Boas!MARROQUINO Escreveu:vashco Escreveu:Ora ,ca descobri mais uma perola ou melhor ,um motivo de indignaçao:
reparem no que esta criancinha escreveu sobre o seu animal nao gosta:
"que eu a deixe sozinha, ou que eu lhe ralhe, por alguma asneira, se lhe do uma sapatada, começa a chorar... "
Isto deixa-me a pensar o que sera uma sapatada? Pontape com o sapato calçado?Agarrar num sapato e zas ,lança-lo num voo ate ao focinho do cao?Bem sei que dependendo da zona do pais ,encontram-se termos e maneiras de estar diferentes,mas sapatadas??? E ainda escreve isto na parte do " nao gostas de:" ??? Eu nao sei quanto a si minha amiga,mas eu de certeza que embora nunca tendo levado nenhuma,nao gosto de sapatadas,quanto mais se tivesse o tamanho de um labrador com 1 ano.
Boa tarde
De facto existem termos que podem até parecer estranhos, mas aqui no norte o termo "sapatada" é muito utilizado. Tem o mesmo significado que estalo, estalada, etc. É como café e bica ou bitoque e prego no prato. Tudo depende da zona do pais. Sapatada, lambada, bufetada, estalo, estalada e tantas outras, significam todos o mesmo e todas elas magoam. Pelo menos aqui na minha zona.
Estava lendo sobre as sapatadas e lembrei-me do poeta Bartolomeu Correia de Melo:
"'Por causa dum gato,
sem dono nem sono,
perdi meu sapato."