Vcs acham q é maldade castrar o bichinho?

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 06, 2007 12:37 pm

leoa_nova_ Escreveu:Nos gatos é um pouco diferente
Nos gatos, a diferença está em serem gatos domésticos, domesticados, que não os “assilvestrados”, ou e selvagens.

Não se deve comparar o carácter duma espécie que sofreu alterações no seu comportamento pela domesticação ao longo dos seus anos de vida como gatos domésticos, com a mesma espécie (felinos-gatos) em estado "Selvagem" ou num habitat Natural!

Leo

PS- mesmo os gatos sendo castrados, há quem arranje outras desculpas para despacharem os tarecos, quanto mais se não o fossem?! :roll:
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta set 07, 2007 1:12 am

Sra. Leonilde:
Os gatos são os animais mais independentes e menos "domesticados" pelo homem, se libertar um na natureza ele saberá como se reger sozinho, e não contam os muitos anos que ele já está com o homem, pois foi incompleta e interrompida, se quizer arranjo-lhe um paper sobre o assunto, afinal já tenho a disciplina de comportamento animal acabada e estudada.

LuMaria:
Tal como já tinha referido, os felinos de pequeno porte já solitários por natureza, como não o podem ser na vida urbana, arranjam uma ordem social pouco sólida, onde estão juntos apenas num local de "reunião", de resto continuam a ter que possuir um local próprio, solitário, o seu próprio espaço, que normalmente possui limites bem defenidos e amplos.

Em relação aos cães, sim, numa alcateia todas as lobas têm cio, mas só a alfa procria, e são os machos os proibidos a acasalar, por isso normalmente na castração do macho é que se observa o caso de submissão, pois é-lhe retirada a "permissão" para acasalar, a não esquecer que os machos é que expressam mais dominância.

No caso dos machos sim, é para facilitar a vida, principalmente a pessoas cujos cães são demasiado dominantes, e que daí provêem problemas comportamentais, é um bom modo de acabar com eles. No caso da fêmea tem uma componente importante na área da saúde, pois os cancros no útero e ovários é bastante comum, e os quistos ováricos são bastante frequentes, por vezes evoluem para tumores mortais.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta set 07, 2007 12:10 pm

Dado o avanço da medicina veterinária, bem como mais conhecimentos de alimentação e tratos melhores, os nossos animais estão a rebentar com as tabelas sobre média/esperança de vida.
Como no ser humano, a velhice traz imensos problemas e nos animais tem-se reflectido com uma maior incidência de mortes por tumores.
Não sou contra a esterilização/castração, mas não posso estar de acordo com as razões que apontam. Acima de tudo, só vem contribuir significativamente para o bem estar do proprio dono. Quanto aos tumores de uteros e afins, faz sentido. Mas também faz sentido a não existência de caries nos cães se lhes arrancarmos os dentes. Parece-me equivalente.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
goodangel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 31, 2007 12:18 pm

sexta set 07, 2007 1:13 pm

grande comparaçao a das caries engraçado pois o meu vet deu-me umas coisinhas muito engraçadas para eu dar ao meu cao e ao meu gato para lhes lavar os dentes e prevenir as caries mas nao me indicou nada que fizesse prevenir os tumores nos testiculos e todos os outros problemas sem ser a castraçao. ainda bem que existe a pasta de dentes................ se nao tinha de lhes dar sopa. nao???????
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta set 07, 2007 1:25 pm

LuMaria Escreveu:. Mas também faz sentido a não existência de caries nos cães se lhes arrancarmos os dentes. Parece-me equivalente.
Quanto ao macho, a remoção dos testículos não traz muitas vantagens em termos de cancros, pois os da próstata continuam, visto que esta não é retirada, e normalmente os cancros testiculares são bem visíveis, e um dono responsável saberá bem o que fazer.

Quanto à fêmea, a comparação não é a mesma, já que os dentes são utilizados todos os dias, o útero não, especialmente numa cadela que nunca irá procriar. Já os ovários são facilmente substítuidos pelas adrenais, já que estas também produzem estrogénios.
rosnas
Membro Júnior
Registado: quarta jun 27, 2007 8:56 am

sexta set 07, 2007 1:45 pm

fui
Última edição por rosnas em quarta set 26, 2007 8:36 am, editado 1 vez no total.
susanita_pequena
Membro
Registado: quarta jan 17, 2007 8:00 pm
Kiko - 14_02_2006
Fuji - 15_04_2007
Meus primeiros filhos, meus amores!
#amoga

sexta set 07, 2007 10:32 pm

Ó LuMaria essa foi a piada do dia :lol: !!! Caries e esterilizaçao/castraçao, tem tudo a ver... lololol Que comparaçao mais estupida :o !

Eu sou totalmente a favor da esterilizaçao/castraçao tanto para nao ter filhotes como para evitar possiveis doenças a nivel dos orgaos reprodutores :( . Concordo que eles nasçam com eles mas se podemos evitar que sofram por algo que nao ta a fazer nada dentro deles, porque nao :? ? O utero e os testiculos nao servem para mais nada se nao fazer filhos e ganhar cancro... Se nao quer que o seu animal tenha filhos para quê possibilitar-lhe um futuro cancro? Gosta de os ver sofrer :o ???

