Venho alertar porque a Lagarta do Pinheiro está na fase de descer da árvore até ao chão e aí se enterrar.
Este período é muito perigoso para quem tem pinheiros ao pé ou vai passear para o campo.
Ontem fui ao canil onde sou voluntária e calhou ir fazer uma pergunta quando estavam a apanhar uma para ser deitada no lixo.
Ninguém lhe tocou, foi com uma pá, mas o suficiente para ela ter largado uma espécie de pólen (a sua defesa).
Eu estava com uma T-shirt vestida e quando cheguei a casa já estava numa desgraça (uma outra pessoa ficou também cheia de borbulhas ainda eu me encontrava lá)
Tenho borbulhas no pescoço, na nuca, no princípio das costas, nos braços e até na barriga. Muita comichão, tive que aplicar uma pomada e mesmo assim se não coço num lado não resisto noutro.
Por favor não lhes toquem, cuidado com as crianças e com os animais (trela obrigatória e cuidado, não os deixem chegar ao pé) - ao contacto a carne apodrece e tem de ser cortada.
Transcrevo aqui um pequeno texto elucidativo que retirei da net e o respectivo link caso alguém queira ler mais:
http://whippetp.no.sapo.pt/lagarta_do_pinheiro.htm
Lagarta do pinheiro
(Processionária)
________________________________________________________________________________
A lagarta do pinheiro é um insecto que ataca esta árvore enfraquecendo-a e provocando-lhe mesmo a morte. Tem igualmente um efeito nocivo não só nos humanos, causando-lhes irritações na pele, nos olhos e no aparelho respiratório, mas também nos cães, quando movidos pela curiosidade aproximam o focinho e abocanham as lagartas.
O efeito tóxico produz-lhes de imediato um grande inchaço e dificuldade respiratória. O cão com estes sintomas deve ser levado de imediato ao veterinário, pois uma demora de algumas horas pode causar-lhe danos irreversíveis que se repercutem no apodrecimento do tecido que constitui a língua, obrigando ao corte das zonas infectadas. Em casos mais graves não é invulgar o corte total da língua.
Dado existir uma grande falta de informação sobre esta matéria, a maior parte das pessoas, em determinadas alturas do ano e exactamente nas estações mais agradáveis, passeiam os seus cães em pinhais, nunca supondo que correm um enorme perigo.
Nos últimos anos, as pragas têm-se desenvolvido devido a alterações climáticas, pelo mau ordenamento florestal no nosso país e, principalmente, pela falta de predadores.
Entre os principais predadores destas lagartas, estão 4 das nossas espécies de chapins: Chapim-real (Parus major), Chapim-azul (Parus cearuleus), Chapim-de-poupa (Parus cristatus) e Chapim-carvoeiro (Parus ater).
Cada vez estas espécies têm menos habitat de nidificação, devido ao maneio da floresta e espaços florestados. É que estes animais necessitam de cavidades de árvores para nidificar, e com a politica de abate de árvores velhas e substituição de árvores novas, sobretudo em espaços urbanos ou de produção, o "nicho" destas espécies vai á vida, embora exista quantidade de alimento.
(Por Francisco Barros - Biólogo)
Como todos os insectos, o desenvolvimento do insecto passa por diversas fases:
Ovo, lagarta, crisálida (casulo) e borboleta (insecto adulto).
As lagartas passam por vários estágios de desenvolvimento. É a partir do 3º estágio, desde meados de Fevereiro a fins de Maio, que os seus pêlos urticantes produzem as alergias cutâneas, oculares e respiratórias.
A partir do 5º estágio de desenvolvimento, as lagartas abandonam os ninhos, descem o tronco do pinheiro e dirigem-se em procissão, daí a designação processionária, para o solo onde se enterram para passar à fase seguinte de crisálida e evoluir finalmente para a fase de insecto adulto, que emerge no verão.
Lagarta do pinheiro - Processionária
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 5359
- Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm
- Localização: os meus e os que são meus temporariamente :)
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>só sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
<p><strong>só sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
O tópico está bloqueado, uma vez que já existe um tópico sobre este assunto.
Para participar, aceda a http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=12355
Melhores cumprimentos,
Para participar, aceda a http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=12355
Melhores cumprimentos,