Gostei particularmente disto que li pois, para mim, é o meu conceito de loja de animais. Revi-me bastante ao ler este post.Há 7 anos que sou cliente da mesma loja de animais por diversas razões. Na loja encontro tudo o que preciso e ainda me divirto a ver toda a parafrenália de coisas que nunca usaria mas que é interessantissimo tomar contacto com as mãos, por assim dizer. Os funcionários são os mesmos desde sempre e são escolhidos a dedo. São pessoas informadas, com conhecimentos que de forma muito solicita e sempre simpática nos respondem a qualquer questão. Situação interessante, é por exemplo, irem sempre buscar um livro quando querem exemplificar o que estão a dizer.
A loja junta gabinete de grooming. Não utilizo mas parece-me uma forma interessante de fidelizar clientes.
Passo horas naquela loja e já aprendi imenso. Tudo o que necessito está lá. Posso levar as cadelas às compras porque são sempre bem recebidas. No Natal tenho sempre um saquinho com ofertas para todos os meus animais. Existe ficha de cliente e tenho também um desconto de 10% que calha extraordináriamente bem nos dias de hoje. Volta e meia fazem promoções como por exemplo 1 Euro por cada Kg de ração comprada a descontar nos artigos que quiser, incluindo ração.
A loja não vende nem cães nem gatos. Tem exóticos em condições excelentes e peixes. Não vendem também animais a qualquer pessoa. Praticam serviços como ir a casa montar o aquário ou terrário ou o que for. Levam a ração gratuitamente a casa. Enfim e resumindo, não troco de loja por nada, gasto lá rios de dinheiro mas levo com um serviço 5 estrelas.

Eu nunca elogiei um criador por disponibilizar, ou não, cães para lojas. Só comentei que os que se escontram em exposição, não têm de ser necessáriamente maus exemplares.Infelizmente. Mas isso não faz dos que colocam os animais em lojas bons criadores. Mas isso são outros quinhentos. E não me parece que sejam assim tãaaaaaaoooo poucos os criadores que criam por gosto e não por $$$$$$$$.
Admiro quem cria por gosto e não por uma questão $$$. Só que quem o faz, não sai do anonimato, vai passando de boca em boca e assim fica. Bons exemplares, disponibilidade restrita, orientada... sem grandes objectivos de lucrar, mas sim preservar a qualidade.
Ainda há pouco tempo tive o prazer de conhecer uma assim. Excelente ninhada de cockers, criados com amor e paixão. Disponibilizados a um preço simpático, diria quase simbólico. Claro que não está anunciada em revistas da especialidade nem em exposição em lojas.... mas são casos raros, volto a dizer.
O normal de se ver é o "pavoneamento" de anúncios, grandes fotografias de quintas... "Labradores da Quinta do não-sei-o-quê"... "neto do campeão blá blá"... fêmeas que são levadas ao limite das 8 ninhadas.... cruzamento de animais com displasia B com C... tudo por trás de grandes nomes. As excepções nisto tudo, com magníficos exemplares, são para clientes restritos que estão dispostos a pagar bastante.
Mas ai entramos em outro campo: justifica-se pagar tanto por um cão, só por ser de raça?
é um mundo algo "doente" o dos cães, não tanto o dos gatos. Por isso não quero insistir neste tema.
Mas, já agora e para terminar, posso dizer que na minha opinião, é em aves, peixes e exóticos/roedores que se encontram pessoas que criam realmente por gosto e devoção.