caes de raça?????

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
sylviaplath
Membro
Registado: terça dez 07, 2010 11:25 pm

quarta dez 15, 2010 2:35 pm

Caro jofelix,

não concebo como pode chegar à conclusão que por ser (e como tão civilizadamente refere :roll: ) "à borliú" se opta automaticamente por um cão de raça. Isso tem a ver com os seus parâmetros, porque não são com certeza os meus. E tal como disse anteriormente, prefiro os rafeiros. Como, não olho a raças e valorizo a empatia e a relação que se cria com um cão trouxe o pastor alemão por o achar simpático, sociável e carinhoso. Por se ter criado uma empatia. Não me aquece nem arrefece que seja pastor ou lá que linhagem lhe corra nas veias.
Em resposta à sua pergunta. Já me viu escrever que sou a favor, ou sequer que como animais? De qualquer forma é uma questão absurda, dado que são temáticas completamente distintas e sem possibilidade de comparação.
jofelix Escreveu: Eu já desconfiava... desde que seja "à borliú", opta-se por um de raça (será?) e os SRD que se lixem.
Adiante... Gostava que me dissesse qual é a diferença entre criar/vender animais para companhia/guarda/exposição/etc. e criar/vender animais para comer?

Se os cães de raça fossem criados na rua, a restos de comida, etc, eu concordaria com a sylviaplath, mas como não o são, alguém tem que assumir parte da despesa.

Se alguém tiver uma vaca fora do "estalão", eu fico com ela... desde que seja "à borliú".
sylviaplath
Membro

quarta dez 15, 2010 2:43 pm

Lá está, o risco em interpretar ou supor antes de se conhecer o historial de uma pessoa. Já adoptei animais abandonados, este é o primeiro cachorro. Tivemos (dado que desde criança a minha familia sempre teve cães) cães que adoptavamos por os ver na rua. Uma das cadelinhas era a Laica, chegou à familia adulta, esquelética, completamente ferida e com arame farpado ainda no corpo.

elsasmc Escreveu:Apesar de ter ajudado um cão num canil optou por um cachorro (mais chances de adopção) e por um de raça, ou cruzado que seja (ainda mais chances de adopção). Pergunto, porque não adoptou um adulto rafeirinho, feinho ou doente?

Eu não compraria animais, mas também visto que o meu dia a dia é passado sempre com animais, sendo de uma associação, tenho por norma não ficar com animais bebés ou especialmente bonitos ou de raça, já a contar com algum que vá ficando dos que passam cá por casa para adopção.
sylviaplath
Membro

quarta dez 15, 2010 2:49 pm

Concordo completamente com o seu comentário. Para esclarecer o meu caso, não adopto um cão somente por questões morais e jamais teria um cão por pena de os ver nos canis. Não é por existirem cães abandonados que os escolho trazer para casa, uma adopção (ou compra) nunca deverá ser irreflectida. Por escolha pessoal (e aí assim, moral e individual) prefiro adoptar a comprar.
aisd Escreveu:Parece-me que aqui há exageros de parte a parte...
Poucos, pouquíssimos são os que são comprados
á medida dos seus sonhos e que se esforçaram para o adquirir
.

A maioria dos cães de raça que se veem por aí, foram comprados baratuchos a criadores da treta e foram-no porque são de raça, para mostrar que se tem um cão de raça...ou então, foram comprados numa loja, para oferecer à criancinha no Natal...

Daqui resulta um problema : não se conhece a raça, nem sequer o que é um cão e muitos são abandonados aos primeiros problemas que dão (veja-se o caso dos caniches e dos cocker que são paradigmáticos do que digo...).
São compras que se assemelham em muito às adopções por impulso.

O outro erro é adoptar por pena ou por razões morais.
Se o temperamento ou características de um cão lhe são indiferentes, ou se sente uma afinidade com um infeliz
que encontrou na rua, num canil ou numa associação, então é muito correcto adoptar.
Mas temos sempre que lembrar que este animal vai estar connosco nos 15 anos seguintes.
Não chega o impulso do "coitadinho" ou "desgraçado".
É preciso ter a certeza de que queremos este companheiro para sempre.

