Tenho pena do gato do vizinho... O que faço??? :( FOTOS

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta fev 24, 2011 4:45 pm

Há dois ou três anos, estava em casa da minha filha por uns dias, aconteceu-me uma situação semelhante: estava um calor de ananases e um gato a viver permanentenente numa pequena varanda, de dia e de noite. Acresce que era um andar alto e o gato passava horas a dormir numa floreira, e eu sempre a ver quando é que ele se virava no sono e caía.

Inventei uma treta e, um dia que apanhei a dona à varanda, disse-lhe que me tinha morrido um gatinho igual há muito pouco tempo e que, caso ela não o quisesse, gostaria muito de ficar com ele. Pois a fulana disse-me redondamente que não, que gostava muito dele, só que não podia deixá-lo andar dentro de casa, porque fazia muito lixo. :evil:

Entretanto, vim-me embora e a minha filha mudou-se logo a seguir. Não sabemos o que foi feito do gato, se continuou a viver, fosse Verão fosse Inverno, naquelas condições. Mas quantos animais não haverá assim, e o pior é que não se pode fazer nada.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Rakelm
Membro Veterano
Registado: terça out 19, 2010 3:35 pm

quarta mar 16, 2011 11:00 am

Actualização.

O gato voltou á varanda.

Encontrei o vizinho na garagem e perguntei se ele não queria o gato.
A resposta foi a seguinte: Que ele é um porco! :roll: Que faz xixi em todo o lado!
Perguntei-lhe se estava esterilizado disse que não. Disse-lhe que essa era a solução, e ouço a coisa mais estupida que já ouvi.
Eis o que me disse: Eu adoptei o gato e quando começo uma coisa é para levar até ao fim, e a minha filha gosta muito dele! Mas fui falar com a nossa vizinha que trabalha no hospital veterinário do Porto e ela disse-me que castrar já não ia resolver o problema. E estava a pensar em dá-lo!
Fiquei parva!!! :roll: :?

Disse-lhe que castrar o gato de certeza que lhe resolvia o problema, e ele disse que de momento não tem € pq bateu com o carro e agora precisa ajeita-lo, mas que mal pudesse que o ia mandar castrar.

A ver vamos, mas disse-lhe que se resolvesse dar para falar cmg.
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quarta mar 16, 2011 11:18 am

A vizinha é veterinária porventura, para fazer uma afirmação dessas?
Na grande maioria dos casos, a castração resolve o problema da marcação, sim!
Acho é que isso é tudo uma grande historieta e vai ser mais um desgraçado a ir parar à rua!

Não tens hipótese de lhe dizeres que o adoptas e tratas da adopção?
Rakelm
Membro Veterano

quinta mar 17, 2011 9:54 am

Já lhe disse que fale comigo se decidir que não quer o gato. Até tenho uma amiga que em principio ficaria com ele. Vamos ver como se desenrola.
Entretanto cada vez que chego a casa, fico triste ao vê-lo ali.
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

quinta mar 17, 2011 10:17 am

Se até já poderás ter solução para o gatito vai lá e dizes que gostavas mesmo de o adoptar.

Passei por 1 situação semelhante e espetaram com o gatito na rua. Por acaso 1 senhora que sabia o que se passava, ligou-me a dizer que o tinham posto na rua e lá fui eu buscá-lo. Por acaso não se afastou, só andava debaixo dos carros cheio de medo. Foi 1 sorte danada, pois por acaso até lhe arranjei logo 1 dona maravilhosa!
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

terça abr 12, 2011 5:52 pm

Tassebem Escreveu:Há dois ou três anos, estava em casa da minha filha por uns dias, aconteceu-me uma situação semelhante: estava um calor de ananases e um gato a viver permanentenente numa pequena varanda, de dia e de noite. Acresce que era um andar alto e o gato passava horas a dormir numa floreira, e eu sempre a ver quando é que ele se virava no sono e caía.

