É seguro um animal de estimação classificado de perigoso?

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
miranda2007
Registado: segunda nov 12, 2007 1:30 pm

segunda nov 12, 2007 5:25 pm

O meu filho de 6 anos foi atacado ontem nas costas por um Pitbull Terrier ainda "junior".

Por sorte era um cão ainda junior mas com porte pré-adulto. Por sorte também eu estava acompanhada do meu marido que conseguiu afastar o cão do pescoço do meu filho.

Estávamos em passeio nas zonas verdes do Infantado (Loures) quando o dono o soltou. Passados 3 segundos o cão virou-se para o meu filho e tentou-lhe alcançar o pescoço.

As marcas das patas e do focinho ficaram marcadas nas costas.

Pela rapidez de socorro do dono do cão que igualmente ficou surpreendido com o ataque, não conseguiu furar a camisola.

Penso que este caso é mais uma prova que estas raças já nascem com este tipo de instinto.

Gostaria de saber a vossa opinião, principalmente os que aqui tem filhos, sobre o que sucedeu.
sestevao
Membro
Registado: sábado set 23, 2006 1:30 am

segunda nov 12, 2007 5:50 pm

Vai publicar este tópico em quantos fóruns em simultaneo?

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=49887

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=49896

Se o cão pretendia morder não o conseguiu porque? Se o focinho deixou marcas... ?????
Última edição por sestevao em segunda nov 12, 2007 6:18 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 12, 2007 5:54 pm

Olá.

Lamento o que aconteceu com o seu filho e ainda bem que tudo não passou de um susto.

Antes do mais importa esclarecer um ponto. Não existem "raças perigosas", existe sim uma lei que discrimina 7 raças entre cerca de 300 como "potencialmente perigosa".

Na minha opinião que vale o que vale, o pit está nesta lista por incúria dos seus donos. Todos os cães devem circular na rua devidamente atrelados e controlados pelos seus donos, seja pit, seja cocker spaniel. Infelizmente, os cães de tipo "pit bull" (que, caso não saiba, nem sequer são considerados como raça, o que torna a lei ainda mais incongruente) têm tendência, não sei como dizer melhor, a ir parar a mãos menos experientes ou a mãos menos responsáveis.
Um pit devidamente treinado é tão perigoso como qualquer outro cão do mesmo porte mas infelizmente por se tratar de um cão forte, possante, com instinto de presa e alguma agressividade natural para com animais da mesma espécie, está condenado a ser exibido por pessoas que nem um piriquito deviam ter... Há raças que não são para qualquer pessoa e não são só 7, são muitas, que exigem donos responsáveis, experientes e dispostos a treiná-los.

Espero que o incidente tenha ficado de emenda ao dono desse animal e que passe a detê-lo de uma forma mais responsável.

Cumprimentos.
sestevao
Membro
Registado: sábado set 23, 2006 1:30 am

segunda nov 12, 2007 6:04 pm

Exacto dinodane e associado a isto existe tamém o carácter mediático e alarmista que nos é tão característico. Comemos tudo o que a comunicação social nos vende como certo.

Se houver um ataque de um puro street dog, vulgo rafeiro a uma criança como houve no outro dia perto de minha casa chegaram a dizer aos pais da criança cuja perna ficou bem maltratada que andavam a ver cinema de mais.
O que é certo é que a criança teve que ir ao hospital e o rafeirinho que anda sempre solto na rua... lá continua até morder mais alguem.

Se um pittbull, rottweiler ou outro cão de maior porte ou mal conotado levanta as patas para cima de alguem e dá uma lambidela mais bruta é logo apelidado de assassino e perigoso como já vi acontecer mais que uma vez.
goodangel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 31, 2007 12:18 pm

terça nov 13, 2007 8:06 am

dinodane e sestevao estou 100 por cento de acordo com voçes, tenho um pa que apesar de pequeno ja tem força para derrubar uma criança por isso é que anda sempre de trela , solto só quando nao á "piquenos" por perto, e mesmo assim com "50" olhos em cima :D
skarkis
Membro
Registado: quarta out 17, 2007 10:59 am

terça nov 13, 2007 9:04 am

Assim como foi atacado por um Pit tambem poderia ser atacado por outro cão qualquer e de outra raça qualquer. Eu tenho uma Rottweiler e tenho por habito estar junto de Pit e Boxer's e nenhum dos caes fez mal até hoje e são animais que adoram pessoas. O seu instinto e igual ao de todos os cães. O cão so reage se o dono assim o mandar ou o treinar. Por vezes basta um simples gesto brusco para assustar um animal e este atacar para proteger o dono...