Comprar ou adoptar dá no mesmo.
Trata-se de um novo elemento da família.
É um acto de responsabilidade, nada a ser feito levianamente.
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quarta dez 15, 2010 3:04 pm

Note-se que eu não sou contra quem compra animais de raça (para mim não faz sentido, não o faria e claro que preferia mil vezes que as pessoas adoptassem, mas já aconteceu ter telefonemas a pedir raças e pelo menos informei-os para fazerem uma boa compra daí que tive de aprender um pouco sobre criadores, lops, criadeiros, lojas, etc por necessidade), também não sou contra quem adopta bebés ou cruzados mas foi uma observação. Se já teve outro tipo de adopções e se sempre priveligiou adopção em vez de compra fico contente. Acima de tudo fico contente em ver os animais responsavelmente bem tratados sejam de raça ou não.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta dez 15, 2010 3:08 pm

sylviaplath Escreveu:Caro jofelix,

não concebo como pode chegar à conclusão que por ser (e como tão civilizadamente refere :roll: ) "à borliú" se opta automaticamente por um cão de raça. Isso tem a ver com os seus parâmetros, porque não são com certeza os meus. E tal como disse anteriormente, prefiro os rafeiros. Como, não olho a raças e valorizo a empatia e a relação que se cria com um cão trouxe o pastor alemão por o achar simpático, sociável e carinhoso. Por se ter criado uma empatia. Não me aquece nem arrefece que seja pastor ou lá que linhagem lhe corra nas veias.
Em resposta à sua pergunta. Já me viu escrever que sou a favor, ou sequer que como animais? De qualquer forma é uma questão absurda, dado que são temáticas completamente distintas e sem possibilidade de comparação.

Errado!!! Nem a questão é absurda, nem a temática é completamente distinta. Quanto à comparação, só se distingue pelo facto do destino final ser diferente, ou seja, um come-se e o outro faz companhia.
Já imaginou o que seria dos cães se não fossem animais de companhia?
Se calhar, tal como na China, fariam parte da cadeia alimentar, mesmo que você não a comesse, digo eu.
Há quem tenha coelhos de estimação/companhia, mas, os talhos também os têm...

jofelix Escreveu: Eu já desconfiava... desde que seja "à borliú", opta-se por um de raça (será?) e os SRD que se lixem.
Adiante... Gostava que me dissesse qual é a diferença entre criar/vender animais para companhia/guarda/exposição/etc. e criar/vender animais para comer?

Se os cães de raça fossem criados na rua, a restos de comida, etc, eu concordaria com a sylviaplath, mas como não o são, alguém tem que assumir parte da despesa.

Se alguém tiver uma vaca fora do "estalão", eu fico com ela... desde que seja "à borliú".
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
sylviaplath
Membro

quarta dez 15, 2010 11:13 pm

Jofelix,

continuo a dizer que, para mim, a comparação é totalmente absurda. Mas dado que para si não é, tentarei responder de acordo com o meu ponto de vista.
A diferença entre ambos consiste em escolha. Hoje em dia vivemos num modelo social que não nos permite de forma nenhuma sobreviver sem os alimentos totalmente industrializados. Logo as leis de oferta e procura são praticamente impostas. Como tal, e dado que a maior parte da população come carne e peixe, também estes são criados/vendidos de acordo com as supostas necessidades sociais.
Já com os animais de companhia existe opção. Alguém que queira um cão como membro da sua familia não se vê forçado a comprar para o obter. Não deixariam de existir cães de companhia caso os criadores deixassem de os vender. Existe opção de adoptar.
Simplificando, não vive num modelo social que lhe permita plantar/criar facilmente os seus alimentos, mas vive num modelo social que lhe permite adoptar cães de companhia sem ter de os comprar.
jofelix
Membro Veterano

quinta dez 16, 2010 4:45 pm

sylviaplath Escreveu:Jofelix,

continuo a dizer que, para mim, a comparação é totalmente absurda. Mas dado que para si não é, tentarei responder de acordo com o meu ponto de vista.
A diferença entre ambos consiste em escolha. Hoje em dia vivemos num modelo social que não nos permite de forma nenhuma sobreviver sem os alimentos totalmente industrializados. Logo as leis de oferta e procura são praticamente impostas. Como tal, e dado que a maior parte da população come carne e peixe, também estes são criados/vendidos de acordo com as supostas necessidades sociais.
Já com os animais de companhia existe opção. Alguém que queira um cão como membro da sua familia não se vê forçado a comprar para o obter. Não deixariam de existir cães de companhia caso os criadores deixassem de os vender. Existe opção de adoptar.
Simplificando, não vive num modelo social que lhe permita plantar/criar facilmente os seus alimentos, mas vive num modelo social que lhe permite adoptar cães de companhia sem ter de os comprar.
A opção de adoptar ou de recolher um animal na rua já existe há muitos anos. A opção de comprar cães de raça é mais recente, tal como a sua criação e apuramento.