Inventei uma treta e, um dia que apanhei a dona à varanda, disse-lhe que me tinha morrido um gatinho igual há muito pouco tempo e que, caso ela não o quisesse, gostaria muito de ficar com ele. Pois a fulana disse-me redondamente que não, que gostava muito dele, só que não podia deixá-lo andar dentro de casa, porque fazia muito lixo. :evil:

Entretanto, vim-me embora e a minha filha mudou-se logo a seguir. Não sabemos o que foi feito do gato, se continuou a viver, fosse Verão fosse Inverno, naquelas condições. Mas quantos animais não haverá assim, e o pior é que não se pode fazer nada.
Isso foi em Coimbra?
Costumo ir beber a um café cá em Coimbra, e no prédio à frente há sempre um gatinho preto na varada/parapeito de um 5º andar... Mia, mia... salta da varanda pro parapeito da janela... Verão ou Inverno lá estava ele... Partia-me o coração :| Por acaso há muito tempo que não o vejo! Espero que não tenha tido triste fim! Uma vizinha minha deixa os gatos dela irem à varanda... Os meus gostam tanto de estar na rua... Mas eu tenho tanto medo que só vão à varanda à vez, e ou estão ao colo, ou com trela.. Morro de medo! :D
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

terça abr 12, 2011 6:07 pm

No meu prédio, no rés do chão, as varandas(enormes) estão "habitadas" por caes e eles ficam lá fechados 24h por dia e nos 365 dias do ano...normalmente são dois, por isso fazem companhia um ao outro, mas há um que esta sozinho, tadinho, custa ver o desespero do animal, nao tem passeios diarios e nao conhece nada do mundo, sem serem uns miseros metros quadrados cobertos de azuleijo... :cry:
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

segunda abr 25, 2011 6:33 pm

A lei é clara (lei nº 92/95, de 12 de Setembro):
São proibidos atos de violência contra animais de companhia, quer estes tenham dono ou sejam errantes (abandonados/vadios). Nenhum cão ou gato pode ser maltratado. Quem o fizer sujeita-se a uma coima.

O que podemos considerar como atos violentos e passíveis de denúncia:
- Negligência por parte dos donos (por exemplo, manter um animal preso num local em que esteja exposto a condições climatéricas graves (ex: ao sol no pico do verão);
- Negligência dos donos que mantêm animais à sede e fome ou visivelmente doentes sem tratamento;
- Abandono de um animal doméstico;
- Violência física contra o animal, seja um animal com dono ou errante (agressões);
- Combates/lutas de animais (situação que possui legislação própria (Decreto-Lei 312/2007)

CONTACTOS PARA DENÚNCIAS:
- SEPNA Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (Departamento da GNR para denúncia de maus tratos a animais) - 808 200 520
- Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais :
Sede: Lisboa - 214578413
delegação no Norte: V.N. Famalicão - 252 310 361

Não tenham medo de apresentar queixa, mais vale falhar por fracassar do que falhar por não tentar.
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

domingo mai 01, 2011 11:43 pm

paulograve Escreveu:A lei é clara (lei nº 92/95, de 12 de Setembro):
São proibidos atos de violência contra animais de companhia, quer estes tenham dono ou sejam errantes (abandonados/vadios). Nenhum cão ou gato pode ser maltratado. Quem o fizer sujeita-se a uma coima.

O que podemos considerar como atos violentos e passíveis de denúncia:
- Negligência por parte dos donos (por exemplo, manter um animal preso num local em que esteja exposto a condições climatéricas graves (ex: ao sol no pico do verão);
- Negligência dos donos que mantêm animais à sede e fome ou visivelmente doentes sem tratamento;
- Abandono de um animal doméstico;
- Violência física contra o animal, seja um animal com dono ou errante (agressões);
- Combates/lutas de animais (situação que possui legislação própria (Decreto-Lei 312/2007)

CONTACTOS PARA DENÚNCIAS:
- SEPNA Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (Departamento da GNR para denúncia de maus tratos a animais) - 808 200 520
- Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais :
Sede: Lisboa - 214578413
delegação no Norte: V.N. Famalicão - 252 310 361

Não tenham medo de apresentar queixa, mais vale falhar por fracassar do que falhar por não tentar.
Não sabia que a delegação do Norte era na minha cidade :)
Obrigado pela informação :wink:
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta mai 05, 2011 1:16 am

O problema em denunciar casos destes é que por vezes os animais acabam por ficar pior do que estavam... não será o caso?

Eu não tenho certeza, se alguém estiver mais bem informado agradecia que me corrigisse! Mas a minha ideia é que na maioria dos casos em que o animal é retirado aos donos por denúncia, acaba no canil/gatil municipal... onde as condições não têm de ser necessariamente melhores. Por vezes esses locais estão sobrelotados e os animais correm risco de abate...

