sexta set 07, 2007 1:12 am
Sra. Leonilde:
Os gatos são os animais mais independentes e menos "domesticados" pelo homem, se libertar um na natureza ele saberá como se reger sozinho, e não contam os muitos anos que ele já está com o homem, pois foi incompleta e interrompida, se quizer arranjo-lhe um paper sobre o assunto, afinal já tenho a disciplina de comportamento animal acabada e estudada.
LuMaria:
Tal como já tinha referido, os felinos de pequeno porte já solitários por natureza, como não o podem ser na vida urbana, arranjam uma ordem social pouco sólida, onde estão juntos apenas num local de "reunião", de resto continuam a ter que possuir um local próprio, solitário, o seu próprio espaço, que normalmente possui limites bem defenidos e amplos.
Em relação aos cães, sim, numa alcateia todas as lobas têm cio, mas só a alfa procria, e são os machos os proibidos a acasalar, por isso normalmente na castração do macho é que se observa o caso de submissão, pois é-lhe retirada a "permissão" para acasalar, a não esquecer que os machos é que expressam mais dominância.
No caso dos machos sim, é para facilitar a vida, principalmente a pessoas cujos cães são demasiado dominantes, e que daí provêem problemas comportamentais, é um bom modo de acabar com eles. No caso da fêmea tem uma componente importante na área da saúde, pois os cancros no útero e ovários é bastante comum, e os quistos ováricos são bastante frequentes, por vezes evoluem para tumores mortais.