: segunda mar 19, 2007 6:39 pm

sexta mar 30, 2007 12:10 am

Ola amiginhos! Eu sou uma estudante de enfermagem veterinária e completamente louca por animais! keria apenas informar que o Curso de enfermagem veterinária de escola superior agrária de castelo branco tem um forum onde podem colocar dúvidas. Neste momento estamos apenas no primeiro ano mas keremos dinamizar o curso...e qualquer desafio será para nós uma ajuda muito importante para nos tornarmos enfermeiros sérios e com um gosto pela nossa futura profição!

Estão todos convidados para visitiar, colocar duvidas e até ensinar-nos!

Muito obrigado
e espero k a nossa ajuda seja importante também para vocês! :wink:

Beijokas enormes!
janeka

http://enfermagemveterinariaesa.createforum.us
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda abr 16, 2007 7:51 pm

Boas tardes, eu gostaria de saber uma coisa que de certo que a senhora sabe.
Com o tratado de bolonha, quem tiver o terceiro ano de medicina veterinária pode fazer estágio para enfermeiro veterinário? E outra coisa? Lá por causa dos conflitos sobre a Ordem dos Enfermeiros, os enfermeiros veterinários não vão ter que mudar de nome, tipo técnico de Etc. (não sei o nome).
miss-imani
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2005 11:16 pm

terça abr 17, 2007 3:05 am

ola leoa nova! sou colega da janeka, e pelo que perebi, estas em medicina vet certo?

e asim, concorrer a um estagio de enfermerio, como assim? o que penso que podes fazer e pedir a uma clinica que te faça estagio, por exemplo, nas ferias, para que te possa entrar para o curriculo, e claro, ganhar experiencia, mas nao ficas desiganda enfermeira veterinaria, continuas estudante de med vet na mesma. ou nao e nada disto que estas a perguntar? :oops:

e ja agora, porque nao, voluntariares-te numa associaçao?ganhas experiencia, entra para o curriculo,e melhor de tudo, estas a ajudar animais :D

em relaçao a esa historia da ordem, acho que nao vamos ser obrigados a mudar o nome, nem tal faria sentido alguem, ate porque nao nos vamos juntar a ordem dos enfermeiros, e sim criar a nossa propria ordem! acho que isso ja esta em processo.

bj

catarina
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

terça abr 17, 2007 11:54 am

leoa_nova_ Escreveu:E outra coisa? Lá por causa dos conflitos sobre a Ordem dos Enfermeiros, os enfermeiros veterinários não vão ter que mudar de nome, tipo técnico de Etc. (não sei o nome).

o conflito foi em 2004:
A Ordem dos Enfermeiros verificou, com alguma estranheza, que foi aprovado o plano de estudos do curso de bacharelato em Enfermagem Veterinária na Escola Superior Agrária de Elvas do Instituto Politécnico de Portalegre.
De acordo com o parecer dos órgãos competentes, a Ordem dos Enfermeiros entende que há uma questão subjacente de discordância face ao bacharelato referido se chamar de Enfermagem.
Esta posição está relacionada, não com a necessidade dos animais receberem cuidados, mas da reserva do nome e do conceito de enfermagem que é uma disciplina que tem como "objecto" o ser humano e uma profissão que tem como "objectivo prestar cuidados de enfermagem ao ser humano são ou doente, ao longo do ciclo vital, e aos grupos sociais em que ele está integrado, de forma que mantenham, melhorem e recuperem a saúde, ajudando-os a atingir a sua máxima capacidade funcional tão rapidamente quanto possível"(Regulamento do exercício profissional dos enfermeiros - artigo 4º do Decreto - Lei 161/96 de 4 de Setembro).
O actual enquadramento conceptual dos cuidados de enfermagem reforça esta posição, parecendo à Ordem desnecessário afirmar que a enfermagem, hoje, é uma profissão autónoma e uma disciplina do conhecimento.
Assim, talvez uma designação de "auxiliar do veterinário" seja mais próxima do significado pretendido.
Neste sentido, a Ordem dos Enfermeiros já solicitou ao Ministério da Ciência e Ensino Superior a alteração da Portaria que cria o curso de bacharelato em enfermagem veterinária na Escola Superior Agrária de Elvas, retirando a palavra "enfermagem".

Lisboa, 27 de Julho de 2004

não só não tivemos de mudar de nome, como passou a licenciatura e abriu o curso em mais escolas ;)

já saíram as primeiras enfermeiras veterinárias para o mercado de trabalho (http://video.google.com/videoplay?docid ... 6191&hl=en), não se vão mudar o nome de uma profissão a uma pessoa que já está a exercer com essa designação, acho eu :roll:
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça abr 17, 2007 6:27 pm

Eu conheço uma delas muito bem, que fez estágio onde eu trabalhei, a senhora agora enfermeira Vânia :D ...
Pelo que me disseram, eu se quiser no terceiro ano de curso, posso parar, e fazer no ano seguinte estágio para ser licenciado em´técnico qualquer coisa (pelo que me disseram vai ser um grande nome), tal como se eu estivesse a fazer esse curso.

Quanto ao voluntariado, não era mau pensado, e eu adorava, mas infelizmente não tenho nenhuma perto de onde eu moro, para além de ter que ir trabalhar nas férias para as propinas do ano que vem, isto está apertado :?
leonornobre
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 10:37 pm

quinta abr 19, 2007 5:34 pm

Boa tarde!

Como enfermeira que sou e pelo interesse que tenho pelos animais, tenho curiosidade em saber em que consiste a vossa licenciatura. Também Têm acções autónomas e interdependentes? Quais são? Podem fazer consulta de enfermagem como fazemos às pessoas?

Penso que a OE não vai conseguir q mudem o nome do curso, pois a essência da enfermagem é a PRESTAÇÃO DE CUIDADOS. A meu ver, o animal "irracional" é tão merecedor de cuidados como o animal "racional" ...

Parabéns pelo curso que escolheram e BOA SORTE!! :wink:
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”