Lamento pelo seu filho, mas o certo aqui e que não são cães maus nem perigosos são designados por cães de guarda. Estes cães são iguais a outros cães. E Assim como ele foi atacado por um Pit podia ser atacado por outra raça qualquer. Eu estou a dizer isto porque já fui atacada por 2 cães um Coker e um rafeiro e sem razão aparente e tanto morde um como morde outro. Acho que estas raças por vontade de muita gente eram estintas mas eu sou uma grande defendedora das raças perigosas.
nolimits
Membro
Registado: quinta nov 08, 2007 2:32 pm
2 Tartarugas do mississipi
6 Molly preta
2 Botia Palhaço
3 Néon

terça nov 13, 2007 1:27 pm

Como aqui já foi dito e é bem verdade todos os cães mordem, quer sejam rafeiros ou boxer ou o que quer que seja.

Mas temos de ter tambem em conta que existem animais mais agrecivos que outros, e raças mais agrecivas que outras.

O que depois faz a diferença, será o dono, que ou sabe tratar bem o seu animal e treina-lo, ou temos um cão assassino, e isso meus amigos e o que mais se vê.

Já agora, e só por curiusidade alguem chamou as autoridades para tomar conta do caso tanto do pit bull como do rafeiro, e quais as consequencias?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 13, 2007 7:04 pm

skarkis Escreveu: Lamento pelo seu filho, mas o certo aqui e que não são cães maus nem perigosos são designados por cães de guarda. Estes cães são iguais a outros cães. E Assim como ele foi atacado por um Pit podia ser atacado por outra raça qualquer. Eu estou a dizer isto porque já fui atacada por 2 cães um Coker e um rafeiro e sem razão aparente e tanto morde um como morde outro. Acho que estas raças por vontade de muita gente eram estintas mas eu sou uma grande defendedora das raças perigosas.
Como defensora dessas raças devia ter mais cuidado com que escreve, já que nem a lei mentecapta que temos apelida essas raças como "perigosas" e sim como "potencialmente perigosas", pode ser só uma palavra mas é importante.

Cumprimentos.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta nov 14, 2007 12:02 am

Boas, miranda2007.

Vou contar-lhe uma passagem que nunca mais me saiu da memória e que lendo a situação que descreveu, deixa-me a pensar, se não será idêntica a situação...e em vez dum ataque...

Um belo dia de Inverno, passeava eu na Praia com o meu, já falecido, cão de raça Dobermann e passa um miúdo com quem o cão (cachorro na altura) simpatizou e vai de saltar para as costas da criança para o puxar para a brincadeira já que ele adorava crianças. Claro que sendo um cachorro já de 6 meses e com algum peso... deixou as unhas vincadas nas costas do miúdo porque o miúdo tentou fugir o que é normal e foi assim que as unhas do cão "escorregaram" deixando marcas... Na altura em que o cão saltou para o miúdo, logicamente que sendo de grande porte, a cabeça dele ficou ainda mais alta que a cabeça do miúdo... e então os pais, "tinham a certeza que o cão o ia atacar pelo pescoço" :roll: :twisted:
Palavras acesas para aqui e para ali entre os pais da criança e os donos da "fera" até nos esquecemos de ambos e quando nos demos conta, andava o miúdo e Dobermann numa acesa brincadeira :wink:
Como vê, não fosse a nossa (de todos os 4 adultos) distracção e caso miúdo e cão tivessem sido logo contidos, penso que ainda hoje os pais deste miúdo andassem a apregoar aos 7 ventos que o Dobermann ainda é "assassino" :twisted: deixando a impressão em tudo e em todos que o cão o queria "comer para o pequeno almoço" :roll:
Muitas vezes as coisas não são o que parecem... mas... o seguro morreu de velho, né? :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kristina_kosta
Membro
Registado: terça jan 08, 2002 1:15 pm