Quanto aos dentes, esses têm outra funçao... ajudam na alimentaçao, isto diz-lhe alguma coisa :? ? Tirar o utero ou os testiculos nao mudifica nada na vida deles e tirar os dentes como sugeriu evita que eles consigam comer... E viva a comparaçao :o !!!
susanita_pequena
Membro
Kiko - 14_02_2006
Fuji - 15_04_2007
#amoga

sexta set 07, 2007 10:40 pm

Rosnas, isso de tirar tudo ou nao é muito relativo. Eu tenho 2 gatas (Mimi e Fuji) e um gato (Kiko). Tanto o Kiko como a Mimi estao totalmente esterilizada/castrado mas isso nao mudou nada no Kiko... ele anda sempre entusiasmado com a Mimi, anda sempre atras dela e quando pode salta-lhe em cima. Fui ao vet expor a situaçao e ele diz que é normal, o organismo dele é como se nao se tivesse passado nada, ele continua activo. Com o passar do tempo ele tem acalmado...
inescarmo
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2005 10:30 am
Localização: Peixes de água quente, um conure (Kalu) e uma gata(Betty)

sábado set 08, 2007 9:22 pm

É assim, também não gostava de ser castrada, mas se os bichinhos tiverem filhos, o mais provável por acabarem por serem mortos à nascença porque ninguém os quer e apesar de gostarmos muito deles ninguém tem espaço para tudo, já aconteceu a amigas minhas terem de afogar os bichinhos à nascença o que é horrível, por isso, se for para os matar acho melhor o bicho estar castrado e não haver filhos nem p'ro rio nem p'ra casa, se tiver de ser não acho maldade nenhuma mandar castrar o bicho.
susanita_pequena
Membro
Kiko - 14_02_2006
Fuji - 15_04_2007
#amoga

domingo set 09, 2007 12:13 am

a tua amiga nao tem denominaçao possivel :evil: ... afogar gatinhos bebes :o ??? Ainda para mais no rio :o ??? Meu Deus que crueldade, nao tiveram tempo sequer de tentar arranjar dono :( ... Que tristeza...
ODogueAlemao
Membro
Registado: segunda set 03, 2007 6:35 pm

domingo set 09, 2007 9:21 am

rosnas Escreveu:Oi :D
Eu tenho um gato já com 3 anos que foi sujeito a uma vazectomia por volta dos 8 meses.
No caso dos machos, e na minha, opinião acho que é melhor do que a castração uma vez que ele continua a poder consumar o acto sexual :lol: (o que faz algumas vezes com cobertores e afins lol) mas caso vá pra rua não vai emprenhar nenhuma gata de rua que depois não teria qualquer ajuda a tratar da prol.
O Zé Pikeno continua a ter os seus tintins mas não pode emprenhar ninguem, não é a solução perfeita mas como alguém já disse é um mal menor.

Bjs
Aliás é uma solução que não soluciona nada, o gato continua com os comportamebtos que se deseja parar e indo à rua tem os mesmos riscos de ser infectado por uma patologia mortal que os outros. :roll:
<p>Envenenamentos de animais ? Vamos combater esta praga. informe-se.Previna-se.DENUNCIE.

<a style="COLOR: #587ea5" target="_blank" href="http://www.antidoto-portugal.org/">http ... org</a></p>
inescarmo
Membro Veterano

domingo set 09, 2007 4:50 pm

susanita_pequena Escreveu:a tua amiga nao tem denominaçao possivel :evil: ... afogar gatinhos bebes :o ??? Ainda para mais no rio :o ??? Meu Deus que crueldade, nao tiveram tempo sequer de tentar arranjar dono :( ... Que tristeza...
Mas foi o que ela fez, num dia disse-me que a gatinha tinha tido filhos e no dia seguinte já me disse que os tira atirado ao rio em sacas, apesar de o rio já estar poluído de mais continua a ser a "solução para gatinhas que vão ter filhos", e não a castra porque as gatas dela são todas gatas bravas que nem sequer tocar deixam, ela só lhes dá de comer, e depois gatos misturados com gatas :roll: e quando ela vê que vão ter filhos, quando achar que está mesmo quase na hora dela os ter ela consegue atraí-la para dentro de casa e ela está lá até ter os filhos, quando os tem ela mataos e a mãe vai em liberdade para a rua que sempre foi o seu sítio, houve uma que foi ter os filhos escondida e agora já estão grandinhos e ela está à procura de alguém que os queira, porque já não tem coragem de os matar...
goodangel
Membro Veterano

domingo set 09, 2007 4:59 pm

nao tem coragem????? e tem para matar bebes recem nascidos?????
sinceramente a sua amiga e mesmo uma tristeza..... desculpe la que lhe diga.. mas e horrivel aquilo que acabou de descrever, e se consegue atrai-la para casa quando ela la esta nao a concegue meter dentro de uma caixa para gatos para a conseguir levar ao vet? incrivel.......
inescarmo
Membro Veterano

domingo set 09, 2007 5:07 pm

Eu sei... não é bem amiga, é uma conhecida da minha tia, vejo-a às vezes.
É o que ela me conta, não tinha coragem para matar um gatinho recém-nascido, mas quem tem coragem de matar três gatinhos a rebolar no chão a brincar com os "maninhos"?
As gatas são espertas e não deixam pegar nelas, ela atraiu para dentro de casa com comida, e mesmo assim já foi difícil como é que ela ía atrair a bicha para uma caixa que nem sequer deve ter?

Eu sei que é horrível, mas o mundo não é feito de chupas-chupas e flores como nessas novelas pirosas que agora há!
Não tem de pedir desculpa, é horrível, mas a verdade tem de ser dita. :wink:
goodangel
Membro Veterano

domingo set 09, 2007 5:12 pm

ya e mesmo e que ainda por cima ganham moda :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”