Acho que só conseguia fazer uma denúncia em boa consciência sabendo que ia significar uma melhoria da situação do animal.
Rakelm
Membro Veterano

quinta mai 12, 2011 11:59 am

Não sabia desses contactos e onde podia apresentar queixa.

Entretanto o gato continua na varanda, e os meus vizinhos já não moram lá. Desde a passada 6ªfeira que não vi ninguem, e as persianas estavam sempre no mesmo sitio. Toquei várias vezes á porta e ninguem estava.
Liguei ontem de manhã ao condominio que ligou com o proprietario que ficou muito indignado, e disse que estava a alimentar o gato.
Quando fui a casa na hora de almoço estava a varanda aberta e ele estava a fazer festas ao gato. Não ficou lá a dormir pq não estava carro nenhum na garagem, mas de manhã quando sai estava lá novamente a dar de comer ao gato.
A ver vamos...
Tentei muitas vezes que descesse, para o "raptar", mas não descia, a varanda não é mt alta. Atirei comida e depois chamava-o para ver se vinha, ele ainda dava lanço mas não saltou.
Ele olha-me lixado da vida, pq sabe que fui eu que liguei ao condominio, pq fui a unica pessoa que o abordei sobre este assunto. A todos os outros vizinhos isto passa-lhes ao lado, e eu não consigo. E por sorte á gerente do condominio tb não.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sexta mai 13, 2011 1:21 am

ainda bem que há pessoas que não conseguem ficar indiferentes ao sofrimento dos nossos amigos patudos.

Para mim essa situação é insustentável. Não devia ser permitido pelas autoridades! Se fosse na Alemanha ou mesmo nos Estados Unidos, o dono já estaria a braços com a Justiça!

Realmente é mesmo de fazer a participação às autoridades. Espero que se eles forem lá e virem que você está interessada em ficar com ele, o entreguem a si. Pelo menos ficava em boas mãos. Tudo menos ir para o gatil! Isso era trocar uma má situação por outra má!

Espero que consiga resolver a situação, a bem do gato!
Rakelm
Membro Veterano

sexta mai 13, 2011 8:55 am

Estou apreensiva em fazer queixa ás autoridades por o poderem mandar para um gatil. :(

No meu condominio existem 4 gatos em varandas na mesma situação deste, mas este mereceu mais a minha preocupação pq não estava ninguem a alimenta-lo.

Moro num lugar de pessoas feias e sem qualquer consideração pelos nossos amiguinhos. Não posso generalizar pq tb tenho um vizinha nos R/Ch. que alimenta 3 gatinhos vadios que vão comer á varanda dela.

Para já vou continuar a tentar "raptar" o meu protegido, vou tentar tirar uma foto. É um laranja lindo, muito peludo deve de ser raçado de Bosques da Noruega. Enfim, para já tenho visto a alimentá-lo, mas vou continuar atenta.
Rakelm
Membro Veterano

segunda mai 16, 2011 8:55 am

É inteiramente livre da sua opinião Sr. PatoJ. Mas pelos vistos o seu comentario so demonstra a falta de interesse no bem estar e condições dos animais. Não confunda as minhas intenções com as suas, um pouco duvidosas.
Se não querem assegurar o bem estar de um animal não o tenham.

Perigoso é o Sr. e outros tantos como o sua excelência que acham por bem tratar assim os animais.
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

sábado mai 21, 2011 5:33 pm

O que é que aconteceu? Um comentário de alguém que parece já não existir, foi isso?

Deixe lá, eu tentava mesmo raptar o gato, tente com atum, eles ficam doidos! Não perde nada em ligar para a SEPNA e colocar-lhes as suas duvidas e ver o que dizem. É melhor que não fazer nada.
O gato tem algum abrigo ao menos? É que se não tiver deve mesmo denunciar o caso, volte a confrontar o dono e diga-lhe que fica com o gato, pode ser que ele ceda...
<p><strong>&nbsp; "A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral podem ser avaliados pelo modo como os seus animais s&atilde;o tratados." -Mahatma Gandhi </strong></p>
<p><strong>Linha de apoio a Uni&atilde;o Zoofila: </strong><strong>760 501 015 - </strong><strong>(1 chamada = 1 dose de ra&ccedil;&atilde;o)</strong></p>
<strong>
<p class="title">N&uacute;mero Solid&aacute;rio Animais de Rua: Ligue 760 300 161 (&euro; 0,60 + IVA) e ajude-nos a ajudar!</p>
</strong>
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”