cios das gatas persas

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
anasampaio
Membro Júnior
Registado: segunda ago 18, 2008 12:40 am

quinta jan 01, 2009 9:44 pm

olá a todos, será que alguém me sabe esclarecer sobre os "cios" das gatas persas? Li num site que as gatas persas só atingem a maturidade sexual aos 2 anos. Uma gata denominada "normal" aos 6 meses tem o 1º cio. Uma pessoa minha conhecida tb tem uma persa com 10 meses, e diz que a gata já teve um cio aos 6 meses. a minha tem agora 8 meses, e até à data n dei por nada...
<strong>Ana Sampaio</strong>
lunaemia
Membro Veterano
Registado: quarta out 08, 2008 1:48 pm

terça jan 13, 2009 10:30 am

olá Ana, o primeiro cio varia de gata para gata, é normal a partir dos 6 meses.
na minha gata por exemplo não passa despercebido - é a fase mais linda dela - eu adoro! fica muito melosinha, anda atrás de nós a pedir festinhas, com o corpo mais agachadinho e mia com a vozita cheia de mimo.
se lhe dermos palmadinhas no rabo dá uns miados altos e arrebita a zona do rabito.
Ao contrario das cadelas as gatas não perdem sangue, lambem mais a zona genital, mas não se vê sangue, também vão mais para junto das portas porque querem que abramos para procurarem macho.
há gatas mais "contidas" que podem não mostrar tanto essa fase.
cuidado que a sua gata pode estar a ter o cio e como é o primeiro é muito perigoso que engravide!!!
quando se fala de maturidade sexual aos 2 anos referem-se que não deve ter filhotes antes, mesmo que tenha cios!
anasampaio
Membro Júnior

terça jan 13, 2009 12:25 pm

Obrigado lunaemia, em relação aos cios em si eu sei como eles são, sempre convivi com animais, já tive gatos e outra gata, não era persa. Como me dizem que estes são "tão especiais de corrida" (!!!), sei lá, poderia ser diferente. De qq das formas eu cá ainda n dei por nada. Ela continua a fazer a vidinha dela normal. Bom e agora que falas na situação de ela poder empranhar antes dos 2 anos...essa n sabia...pois...de x em qd levo-a a "namorar" a casa da minha cunhada, ela tem um tb, o Óscar, tb tenho fotos dele no profile da Misty, assim tenho k tar mais atenta...obrigado.bjs
mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

sábado jan 17, 2009 9:07 pm

anasampaio Escreveu:Obrigado lunaemia, em relação aos cios em si eu sei como eles são, sempre convivi com animais, já tive gatos e outra gata, não era persa. Como me dizem que estes são "tão especiais de corrida" (!!!), sei lá, poderia ser diferente. De qq das formas eu cá ainda n dei por nada. Ela continua a fazer a vidinha dela normal. Bom e agora que falas na situação de ela poder empranhar antes dos 2 anos...essa n sabia...pois...de x em qd levo-a a "namorar" a casa da minha cunhada, ela tem um tb, o Óscar, tb tenho fotos dele no profile da Misty, assim tenho k tar mais atenta...obrigado.bjs

Segundo os vets, as gatas persas nao devem engravidar antes dos 18 meses... Os persas tem a cabeça grande, e os partos podem nao ser faceis, daí que seja aconselhavel a gata mae atingir uma maturidade fisica para facilitar...
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcut&aacute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

sábado jan 17, 2009 9:07 pm

anasampaio Escreveu:Obrigado lunaemia, em relação aos cios em si eu sei como eles são, sempre convivi com animais, já tive gatos e outra gata, não era persa. Como me dizem que estes são "tão especiais de corrida" (!!!), sei lá, poderia ser diferente. De qq das formas eu cá ainda n dei por nada. Ela continua a fazer a vidinha dela normal. Bom e agora que falas na situação de ela poder empranhar antes dos 2 anos...essa n sabia...pois...de x em qd levo-a a "namorar" a casa da minha cunhada, ela tem um tb, o Óscar, tb tenho fotos dele no profile da Misty, assim tenho k tar mais atenta...obrigado.bjs

Segundo os vets, as gatas persas nao devem engravidar antes dos 18 meses... Os persas tem a cabeça grande, e os partos podem nao ser faceis, daí que seja aconselhavel a gata mae atingir uma maturidade fisica para facilitar...
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcut&aacute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
anasampaio
Membro Júnior

segunda jan 19, 2009 1:44 pm

obrigado Mathilde, efectivamente terei k estar mais atenta, mas é cm disse, ela anda normalissima, n vejo diferença alguma, vamos ver se agora nesta altura k dizem ser a do cio dos gatos ela fica diferente. Tadinha, fica de castigo, n pode ir ver o Óscar... :(
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”