segunda nov 26, 2007 12:08 am

Lamento aquilo por que passou e concordo com tudo aquilo que foi dito relativamente às raças potencialmente perigosas, e realmente nada garante que o animal não pretendesse apenas brincar pois se o seu objectivo fosse realmente morder tê-lo-ia feito de imediato, porém a sua questão é algo descabida, senão repare:

A senhora ou qualquer um de nós pode garantir sem sombra de dúvida como regirá em determinada situação? Até o mais calmo dos humanos se pode revelar violento, quiçá homicida se temer por si próprio ou pelos seus.
Assim como espera que alguém lhe assegure se determinado animal ou raça (o que torna tudo ainda mais vago, pois da raça muitas vezes só têm semelhanças...) é ou não potencialmente perigoso?
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quinta nov 29, 2007 11:55 pm

miranda2007 Escreveu:O meu filho de 6 anos foi atacado ontem nas costas por um Pitbull Terrier ainda "junior".

Por sorte era um cão ainda junior mas com porte pré-adulto. Por sorte também eu estava acompanhada do meu marido que conseguiu afastar o cão do pescoço do meu filho.
ficou surpreendido com o ataque, não conseguiu furar a camisola.

Penso que este caso é mais uma prova que estas raças já nascem com este tipo de instinto.

Gostaria de saber a vossa opinião, principalmente os que aqui tem filhos, sobre o que sucedeu.

Minha senhora dois pontos:

- nao generalize. os animais nao nascem com instintos de maldade... Tudo depende da educaçao que recebem. mas como sao caes muito fortes sao chamados de "potencialmente perigosos"

- estou a crer que o cao se atirou ao seu filho para brincar... é que um cao pitbull junior, se atacar de verdade, faz estragos e muito grandes. Se foram so uns arranhoes, era brincadeira.

O meu pai ha uns meses teve o Scooby, um boxer. o cao tinha 5 ou 6 meses e era meigo meigo meigo... mas atirava-se a mim com tanta força para brincar... que magoava imenso. Nao era por maldade... pura brincadeira de cachorro. Se o pitbull era junior possivelmente queria brincar. Os caes, nao sei porque, adoram crianças.

A minha pastora alema tem 5 anos e sempre que ve alguem atira-se a morder aos braços. Rasga camisolas e deixa feridas. Mais uma vez, pira brincadeira.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
singh
Membro Júnior
Registado: domingo dez 09, 2007 5:32 pm

domingo dez 16, 2007 3:55 pm

Infelizmente é o estigma dos cães considereados potencialmente perigosos...
A descriminação é geral...
Eu pessoalmente só fui mordido e atacado por caniches, que são uma fofura e não fazem mal a ninguém...
Mas estes não interessam...
Ainda hoje, na brincadeira fiquei com os braços bem arranhados. A juntar a mais outras quantas marcas anteriores.
Ainda hoje, olham para a minha cadela e desviam-se do passeio...
A ignorância e o desconhecimento prevalecem.
:roll:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo dez 16, 2007 6:01 pm

O pit bull foi selecionado para lutas de cães.

Assim, nunca se pode confiar inteiramente num pit com outros cães.
Pela mesma razão - a das lutas - foi selecionado para não ser agressivo com pessoas.
Basta lembrar que, nas lutas de cães, há um árbitro - pessoa desconhecida dos animais em combate - que deve separar os animais, no calor e excitação da luta.
Imagine-se se o pit fosse de atacar pessoas...

Por isso mesmo não servem para cães de guarda.

Em princípio são menos perigosos para pessoas que qualquer cão de guarda.

Mas, evidentemente, é um cão potente e, como tal, susceptível de magoar, ainda que a brincar...

