As ratazanas têm de cortar os dentes?

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
3399Maria
Mensagens: 4
Registado: quinta mai 07, 2009 7:47 pm

quinta jun 18, 2009 12:46 pm

Eu tenho uma ratazana que, para mim que nao entende nada deste assunto, tem os dentes normais mas acho que estão muito grandes. ELa come normalmente, desde fruta, a legumes, ração de cão, carne, semestes, etc. Nunca me roeu nada na gaiola e até tem aquelas cenas que se compram para os dentes e tambem pedaços de madeira mas ela nao pega neles. No outro dia dizeram que elas podiam ter de cortar os dentes e fiquei bastante assustada porque não sei o que fazer. Alguém me poderá ajudar? Ela tem muito espaço na gaiola mas eu solto-a todos os dias no meu terreno e ela gosta de ficar deitada na sombra, adora agua e alface. Trouxe-a para mimnha casa porque estava numa gaiola ao sol muito mal tratada e era a única que faltava passar pelo processo de ser colocada num saco plastico, para depois pegarem-lhe pela causa e darem de comer às cobras. Eu olhei para ela e não consegui e trouxe-a em branco, sem saber o que tinha trazido para casa mas depois comecei a pesquisar e vi que era uma ratazana. Chama-se Carlota e veio para minha casa muito pequenina, agora está maiorzita mas tambem não sei quantos cms elas crescem. Alguém também me poderá responder a essa duvida? Obrigado a todos que me ajudarem[/b]
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta jun 18, 2009 2:38 pm

Em primeiro lugar, se continuar a dar alface à ratazana bem pode pensar em dá-la a uma cobra, é que não durará muito...

Quanto à alimentação, é urgente mudá-la, pois há uma leque grande de frutas e legumes que elas não podem comer, e muito menos carne :roll: . Há rações próprias para ratazanas nas pet shops, ou em alternativa pode fazer uma mistura "caseira" como eu e muitos users fazem, que consta em mistura para rolas + mistura para pombos + mistura para hamsters (pouco girassol) + corn flakes + macarrão + ração de gato.

Depois não há necessidade alguma de cortar os dentes, isso só o veterinário deve fazer e se assim se justificar.

As ratazanas são animais noctívagos, como tal não apreciam o sol nem tiram partido do mesmo, portanto é normal que ela prefira estar à sombra...

O passear no terreno não sei se é boa ideia por questões de saúde, parasitas e doenças.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta jun 18, 2009 4:26 pm

:o :o :o

Bem... a texuga já disse muito...
Reforço só a ideia de não a soltares no terreno.... ( e ela não tenta fugir?, se fossem as minhas... havia de ser bonito...) pelas razões que a Texuga disse.
Ah...e consegues postar aqui umas fotos ?
E outra coisa: secalhar podias pensar em arranjar uma companheira para ela... elas adoram companhia.... :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
3399Maria
Mensagens: 4
Registado: quinta mai 07, 2009 7:47 pm

quinta jun 18, 2009 5:27 pm

Então a nivel de fruta nao lhe posso dar alface???Na net pouca coisa se encontra. Vou começar a soltá-la no meu quarto. Ela fica muito quietinha e é muito sossegada. Quando vai comigo à rua vai sempe no meu ombro como um passaro. Eu sei que não a devia ter trazido sem me ter informado mas pensei mesmo que era daqueles ratinhos brancos com cauda que não crescia mais que aquilo, pois esses já tive e comem a ração normal. Aqui no Porto não há nada especifico para ratazanas a nao ser na Ornimundo uma ração da Bunny que diz especifoc para ratazanas e é dessa que tambem dou. mas vou seguir a sua dica de misturar elas coisas tds que me disse. Entao tambem nao pode comer fiambre nem queijo?
eu vi aqui o seguinte sobre alimentação delas:

"A alimentação das ratazanas deve ser composta por:


Sementes ou cereais – arroz, millet, alpista, sementes de girassol (como guloseima), cereais sem açúcar, pão torrado, amendoins sem açúcar (como guloseima), etc.
Legumes e fruta – maça, pêra, cerejas, uvas, banana. Brócolos, batatas cozidas, ervilhas, cenoura.
Proteína – galinha, fígado ou rim cozido, soja cozida, ração de cão (como guloseima), minhocas ou outros insectos."


Sim, depois vou colocar fotos delas e dos restantes animais que tenho em casa mas é a primeira vez que me inscrevi aqui e ainda ando a explorar para ver como funciona. Tambem estou a pensar arranjar-lhe uma companheira.Loll

Muito obrigada pela ajuda...
3399Maria
Mensagens: 4
Registado: quinta mai 07, 2009 7:47 pm

quinta jun 18, 2009 8:19 pm

Esqueci-me de perguntar. E as unhas têm que ser cortadas????
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quinta jun 18, 2009 9:33 pm

Essa alimentação não está muito boa, até porque a banana se estiver verde faz mal e o amendoim tem efeitos nocivos...
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jun 19, 2009 10:07 am

3399Maria Escreveu:Esqueci-me de perguntar. E as unhas têm que ser cortadas????
Não
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta jun 19, 2009 11:27 am

O lugar dela na cadeia alimentar é mesmo ser alimento de predadores, por isso se reproduzem a uma velocidade tão grande para manter a espécie...não fique chocada por quem lha ofereceu as usar como alimento das cobras, as cobras são alimentadas com ratos e não á volta a dar a isso, tal como a menina possivelmente come frangos como a maior parte dos humanos, omnívoros, se alimentam de outros animais...quanto aos cuidados já lhe deram bons conselhos aqui sobre alimentação e que deve arranjar-lhe uma companhia, também não a deve soltar no chão na rua para a proteger a ela e á sua família de doenças.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”