Há povos que não comem vaca, outros não comem porco, outros comem insectos, outros são vegetarianos, etc....
Tal como dizes, e bem, é tudo uma questão de escolha.
Mas como vivemos/escolhemos em liberdade, tanto uma como outra opção é válida, desde que em consciência...
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
sylviaplath
Membro

quinta dez 16, 2010 8:27 pm

Totalmente de acordo, e transcrevendo parte de um comentário que fiz anteriormente neste tópico:

Mais uma vez, para esclarecer, não recrimino quem compre e muito menos acuso de falta de consciência moral. No entanto, a minha diz-me para agir de certa forma. Cada um é responsável pelas suas próprias acções e agirá da forma como pensa correcta.

jofelix Escreveu:
sylviaplath Escreveu:Jofelix,

A opção de adoptar ou de recolher um animal na rua já existe há muitos anos. A opção de comprar cães de raça é mais recente, tal como a sua criação e apuramento.

Há povos que não comem vaca, outros não comem porco, outros comem insectos, outros são vegetarianos, etc....
Tal como dizes, e bem, é tudo uma questão de escolha.
Mas como vivemos/escolhemos em liberdade, tanto uma como outra opção é válida, desde que em consciência...
Dreia84
Membro
Registado: quarta jun 02, 2010 3:10 am

sábado fev 26, 2011 10:23 pm

Não concordo que haja pessoas que se dêm ao trabalho de "apurar" seja o que for, "seleccionar" seja que característica for.
Querem admirar a natureza, aproveitem o que ela vos dá sem ter mão nossa. Porque basta o homem querer tocar onde não deve, basta querer ganhar dinheiro com o que não devia para habitualmente estragar os ecossistemas todos.Não me refiro exclusivamente à selecção na reprodução animal, sejam cães, gatos, cavalos, porcos ou formigas...

A conversa de "se alguém teve trabalho a CRIAR, é lógico que cobre dinheiro pela sua CRIAÇÃO" a mim não me entra, porque criar, só a natureza é que cria, selecciona e elimina. Ou assim deveria ser.

isto é apenas mais um capricho do ser humano face à mãe natureza, que se encarregaria de fazer o que bem entendesse com os animais e com tudo o resto que nesta terra existe - Selecção Natural. Se hoje em dia, graças a esta selecção natural houvesse apenas metade das raças de cães que existem, então que assim fosse.
E nós, humanos, somos tão peões neste mundo como tudo o resto que nos rodeia.
Somos pó. Somos grãos de areia.

Mais do que falar em adopção de rafeiros/compra de animais de "raça", as pessoas deveriam pensar no seu lugar neste mundo, não tendo nunca a presunção de fazer seja o que for com os outros animais, plantas...considerá-los inferiores, manipulá-los para contemplação...o ser humano muito gosta de se bajular das suas criações.

Bem que podia vir uma porcaria de um meteorito gigante e dar cabo disto tudo.

Sabem uma coisa? Tudo serve para fazer dinheiro. E tudo serve de motivo para gastá-lo.

Quanto às pessoas que dizem que a maioria dos cães abandonados são os rafeiros...concordo plenamente.
Mas isso não faz das pessoas que pagam por um cão de raça bons tratadores: Se não, não havia tanta gente estúpida a pôr os seus animais em lutas, por exemplo.
Nem havia outras a cortar o rabo e as orelhas ao seu "exemplar" (como outros gostam de chamar -como se o cão fosse de louça e de colecção) só para lhe dar aquele ar bonito típico "da raça".
And so on....
Quem gosta de animais protege-os...de tudo! Até da sua manipulação, seja para que finalidade for.
Respeito, solidariedade e bom senso.
jofelix
Membro Veterano

domingo fev 27, 2011 1:15 am

Dreia84 Escreveu:Não concordo que haja pessoas que se dêm ao trabalho de "apurar" seja o que for, "seleccionar" seja que característica for.
Querem admirar a natureza, aproveitem o que ela vos dá sem ter mão nossa. Porque basta o homem querer tocar onde não deve, basta querer ganhar dinheiro com o que não devia para habitualmente estragar os ecossistemas todos.Não me refiro exclusivamente à selecção na reprodução animal, sejam cães, gatos, cavalos, porcos ou formigas...