A minha cachorra - que é uma labradora - teve de ser ensinada a não saltar para cima das pessoas.
Quando era ainda cachorra, tinha brincadeiras com bébés filhos de vizinhos, as crianças podiam cair, bater com a cabeça e depois...

Além disto, muita gente mal formada treina os pits como arma.
O seu aspecto - orelhas cortadas, rabo cortado, grandes peitorais, etc. - é assustador por si só, além de poderem ser agressivos, conforme a vontade dos "donos".

Se fosse comigo e um bébé meu, teria sempre especial cuidado com estes cães (nunca se sabe quem são os donos) e com qualquer outro cão desconhecido - sei de uma menina que ficou marcada na cara por um york...e, - só para se ver - a minha cadela ,da última vez, foi atacada por um dogue alemão, macho e só a intervenção do dono evitou o pior.
Nem o ser femea a salvava, nem a fama de bonzinhos desta raça.

Os cães são o reflexo dos donos e da educação que deles recebem.
Nunca fiando.
singh
Membro Júnior
Registado: domingo dez 09, 2007 5:32 pm

segunda dez 17, 2007 12:01 am

Eu falo por aquilo que vejo e o que vejo são apbts, já que aqui só se referem a estes, mais mimados e dependentes dos donos que outra raça qualquer.
A unica coisa que querem é agradar aos donos.
São cães maciços, fortes e que pagam pelo seu passado.
Nunca vi ninguém a tentar fazer uma festinha, ou mimo a um cão desta raça.
O esteriotipo criado é como um ferro em brasa, uma marca, um estigma que vai perseguir o apbt até que haja alguém que faça ver o contrário...
A minha cadela nunca se mete com ninguém quando vai para a rua. Apenas quer fazer o seu exercicio e as suas brincadeiras. O mais engraçado é que são outros cães, das mais variadas raças que se metem com ela, ladram, tentam roubar-lhe os "brinquedos"...e ela nada...
Mas se alguma coisa acontecesse...ui, ui...
É porque era um pit, os pits são assim...e os donos são uns inconscientes...etc,etc
Eu nunca deixo a minha cadela sem trela e quando a solto é porque não há um perigo observável para ela.
E todo o cuidado, não é por ela, mas sim pelos outros cães que se metem com ela...
Os pits são tão perigosos como os outros.
Como o tal cliché que tanta gente usa aqui:
Não há maus cães, apenas maus donos...
jvpcspmg
Membro
Registado: quarta nov 14, 2007 11:49 pm

sábado dez 22, 2007 12:43 am

sanxeri Escreveu:
A minha pastora alema tem 5 anos e sempre que ve alguem atira-se a morder aos braços. Rasga camisolas e deixa feridas. Mais uma vez, pira brincadeira.
Que querida e afectuosa que ela é! Um motivo de orgulho para a dona!
Eu acho que os cães não devem ser deixados pular para cima das pessoas nem que seja por brincadeira, não podemos deixa-los fazerem o que querem. Empurram uma senhora com idade, puramente na brincadeira, mas a senhora cai mal...como é?! Eu tenho um dogo argentino de 4 meses e muitas vezes o proíbo de pular para cima das pessoas até que ele perca de vez o vicio! Temos que respeitar, pois há pessoas com muito medo a cães e que um simples aproximar do cão, mesmo que a pedir festas lhe provocam terror!
Lamento que a senhora tenha tido tal experiência e dou-lhe um concelho naõ olhe para os pitt-bull com olhos de odio, pois por um ser assim ou assado, não significa que os outros sejam, tal como as pessoas se por exemplo um espanhol é mau, não vamos soltar aos 4 ventos que os espanhois são maus!
Como tem sido muito bem dito um cão é aquilo que o dono o faz e mais nada!

Quanto à sua pergunta:"É seguro um animal de estimação classificado de perigoso?"-É seguro viajar de carro de noite e a chover?
-É seguro comer em restaurantes?
-É seguro deixarmos os nossos filhos com outras pessoas?
É seguro....NÂO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas o risco faz parte do dia a dia nós temos é que sabé-lo minimizar!
Até breve!
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”