A conversa de "se alguém teve trabalho a CRIAR, é lógico que cobre dinheiro pela sua CRIAÇÃO" a mim não me entra, porque criar, só a natureza é que cria, selecciona e elimina. Ou assim deveria ser.

isto é apenas mais um capricho do ser humano face à mãe natureza, que se encarregaria de fazer o que bem entendesse com os animais e com tudo o resto que nesta terra existe - Selecção Natural. Se hoje em dia, graças a esta selecção natural houvesse apenas metade das raças de cães que existem, então que assim fosse.
E nós, humanos, somos tão peões neste mundo como tudo o resto que nos rodeia.
Somos pó. Somos grãos de areia.

Mais do que falar em adopção de rafeiros/compra de animais de "raça", as pessoas deveriam pensar no seu lugar neste mundo, não tendo nunca a presunção de fazer seja o que for com os outros animais, plantas...considerá-los inferiores, manipulá-los para contemplação...o ser humano muito gosta de se bajular das suas criações.

Bem que podia vir uma porcaria de um meteorito gigante e dar cabo disto tudo.

Sabem uma coisa? Tudo serve para fazer dinheiro. E tudo serve de motivo para gastá-lo.

Quanto às pessoas que dizem que a maioria dos cães abandonados são os rafeiros...concordo plenamente.
Mas isso não faz das pessoas que pagam por um cão de raça bons tratadores: Se não, não havia tanta gente estúpida a pôr os seus animais em lutas, por exemplo.
Nem havia outras a cortar o rabo e as orelhas ao seu "exemplar" (como outros gostam de chamar -como se o cão fosse de louça e de colecção) só para lhe dar aquele ar bonito típico "da raça".
And so on....
Quem gosta de animais protege-os...de tudo! Até da sua manipulação, seja para que finalidade for.
Se todos, ao longo dos tempos,pensassem assim, este tópico e talvez este fórum, não teriam razão de existir, uma vez que só haveria rafeiros.
A natureza criou uma espécie e o homem as raças.
Se cobra para o fazer é porque o "mercado" aceita que assim seja.
Ninguém é obrigado a comprar!!!
Um abraço
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo fev 27, 2011 10:01 am

Ou seja... a sra é da opinião dre que animais de companhia..não devem existir, certo ? Visto que os cães foram domesticados
Dreia84 Escreveu:Não concordo que haja pessoas que se dêm ao trabalho de "apurar" seja o que for, "seleccionar" seja que característica for.
Querem admirar a natureza, aproveitem o que ela vos dá sem ter mão nossa. Porque basta o homem querer tocar onde não deve, basta querer ganhar dinheiro com o que não devia para habitualmente estragar os ecossistemas todos.Não me refiro exclusivamente à selecção na reprodução animal, sejam cães, gatos, cavalos, porcos ou formigas...ade for.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
omegaaa
Membro Veterano
Registado: segunda fev 14, 2011 1:32 pm
Localização: dois dogues alemães, duas whippets, uma yorkshire terrier, ratazanas, três gatas, cobras, dois furõe

domingo fev 27, 2011 12:33 pm

a menina não deveria estar a fazer trabalhos de casa? :roll:
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

domingo fev 27, 2011 1:04 pm

outra vez este debate?
irra! :?
Dreia84
Membro
Registado: quarta jun 02, 2010 3:10 am

domingo fev 27, 2011 5:07 pm

VascoV2 Escreveu:Ou seja... a sra é da opinião dre que animais de companhia..não devem existir, certo ? Visto que os cães foram domesticados
Querem admirar a natureza, aproveitem o que ela vos dá sem ter mão nossa. Porque basta o homem querer tocar onde não deve, basta querer ganhar dinheiro com o que não devia para habitualmente estragar os ecossistemas todos.Não me refiro exclusivamente à selecção na reprodução animal, sejam cães, gatos, cavalos, porcos ou formigas...ade for.
Leu em algum lado que eu acho isso? :o É que se leu então diga-me exactamente onde.
Respeito, solidariedade e bom senso.
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

domingo fev 27, 2011 5:10 pm

pois é, então se assim fosse neste momento andaria a apreciar quando muito alcateias e felinos em áfrica. :D
então devolva os seus gatinhos à terra-mãe! :D
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”